TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O INDIVÍDUO APRENDE A SER HOMEM

Por:   •  15/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  263 Palavras (2 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 2

“[...] O homem é um ser de natureza social, que tudo o que tem de humano nele provém de sua vida em sociedade, no seio da cultura criada pela humanidade. [...] Podemos dizer que cada indivíduo aprende a ser homem. O que a natureza lhe dá quando nasce não lhe basta para viver em sociedade. É-lhe ainda preciso adquirir o que foi alcançado no decurso do desenvolvimento histórico da sociedade humana”.

 Leontiev afirma que cada indivíduo aprende a ser homem. O que o autor quer dizer?

 O homem deve ser inserido em uma cultura para poder viver em sociedade. Precisa ter contato com a influência de outros indivíduos para adquirir conhecimentos. Aprende a ser homem devido as suas experiências, observações

e convivência adquiridas ao longo do tempo, sendo elas próprias ou passadas de geração em geração, cada um com sua personalidade.

O homem já nasce com aptidão para aprender no meio em que vive e é no meio em que vive, é recebendo informações deste ambiente que ele passa a reproduzir traços de aprendizagem. Um exemplo disto é o filme Tarzan da Disney, que conta a história de um menino que foi criado na floresta junto de gorilas, criado sem noção de civilização e cultura, já que sua principal referência foram os animais. Sua vida muda quando conhece um ser humano, “Jane” que passa a aprender com ela conceitos de civilização humana, descobrindo semelhanças como andar, falar, viver como um homem social.

Existem diferenças de um indivíduo para o outro. Alguns podem apresentar maior habilidade na execução e processamento de certas atividades devido a genética.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (63.4 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com