TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnostico Institucional no Estagio Supervisionado I

Por:   •  20/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.938 Palavras (8 Páginas)  •  600 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

ALUNA:

; RA:

SÉRIE: V SEMESTRE

JUAZEIRO DO NORTE-CE

2016

IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO:

NOME DA ORGANIZAÇÃO: CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CRAS

ENDEREÇO:

CRATO-CE

TELEFONE: (88

E-MAIL:

IDENTIFICAÇÃO DO SUPERVISOR DE CAMPO

NOME DA SUPERVISORA: 

Nº DO CRESS: 

E-MAIL:  

  1. DESCRIÇÃO GERAL DO CAMPO HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO

Sabe-se que o advento da Constituição Federal de 1988 trouxe avanços no que tange a garantia de direitos, ampliando a extensão dos direitos sociais, universalizando o acesso, e dando expansão da cobertura dos atendimentos.

 No tocante as políticas sociais, essa Constituição denominada Cidadã, trás as bases para a Política de Assistência Social, incorporando-a ao tripé da Seguridade Social junto das Políticas de Previdência Social e de Saúde.

 De responsabilidade do Estado, tais políticas são destinadas a todos os cidadãos sendo que a Saúde é ofertada como direito de todos, a Previdência Social para que contribua e a Assistência Social para quem dela necessita. A seguridade social tem em sua concepção uma forma mais abrangente de proteção; recuperação e redefinição de patamares mínimos dos valores dos benefícios sociais; princípio da responsabilidade do Estado, da esfera pública no atendimento dos direitos.

A Lei Orgânica da assistência Social –LOAS, define a Assistência Social como “direito do cidadão e dever do estado, é política de Seguridade Social não contributiva, que provê os mínimos sociais [...] através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas” (BRASIL, art. 1º, LOAS, 1993). Os objetivos da Assistência Social são: proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice; o amparo às crianças e adolescentes carentes; a promoção da integração ao mercado de trabalho; a habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiência.

As vivencias experimentadas no estágio supervisionado I, foram de observação entre Teoria e Prática, no campo da Proteção Social Básica que dentro da Política de Assistência Social oferta serviços que visem prevenir situações de risco e violação de direitos.

A Proteção Social Básica tem como porta de entrada do Sistema Único da Assistência Social os Centros de Referência de Assistência Social – CRAS unidade publica municipal, integrante do SUAS, localizado em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinado à prestação de serviços socioassistenciais de proteção social básica às famílias e indivíduos, e à articulação destes serviços no seu território de abrangência, e uma atuação intersetorial na perspectiva de potencializar a proteção social.

 Na instituição onde ocorreu o meu estagio- Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) no município de - CE, foi visto, que este equipamento social, surgiu da necessidade da população de serem mais bem assistidas por serviços especializados e prioritários, em caráter de urgência. Tal população tinha grandes demandas relacionadas à negação de direitos e falta de orientação que os impossibilitavam até mesmo de procurarem meios de promover sua inclusão social. Data em que implantou o CRAS Sabe-se que por meio da proteção e garantia de direitos este equipamento social prioriza o empoderamento das famílias a partir do trabalho vinculado a rede socioassistencial, desse modo, o surgimento desse órgão favoreceu a população de  

1.2 Finalidades:

   Tendo como o principal Serviço ofertado, à Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). Cuja execução é obrigatória e exclusiva de caráter continuado, o mesmo consiste no desenvolvimento por meio de serviços, ações e projetos socioassistenciais que visa fortalecer proteção às famílias,................
1.3 Objetivos:

  • Promover o acompanhamento sócio-assistencial, das famílias de um território delimitado;
  • Contribuir para o processo de autonomia e emancipação social dessas famílias, fomentando seu protagonismo;
  • Desenvolver ações que envolvam diversos setores com o objetivo de romper o ciclo de reprodução da pobreza entre gerações;
  • Atuar de forma preventiva, evitando que essas famílias tenham seus direitos violados recaindo em situação de risco.

1.4 Demandas atendidas pela instituição:

  • Encaminhamento para á área do ACESSUAS TRABALHO – PRONATEC, Primeiro Passo, Curso PSG, Cursos da Inclusão produtiva;
  • Encaminhamento para o Cadastro Único e Bolsa Família;
  • Visitas Domiciliares
  • bbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbb

1.5 Principais características da população atendidas pela instituição:

   População em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação ou ausência de renda, acesso precário ou nulo aos serviços públicos, com vínculos familiares, comunitários e de pertencimento fragilizados e vivenciam situações de discriminação etária, étnica, de gênero ou por deficiências, entre outros.


1.6 Estrutura e funcionamento da organização:

       O corpo físico do CRAS é composto por uma garagem adaptada para as atividades realizadas com os grupos, uma recepção para atendimento e informações a população, quatro salas,         A equipe é constituída por profissionais capacitados a atender as demandas diárias. É composta pelo seguinte quadro de funcionários:

Tabela 1: Quadro de funcionários do CRAS Vila Alta

SERVIDOR

FUNÇÃO

CARGA HORÁRIA TRABALHADA

01

Coordenadora

40

01

Assistentes Sociais

30

01

Agente Social

30

01

Merendeira

30

01

Psicóloga

20

03

Orientador Social

30

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (176 Kb)   docx (96.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com