TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolver a Coordenação Motora Raciocínio Lógico e a Socialização Familiar

Por:   •  6/6/2021  •  Projeto de pesquisa  •  597 Palavras (3 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 3

PLANO DE AULA  (CRIANÇAS DE 3 A 5 ANOS)

TEMA: BRINCAR DE CONTAR ( Ensino Híbrido)

Objetivos: Desenvolver a coordenação motora, o raciocínio lógico e a socialização familiar.

Diferentemente do que se pensa, a escola não é a porta de entrada para o aprendizado do sistema das Ciências Exatas. Em casa e em outros ambientes, as crianças ficam expostas desde muito cedo a diversas práticas de jogos e brincadeiras, como quebra cabeça, contagem de brinquedos formas dos brinquedos e do que tem em sua volta. Até mesmo os pais chegam a ensinar os filhos algumas formas e números, principalmente sua idade e a quantidade de brinquedo que possuem. Quantidades de irmãos, de primos, de coleguinhas...Enfim, a Matemática se faz presente, na vida da criança, desde o momento que ela começa a entender o porquê das coisas.

MATERAIS:

Um balde com água, uma concha escumadeira ou peneirinha e os devidos objetos a serem usados como peixinho (tampinhas de garrafas, brinquedos pequenos, frutas; Lápis de cor ou giz , papel ou lousa. Vale o que a imaginação alcançar.É necessário espaço considerável para a criança  movimentar-se.

Caso, a família não disponha deste tipo de utensílio, pode fazer a brincadeira usando areia, ou outro tipo de material que não venha a comprometer a segurança da criança. Em época de pandemia, aconselha-se que a brincadeira seja feita em local ventilado e que os participantes (presenciais), sejam pessoas que morem na mesma casa.

DURAÇÃO:

O tempo estimado para essa atividade depende da participação de cada família.  Porém o processo de preparo e envolvimento, é aproximadamente de duas horas. Leva-se em conta o tempo para o preparo de espaço e providência do material. A criança também pode ajudar com o preparo do material. Quanto mais a criança é convidada a participar, mais ela sente-se segura e independente. Esse é mais um ponto forte a ser considerado no ensino híbrido, pois nessa época, a criança está mais distante do convívio dentro da escola, então é necessário que ela se encaixe no perfil de aula e sinta-se “em casa”, o que na verdade seria, sinta o ambiente escolar.

RECURSOS: Ambiente preparado, material separado. Mãos à obra!  Com o auxílio de um livro infantil, pode se contar uma historinha de peixinhos, pode abordar o assunto, meio ambiente, levando sempre em conta o gosto da criança por determinado assunto. Se a criança gosta de ouvir historinhas, conta-se uma história de pescador e a convida para a atividade proposta; Se acriança é do tipo que adora filme, escolhe-se um filmo com o tema e após assistirem, realiza-se a atividade; Já se a criança é do tipo que gosta de cantar, pode inserir na brincadeira, as cantigas de roda, que certamente ela irá ver mais na frente em reescrita de texto, por exemplo. Nesse caso, pode-se trabalhar as cantigas, se eu fosse um peixinho, como pode um peixe vivo, etc.

METODOOGIA:

Com o auxílio de alguém, ou uma lousa , ou papel , giz ou lápis de cor, a criança pode ir marcando cada “peixinho  pescado”. Se não for possível marcar com número, pode-se marcar com tracinhos, pauzinhos, etc.

Esse processo leva a criança a entender o que são números e para que serve a contagem das coisa.

AVALIAÇÃO:

A avaliação na Educação Infantil, é feita da mesma fora, através de novas brincadeiras ou do relacionamento da criança com outras pessoas e as coisas em seu cotidiano.

REFERÊNCIA:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (62.9 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com