TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I: DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL, DIAGNÓSTICO SOCIAL E RELATÓRIO FINAL

Por:   •  15/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.382 Palavras (10 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

        

REGIANE APARECIDA PEREIRA LEITE - RA: 2661138317

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I: DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL, DIAGNÓSTICO SOCIAL E RELATÓRIO FINAL

DOURADOS - MS

2017

SUMÁRIO

[pic 2]

1. DIAGNOSTICO INSTITUCIONAL...        03

1.1 IDENTIFICAÇÕES DO CAMPO        03

1.2 IDENTIFICAÇÕES DO SUPERVISOR DE CAMPO        03

1.3 DESCRIÇÕES GERAIS DO CAMPO·------------------------------------------------------03

1.4 ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA ORGANIZAÇÃO        04

1.5 SERVIÇO SOCIAL NA INSTITUIÇÃO        04

1.6 CONSIDERAÇÕESPARCIAIS SOBRE O DIAGNOSTICO INSTITUCIONAL        05

2. DIAGNOSTICO SOCIAL        06

2.1 TABULAÇÃO        06

3. IDENTIFICAÇÃO        09

4. INTRODUÇÃO        10

5. DESENVOLVIMENTO        11

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS         12

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ---------------------------------------------------------13

8. ANEXO - QUESTIONÁRIO         14

                                                                

  1. DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL

1.1 Identificações do Campo:

Nome da Organização: CRAS Manilde Barbosa Spence do Distrito de Prudêncio Thomas

Endereço: Rua Lourival Barbosa s/n, Distrito de Prudêncio Thomaz,  Rio Brilhante – MS

Telefone: (67) 3445-1405

Email:

1.2 Identificações do Supervisor de Campo

Nome da Supervisora: Ana Rosa Cumarro Ferreira

CRESS: 4485 - 21ª Região/MS

E-mail: aninhaphf2009@hotmail.com

1.3 Descrições gerais do campo

        O CRAS do Distrito de Prudêncio Thomaz, município de Rio Brilhante – MS tem por finalidade atender as famílias em situação de vulnerabilidade e risco social, ofertando o trabalho social com as famílias através do Serviço de Proteção e Atendimento Integral as Famílias (PAIF), desenvolvido principalmente em grupos buscando sempre a participação da família com intuito de orientá-las e prevenir situações de vulnerabilidade ou violência. Tem como objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais na sua região de abrangência por meio de serviços de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Os serviços desenvolvidos pela instituição concentram em realizar atendimento social, palestras em grupos socioeducativos, concessão de benefícios socioassistenciais, encaminhamentos para as redes sociais e a garantia de direitos ao cidadão

        O público atendido pelo CRAS são pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social, conseqüência da fragilização de vínculos afetivos, pobreza, miserabilidade, privação da ausência de renda e serviços públicos.

O CRAS atende as famílias do Distrito de Prudêncio Thomaz e famílias do assentamento Silvio. O atendimento é para pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social, conseqüência da fragilização de vínculos afetivos, pobreza, miserabilidade, privação da ausência de renda e serviços públicos. Tem como público prioritário nas suas ações famílias que possuem algum benefício da Assistência Social, como por exemplo, Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e outros benefícios da Assistência Social.

  1.   Estrutura e funcionamento da organização:

Os recursos humanos, financeiros e outros necessários para o alcance dos objetivos da instituição, competem dos recursos repassados do Governo Municipal, Estadual e Federal. A instituição está dividida em coordenador, assistente social, psicólogo, educador social e recepcionista. 

1.5 Serviço Social na instituição

O Serviço Social no CRAS tem como objetivo acompanhar as famílias referenciadas a ele e realizar articulações com outras redes sociassistenciais presente no território, bem como realizar encaminhamentos necessários a esta rede. O Serviço Social deve atuar juntamente com outros profissionais, formando uma equipe multiprofissional e interdisciplinar.

Os instrumentais utilizados pelos assistentes sociais no trabalho no CRAS são o atendimento individual, acolhida, escuta, visita domiciliar, trabalho sócio-educativo, grupo, planejamento familiar, liberação de documentos, orientação, reunião, grupos e palestras.

Além do atendimento diário e encaminhamento dos usuários aos serviços assistências, o CRAS de Prudêncio Thomaz realiza ações com grupos de convivência e fortalecimento de vínculos e oficinas que integram e capacita a comunidade.

Atualmente o CRAS conta com o grupo de fortalecimento de vínculos com crianças e adolescente que acontecem de segunda a quinta nos períodos matutinos e vespertinos, que conta com aproximadamente 50 crianças, o grupo com os idosos que acontecem a cada 15 dias que tem a participação de 23 idosos onde é trabalhado o convívio familiar através de palestras, oficinas, atendimento individualizados.

O serviço de convivência e fortalecimento de vínculos é segundo a Tipificação Nacional de Serviços Sociassistenciais, um serviço realizado com grupos, organizado de modo a prevenir as situações de risco social, ampliar trocas culturais e de vivências e desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos e incentivar socialização e a convivência comunitária.

1.6 Considerações Parciais sobre o Diagnóstico Institucional:

Considerando o Diagnóstico Social, pode-se concluir que o CRAS é de fundamental importância para a sociedade, pois através dele que a proteção social se territorializa e se aproxima da população mais vulnerável, reconhecendo a existência das desigualdades sociais e a importância de políticas públicas para redução dessas desigualdades, pois previnem situações de vulnerabilidade e risco social, bem como identificam e estimulam as potencialidades locais, modificando a qualidade de vida das famílias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (150.6 Kb)   docx (152 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com