TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O GÊNERO E SEXUALIDADE

Por:   •  4/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 3

Gênero e Sexualidade na Escola

      Ao pensarmos na nossa vivência com os conteúdos de ciências, em especial no ensino fundamental, muitas vezes acabamos nos questionando sobre qual  a verdadeira necessidade desse ensino ?  E esse questionamento surge principalmente por que, essa disciplina caracterizou-se em nosso período escolar por uma lição ditada pelos professores ou pela leitura de livros didáticos. Os temas das aulas até poderiam ser interessantes, mas o modo como foram trabalhados, talvez, foram apenas um conjunto de termos a serem decorados para posterior devolução nas provas.

       A verdade é que o ensino de ciências pode e tem um papel muito importante na formação dos nossos alunos, ensinar ciências envolve exercer influencia no contexto histórico, econômico e social do sujeito a qual está inserido, como saber informar, comunicar-se, participar socialmente, compreender, agir, enfrentar problemas de diferentes naturezas, ser capaz de elaborar críticas, dentre outras. Podemos fazer dos alunos sujeitos capazes de intervir, e participar das modificações da vida pessoal, social, compreendendo melhor o mundo, e realizando escolhas conscientes no meio em que vivem. Além disso, o ensino de ciências é fundamental para despertar nos estudantes o interesse pelas carreiras científicas e assim ampliar a possibilidade do país contar com profissionais capazes de produzir conhecimentos científicos e tecnológicos, que poderão contribuir para o desenvolvimento econômico e social da nação. A partir disso é notório que o educador tem a responsabilidade de planejar e desenvolver atividades com dinamismo e atenção, para que possa proporcionar as educandos compreensão do que é ciência de fato e como o conhecimento cientifico pode interferir nas relações com o mundo. Aguçando a curiosidade, permitindo que eles explorem diversos assuntos, tornando-os também autores do seu conhecimento.

        A ciência está presente nos vários momentos e assuntos da vida do ser humano, e podemos utilizar isso de forma coerente e inclusiva possibilitando o desenvolvimento dos indivíduos. Um dos assuntos que podemos trabalhar no ensino fundamental é a discussão sobre gênero e sexualidade. E não existe melhor lugar para se falar sobre esses assuntos que na escola, lugar onde temos a possibilidade de formar diversas relações sociais, junto com o ensino de ciências, pois é na escola, em sua função social, que pode ser oportunizado a discussão de questões sociais e possibilitar o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos. Discutir gênero é mostrar que podem existir igualdade e respeito na sociedade e escola. Já as manifestações de sexualidade afloram em todas as faixas etárias. Ignorar, ocultar ou reprimir não é a solução e sim trabalhar esses assuntos com os alunos. Os professores em parceria com a escola devem informar e discutir os diferentes tabus, preconceitos, crenças e atitudes existentes na sociedade. O professor deve se mostrar disponível para conversar a respeito das questões apresentadas, não emitir juízo de valor sobre as colocações feitas pelos alunos e responder as perguntas de forma direta e esclarecedora. Em relação às questões de gênero, por exemplo, o professor deve transmitir, pela sua conduta, a equidade entre os gêneros e a dignidade de cada um individualmente. Ao orientar todas as discussões, deve ele próprio respeitar a opinião de cada aluno e ao mesmo tempo garantir o respeito e a participação de todos. (PCN, p. 77, 81, 83, 84, 1997). Trabalhar a sexualidade com ensino fundamental irá tentar proporcionar aos adolescentes a possibilidade de uma sexualidade responsável, saudável e prazerosa, para que as experiências traumáticas como gravidez indesejada, aborto, doenças sexualmente transmissíveis não venham acontecer. Mas para isso o educador precisam envolver esses assuntos em suas aulas de uma forma aberta, sem tabus, para que tenha  sucesso no diálogo, ou nas atividades a serem desenvolvidas sobre esses temas na escola e sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (39.1 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com