TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O FAZ DE CONTA

Por:   •  7/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.010 Palavras (9 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

Curso Superior de Pedagogia

FAZ DE CONTA

SANTOS

2018

FAZ DE CONTA

Pesquisa proposta pela Universidade Paulista - UNIP, como objetivo de aprofundar os conhecimentos da disciplina de PDTA. Sob a orientação da professora Mirene Marques.

SANTOS

2018

Sumário

1.  INTRODUÇÃO        1

2.  DESENVOLVIMENTO        2

2.1. O Faz de Conta        2

2.2.1. Intelectual        3

2.2.2. Físico        3

2.2.3. Social        3

2.2.  Abordagem Tradicional        4

2.3.  Abordagem Comportamental        5

2.4.  Abordagem Humanista        6

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS        7

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        8


  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho visa elucidar a importância do brincar no desenvolvimento infantil e foi elaborado para o cumprimento das exigências da disciplina "Práticas e Supervisionada" tendo como objetivo contribuir à maior compreensão das histórias promovendo assim para a criança um momento único de desenvolvimento aonde a mesma exercita em sua imaginação a capacidade de planejar.

Justificando o fato de que toda criança brinca e ao brincar, ela assume papéis e aceita regras próprias da brincadeira, executando a imaginação, tarefas para as quais ainda não está apta. Mergulhando no mundo adulto no qual adquire controle interior, auto estima e confiança em si mesma, excitando a agir de maneira ativa para que vivencie experiências e tomada de decisões, como se vestir, comer, fazer amizades, entre outros tudo sozinha.

Brincando dentro do lúdico a criança constrói um mondo real, pois a brincadeira leva ela a trabalhar com situações que vive ao seu redor, podendo assim, compreende-las melhor. Expressando sua capacidade de dramatizar e aprender a representar, tomando como referência a imagem de uma pessoa, de uma personagem ou de um objeto como, por exemplo, um cabo de vassoura transforma - se em cavalinho ou a menina se torna uma princesa, médica e entre outros. Assim, aborda-se também à docência, pois os professores devem ter conhecimento da importância do brincar, (em especial o brincar de faz de conta) enfatizando o desenvolvimento social da criança.

A partir da proposta da disciplina, foi eleito um tema especifico chamado "FAZ DE CONTA" de crianças entre 4 a 12 anos de idade, em escolas ou com crianças da família.

  1. DESENVOLVIMENTO

  1. 2.1.O Faz de Conta

O faz de conta, de acordo com o dicionário, significa “mundo imaginário” “fantasia”, ou seja, a criança tem a liberdade de brincar e imaginar o que ela quiser. Geralmente dos 2 aos 5 anos de idade, as crianças entram em uma fase de jogos simbólicos. É nessa idade que elas começam a fazer brincadeiras fortemente baseadas na imaginação, criando situações e locais, como brincar de escolinha, super-heróis ou médico, e atribuindo diferentes significados aos objetos que manipulam.

Assim que as brincadeiras vão se aproximando mais do real (a partir de quatro anos), o símbolo começa a representar a realidade, imitando-a: a criança cria histórias nas quais há grande preocupação em seguir a sequência que ela conhece na sua realidade. Por exemplo: a boneca acorda, vai pôr roupa e vai para a escola. Depois vai almoçar, descansar, brincar (SOUZA, 2002).

Segundo Kishimoto (1996) a teoria piagetiana adota a brincadeira como conduta livre, espontânea, que a criança expressa por sua vontade e pelo prazer que lhe dá. Nesse contexto, é fundamental encorajar e estimular essas brincadeiras, disponibilizando itens que as permitam às crianças criar, imitar e imaginar. Por isso, bonecos, miniaturas, fantasias e objetos antigos são muito bem-vindos para estimular e aguçar a imaginação e a criatividade dos pequenos.

Por meio dessas brincadeiras, as crianças tem a possibilidade de representar o mundo em suas cabeças, estimulando o pensamento imaginativo e representando corporalmente esse imaginário, o que vê e como interpreta o que a cerca.Para as crianças, brincar de faz de conta é algo muito sério e possui muitos sentidos, através da qual elas se desenvolvem mentalmente, fisicamente e socialmente. Brincar é a forma de autoterapia da criança, por meio da qual, confusões, ansiedades e conflitos são muitas vezes elaborados.

Para as crianças, brincar de faz de conta é algo muito sério e possui muitos sentidos, através da qual elas se desenvolvem mentalmente, fisicamente e socialmente. Brincar é a forma de autoterapia da criança, por meio da qual, confusões, ansiedades e conflitos são muitas vezes elaborados.Para as crianças, brincar de faz de conta é algo muito sério e possui muitos sentidos, através da qual elas se desenvolvem mentalmente, fisicamente e socialmente. Brincar é a forma de autoterapia da criança, por meio da qual, confusões, ansiedades e conflitos são muitas vezes elaborados.

De acordo com PIAGET (1971), o desenvolvimento da criança acontece através do lúdico, ela precisa brincar para crescer. Através meio do universo lúdico que a criança se satisfaz, realiza seus desejos e explora o mundo ao seu redor, tornando importante proporcionar às crianças atividades que promovam e estimulem seu desenvolvimento global, considerando os aspectos da linguagem, do cognitivo, afetivo, social e motor. Deste modo o lúdico pode contribuir de forma significativa para o desenvolvimento do ser humano, auxiliando na aprendizagem e facilitando no processo de socialização, comunicação, expressão e construção do pensamento.

Por fim, por meio dos jogos de faz de conta, a criança aprende a organizar seus pensamentos e a raciocinar de forma cada vez mais lógica. Essas brincadeiras ainda ajudam os pequenos a começar a entender a importância de se criar e respeitar regras e normas.

Dentro do faz de conta, existem quatro áreas do desenvolvimento que são estimuladas:

2.2.1. Intelectual

Desenvolvendo habilidades como resolução de problemas, negociação, criatividade, organização e planejamento, retenção de tradições, costumes e cultura familiares, aplicação de conhecimento na prática e até matemática!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (116.7 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com