TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnostico Institucional Estagio Supervissionado I

Por:   •  17/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.259 Palavras (10 Páginas)  •  1.050 Visualizações

Página 1 de 10

Universidade Anhanguera

Centro de Educação a Distância

PÓLO REPÚBLICA

DIAGNOSTICO INSTITUCIONAL

Acadêmica de Serviço Social

BELÉM/PARÁ

2014

IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO:

- Nome da Organização : Lar Fabiano de Cristo Casa de José

-Titulo do Programa : PQV (Plano De Qualidade de Vida)

-Entidade Promotora :Lar Fabiano De Cristo Casa de José

O Lar Fabiano Cristo foi fundado em 08 de 1958 é uma associação civil de interesse público sem fins lucrativos, de natureza filantrópica e de âmbito nacional.

Seus princípios são baseados na doutrina espirita. Sua denominação foi em homenagem ao Frei Fabiano de Cristo,frade franciscano que serviu no convento Santo Antônio no Rio de Janeiro de 1705 ate seu falecimento em 1747. Dedicou sua vida no convento a cuidar dos enfermos e necessitados. A proposta inicial dos idealizadores Carlos Torres Pastorino e Jaime Rolemberg de Lima entre outros idealizadores da instituição, era acolher de 6 a 10 crianças em casas onde ficariam aos cuidados de pais de adoção que pudessem dispensar-lhes atenções individualizadas, como se fossem seus filhos. Assim partindo dessa meta o trabalho foi sendo concretizado, o Lar Fabiano de Cristo atua á 58 anos no Brasil, estando presente em quase todos os Estados da Federação, fazendo parte de uma rede, com 60 unidades de promoção integral. Sua principal mantenedora e a CAPEMISA de Ação Social, além dessa instituição mantem convênios com outras instituições privadas e públicas ,como as prefeituras dos municípios onde se localizam as instituições do LBC e também recebe doações de pessoas físicas e jurídicas.

Seu trabalho promocional se efetiva por meio de programas direcionado ás necessidades de cada integrante da família. Após conhecerem as situações que provocam o estado de miséria, as unidades promocionais elaboram junto á família o Plano de qualidade de vida – PQV, que tem por objetivo romper, em cinco anos, a cadeia da miséria que aflige e recuperá-la de forma que ela possa viver com dignidade e conquistar progressivamente sua autonomia.

O LAR FABIANO DE CRISTO CASA DE JOSE (BELÉM),foi criado em 02 de Outubro de 1971 à Rua Barão de Igarapé Miri,527,Bairro do Guamá. A escolha do nome foi uma homenagem ao pai de Maria Monteiro Xavier, que se mostrou dedicada a CAPEMISA, pois ela prestou apoio aos pioneiros da organização da casa assistencial nos primórdios de sua implantação o nome de seu pai era Jose Drage Xavier, Razão pela qual a instituição chama-se: LAR FABIANO DE CRISTO CASA DE JOSÉ.

I.OBJETIVO DO LAR FABIANO DE CRISTO

O Lar Fabiano de Cristo tem por objetivo promover a assistência social as famílias que estão passando por dificuldades financeiras e sociais mostrando as atividades desenvolvidas na instituição através dos dados de atendimentos nas entrevistas, nas visitas domiciliares, nos grupos de famílias (ESI e palestras), nos cursos e oficinas ,na concessão de apoio alimentar, dados de inclusões e desligamentos de famílias ,contatos institucionais, atendimento médico e odontológico. Desenvolver proteção social e educação transformadora, contribuindo para a construção de uma vida melhor para essas pessoas.

II.ASSISTENCIA AOS USUÁRIOS

Promover a assistência social pelo enfrentamento da pobreza, com proteção aos idosos e, por extensão, ás comunidades carentes a que pertencem. Profissionalizar pessoas para integrá-las ao mercado de trabalho e promover a geração de renda;

Incentivar o empreendedorismo nas comunidades carente, Possibilitar convivência familiar e comunitária da criança, do adolescente e do idoso, promover a cultura, o esporte e a arte, sempre em consonância com as suas finalidades.

Promover integralmente famílias em situação de exclusão social, através do enfrentamento das causas que produzem as situações de miséria material, social ,moral e espiritual, contribuindo para seu equilíbrio;

Atendimento integral ás famílias, recebendo seus membros em todas as faixas etárias;

Acolher e envolver em atividades educativas crianças de 2 a 5 anos-Educação infantil em período integral;

Desenvolver atividades socioeducativas com crianças e adolescentes de 6 a 17 anos;

Desenvolver atividades de apoio pedagógico, atividades físicas e artísticas, contribuindo para a diminuição da evasão e fracasso escolar;

Propiciar atividades que contribuam de forma efetiva no crescimento, desenvolvimento físico e psicológico das crianças e adolescentes atendidos por esta entidade;

Desenvolver atividades que possibilitem a interação, e ao mesmo tempo, as crianças e adolescentes consigam ter novas perspectivas para suas vidas;

Promover aos adolescentes, jovens e adultos das famílias inscritas através de grupos sociais reflexivos e operativos, cursos profissionalizantes inclusão produtiva, geração de renda, atendimento especializados, encaminhamentos, palestras e outros.

III.DEMANDAS ATENDIDAS NO LAR FABIANO DE CRISTO

Famílias que estão passando por dificuldades econômicas e sociais; as famílias procuram o Lar Fabiano De Cristo na perspectiva de auxílios variados (cesta básica, vale transporte, gás) assim como também sobre orientações de direitos sociais diversos dos quais as famílias tenham duvidas de que forma possam acessa-los, como exemplo, acesso ao Programa Bolsa Família, medicamentos de alto custo entre outros.

Idosos em situação de Vulnerabilidade Social.

Crianças em situação de vulnerabilidade social.

Todos os atendimentos são registrados preservando o sigilo profissional e dos atendimentos sociais dos usuários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (61.6 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com