TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Direito Ambiental Econômico

Por:   •  21/4/2018  •  Artigo  •  1.101 Palavras (5 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

3        EXEMPLOS DE EXECICIOS SOBRE (EA)        5

4        CONCLUSÃO        7

REFERÊNCIAS        8



  1. INTRODUÇÃO

Para o desenvolvimento deste portfolio ouve a necessidade de explorar a história do brasil logo após o seu descobrimento em 1500, assim vamos falar da exploração natural como pau-brasil e desmatamento visando que são apenas alguns exemplos, para não citarmos outros mais realizados sem estudo prévio de maneira impensada visando apenas desenvolvimento econômico e sem o mínimo respeito ao meio ambiente e as futuras gerações.

Será feito a análise de algumas explorações ao meio ambiente ao longo dos anos de descobrimento do brasil, sob a ótica do direito ambiental que atualmente vigoram e rege os empreendimentos econômicos que atuam no ambiente natural, levando em conta princípios ambientais, constitucionais, licenciamentos, estudos de impacto, e demais instrumentos reguladores.

Também haverá exercícios após o tema elaborado para que possa ter o conhecimento e emersão dos alunos durante o período de ensino no dia-dia, assim passando conhecimento sobre a EA utilizando a matéria de história como base para outras de ciências humanas.


  1. DESENVOLVIMENTO

Bem vamos lá! Sabendo que ao atingir as índias, Pedro Álvares de Gouveia Cabral acabou aportando na costa do pais que seria conhecido como brasil em 21 de abril de 1500. Portugal, porém, preferiu investir no comercio de especiarias com as índias, deixando as terras pelos primeiros 30 anos após o descobrimento abandonadas. Mas as expedições de reconhecimento puderam notar o potencial de exploração existente na nova terra, que era rica em madeira vermelha que podia ser utilizada na Europa para tingimento de tecidos e na construção de cascos de embarcações, assim o corte de pau-brasil foi feito sem consciência de maneira rudimentar, em larga escala, de forma impiedosa, desmatando a costa brasileira.

Há que se dizer que antigamente, visto a tecnologia não ser tão grande e desenvolvida como agora não avia como mensurar a problemática gerada pelo desmatamento desordenado de forma rudimentar, até porque no caso brasileiro, não avia nenhuma preocupação por parte de Portugal, uma vez que ela só via o brasil como sua forma de enriquecimento, algo que poderia explorar e devia, já que eram terras suas por direito. Porém, na atualidade, com tecnologias avançadíssimas, com o conhecimento do aquecimento global, chuva ácida, com bombas atômicas sendo construídas por vários países, já conhecemos os efeitos que ela produz e do impacto que ela causa não apenas no meio ambiente, mas também no ser humano e serem criadas justamente para esse fim é algo que penso ser inconcebível.

O capitalismo e mais forte hoje em dia, todos querem lucros, lucros, desenvolvimento, mais desenvolvimento, crescimento econômico em cima de desenvolvimento econômico. Mas não haveria utilidade disso tudo se ao final não tivermos um ambiente equilibrado. Não é direito de nenhum o de destruir, desmatar o meio ambiente, mais é, porém, um dever de todos preservá-lo, mantê-lo e resguarda-lo a fim de manter possível a vida na terra de forma saudável e equilibrada. A vida é mais valiosa que o dinheiro, as empresas, e o desenvolvimento. E não cabe dizer que sem este não á aquele porque a sim, mas apenas se estes puderem acontecer de modo sustentável.


  1. EXEMPLOS DE EXECICIOS SOBRE (EA)

Como o tema está dentro de ciências humanas optou-se por um exercício de interpretação e um breve questionário, o objetivo e explorar os conhecimentos dos alunos sobre (EA), para buscar por elementos e referencias que diferencia ou relaciona o tema no dia-dia na escola; Exercícios aplicados na matéria de história (4º ao 8º ano).

*Descreva com suas palavras o que está sendo questionado nas imagens abaixo, cite duas catástrofes ambientais divulgadas atualmente nas mídias (televisão, rádio, internet etc...):

[pic 12]

http://meioambiente.culturamix.com/ecologia/desmatamento-na-amazonia-legal

*Responda as questões abaixo:

  1. O que você entende por meio ambiente?
  2. O que você entende por educação ambiental?
  3. Você se considera preocupado com o meio ambiente?
  4. É justo explorarmos todos os bens e riquezas naturais que dispomos?
  5. Valores econômicos ou ambientais, qual tem mais importância?
  6. O que você faz no dia a dia para colaborar com a proteção do meio ambiente?
  7. Seus familiares, vizinhos e amigos costumam discutir sobre preservação do meio ambiente?
  8. Sua escola faz a diferença, instigando o aluno aprender e gostar de preservar o meio ambiente?
  9. O que aprendemos hoje sobre desmatamento?
  10. Quando foi o começo do desmatamento no brasil?

Em uma pesquisa pelo termo meio ambiente é possível encontrar deferentes definições que certamente serão correspondentes com as diversas áreas do saber (Ecologia, Filosofia, Geografia, História etc...), refletindo distintas finalidades e concepções defino meio ambiente como: um lugar determinado ou percebido onde estão em relação dinâmica e em constante interação os aspectos naturais e sociais. Essas relações acarretaram processos de criação cultural e tecnológica e processos históricos e políticos de transformações da natureza e da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (148.6 Kb)   docx (68.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com