TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Diagnostico de Estagio

Por:   •  11/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.954 Palavras (8 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

REGISTRO DE OBSERVAÇÃO – 2023/1

1. IDENTIFICAÇÃO

Acadêmica: Liciane Dalla Lasta 

Curso: Licenciatura em Pedagogia

Disciplina: Estágio Supervisionado III – Anos Iniciais

Professora Orientadora: Jane Suzete Valter

Instituição de Ensino: Instituto Federal Catarinense- Campus Videira

Professora Supervisora: Maria Ines dos Santos

Turma: 3 ano                                                                 Turno: Matutino

Escola: Eeb Esther Crema Marmentini

2. INTRODUÇÃO

Esse trabalho é um dos requisitos da disciplina de Estágio supervisionado III, no qual é disciplina obrigatória da matriz curricular do curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal Catarinense (IFC). Tem a carga horaria de 105 horas, divididas em 5 etapas que é observaçao; diagnóstico de observação, planejamento, prática da docencia e relatório final.

  Fazendo uma leitura teórica e tambêm fazendo uma análise da minha experiência até o momento posso entender que o estágio tem como importancia proporcionar uma ligação entre a teoria e a prática e me leva a conhecer o campo profissional que atuarei futuramente. Encontrei respaudo teórico em  Milanese (2012, p.15 ) que cita que “Estágio Supervisionado é o momento de encontro da teoria e prática e do futuro educador com a escola, com os alunos e com o cenário que irá atuar durante sua vida profissional’’. Tambêm levar ao futuro pedagogo compreender que seu papel não é só ensinar mas tambem aprender com seus alunos.

Ao perceber isso nos estagiarios começamos a refletir e ampliar nossos conhecimentos já adquiridos pela teoria na pratica. Segundo Lima (2008,p.198) então o estágio é um

Espaço de aprendizagem da profissão docente e de construção da identidade profissional, que permeia as outras disciplinas da formação, no projeto pedagógico dos cursos de formação, mas é o lócus da sistematização da pesquisa sobre a prática, no papel de realizar a síntese e a reflexão das vivências efetivadas.

E nesse mesmo sentido Pimenta e a mesma autora Lima (2008,p.46)  descreve que o “estágio oferta novas possibilidades de ensinar e aprender a profissão docente, inclusive para os professores formadores, convidando-os a rever suas concepções sobre o ensinar e o aprender’’. (LIMA.2008,Apud SILVA e GASPAR, 2018,p.03). Corroborando com essa idéia tenho  objetivo com minha prática realizar situações de aprendizagem que possam ampliar conhecimentos prévios dessas crianças sobre o que é sistema solar ao mesmo tempo poder adguirir com essas crianças aprendizados que contribuirá pra mim consiguir ter momentos de reflexão sobre minha prática pedagógica.

Como etapa inicial de estágio realizei no dia 02/05; 03/05;05/05; 08/05 e 9/05 um periodo de observaçao, onde fiquei na escola Terça-Feira, quarta-Feira, sexta-feira, segunda-feira e terça-feira, me permitiram ficar das 7:30 as 11:30. Foi feita a prática na sala do 3 ano A da Escola de educação Básica Esther Crema Martini que está localizada na Rua Severino José pascoal  S/n Bairro Santa Gema.

        Segundo informanções do Projeto Politico Pedágogico (PPP,2023, Esther Crema, Pittol Fátima) essa instituição tem como entidade mantenedora o governo Estadual de Santa Catarina, seus alunos em sua grande maioria residem em bairros próximos a escola como o Bairro Cidade alta, Santagema, Vila perdigão, Amarante, o Cetrevi e alguns vem do interior do Municipio e esses alunos pertence a classe social variadas.  Essa intituição oferece o ensino fundamental do 1 ao 9 ano no período matutino e vespertino e atende 249 crianças. E o sistema de divisão dessa intituição é baseada no ensino fundamental Anos Iniciais que são de 1º ao 5º ano e Anos finais que são do 6º ao 9º ano.

No mesmo documento relatou que essa intituição começou suas atividades em videira em 1936 tendo uma sala e uma professora e era conhecida como a Escola Isolada da encruzilhada, em 1990 apartir do decreto n033 foi conciderada como Escola Básica   e só apartir do ano de 2000 ficou conhecida como Escola de Educação Básica. Ao observar percebi que sua extrutura atual era ampla; contava com uma quadra coberta, 2 pátios abertos e uma área de bom espaço fechado. Contavam também com sala de informática onde tem uma profissional que auxilia. Percebi também que eles poderiam usufluir de um bom refeitório, sala para professores com lugar de descanso, uma pequena biblioteca fora da sala, sala de direção, uma quadra pra prática de esporte coberta, secretária.

Também em conversa com a professora obtive a informação que antes de um evento que ocorreu na cidade de Blumenal, onde as crianças foram assassinadas. Os alunos dessa instituicao contavam com mais um espaço para brincar, conhecido como cidade da criança. Nesse espaço elas iam acompanhadas pelas professoras e bricavam ao ar livre, porem agora está proibido, por motivo de segurança.

A sala  por mim observada tinha um calendário nas paredes em que é passado a eles a noção do tempo. Tambêm tinha um alfabeto todo colado na parte superior para ser usado como referência por eles quando há necessidade deles reverem como é a grafia de alguma letra. Tem cartazes de autores da nossa história que eles estudaram com a professora, pois é muito importante as crianças revendo o que estudaram para além de aprenderem, memorizarem e pra isso o melhor é visulizar imagens.Tem espaço onde as crianças tinham costume de sentar para lêrem, esse espaço é permitido eles usarem em períodos que não há atividade dirigida.

Continuando com as perguntas para a professora ela me relatou que “Essa sala tinha mais ou menos capacidade pra 28 pessoas’’[1]. Porêm no período observado só 13 crianças e a professora utilizavam esse espaço. Pelo motivo de ser uma turma menor a professora relatou que essa turma era excelente para trabalhar[2], pois, tem condição de dar uma atenção melhor na maneira deles realizarem as atividades .

Com esses dados colhidos na observaçao foi realizado a produção do relato da experiência vivida por mim nessas 20 horas de obsevação. Para melhor compreenção dos interessados na leitura desse relato separei em 3 partes:1º topico foi um relato detalhado sobre como é o espaço escolar da instituição instituição observada. Também no 2º tópico descrevi como era a turma. Já no 3º tópico apresentei como foi minha análise da prática educativa apresentada pela instituição e pela professora .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (123.7 Kb)   docx (28.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com