TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Faz de conta

Por:   •  24/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 2

O faz de conta, nada mais é que a brincadeira da criança, onde ela mesma pode criar suas regras, o cenário da sua brincadeira, os personagens, cria novos papéis para si mesma, reorganiza cenas ambientais, dando espaço para toda a fantasia.

Assim, a criança recombina elementos perceptuais, cognitivos e emocionais e ao mesmo tempo que brincam, desenvolvem importantes habilidades, como por exemplo, o espírito imaginativo e exploratório.

Todas as brincadeiras da infância, deixam marcas para o resto de nossas vidas, nos nossos hábitos, costumes e gestos. Essas experiências fazem parte de nossa história e integram nossa personalidade.

Quando pensamos em criança, pensamos em brincadeiras, a brincadeira é o seu universo, é a forma com que cada uma vai descobrir e compreender o mundo que a cerca.

A brincadeira do faz de conta tem grande significado na vida da criança. O brincar é uma verdade, é uma atitude frente à realidade, é uma ação em que a criança toma conta, se envolve no tempo e no espaço, transformando cada brinquedo ou brincadeira em um recurso de aprendizagem.

Este tipo de brincadeira, é o que mais desperta o interesse da criança, principalmente dos 3 aos 7 anos. Os heróis e seres fantásticos que essas crianças admiram, saem dos livros e da TV e entram na vida da criança, que passa a ser o próprio personagem. Esta fantasia leva a criança para um mundo que lhe dá possibilidade de vivenciar aventuras estimulando desta forma a sua criatividade e imaginação.

Cabe aos adultos estimularem a criança e as motivarem para este tipo de brincadeira, criando espaços em suas casas e escolas que enriqueçam as experiências lúdicas da criança.

No faz de conta a criança vive e revive situações que lhe causaram alegria, medo, tristeza e ansiedades, dando-lhe a oportunidade de expressar e trabalhar de forma mágica estes sentimentos e emoções tão difíceis de suportar, podendo compreendê-los e reorganizá-los.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (47 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com