TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Impacto do Manifesto dos Pioneiros na Educação Brasileira

Por:   •  4/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  618 Visualizações

Página 1 de 3

O impacto do Manifesto dos Pioneiros na Educação Brasileira

Atividade Avaliativa 01

Com base na leitura do artigo Escola Pública: Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova e o Direito à Educação responda as seguintes questões:

  1. Descreva como era o cenário Político e Econômico do Brasil em 1930? De que forma esta cenário impactou na Educação?

R: A sociedade era formada por um modelo econômico capitalista caracterizado por uma grande concentração de renda nas mãos de poucos como a maioria dos países, se tornando um grande fator de desigualdade onde os menos favorecidos eram excluídos, um regime democrático que se mostrava frágil decorrente da precariedade das condições sociais, econômicas e culturais, tem como consequência a exclusão social e a mutilação da cidadania. Em 1930 Getúlio Vargas, se tornava o chefe do governo provisório do país e juntamente com Francisco Campos realizou a Conferência Nacional de Educação em dezembro de 1931, encontrava-se em testa o recém-criado Ministério da Educação e Saúde Pública.

Os educadores viram na Revolução de 1930 e no cenário politico e econômico a oportunidade de vir a exercer o controle da educação no país, colaborando na definição da política educacional do novo governo.

  1. Com suas palavras explique o que foi o Manifesto dos Pioneiros?

R: O Manifesto dos Pioneiros foi uma tentativa de um grupo de educadores de melhorar e reformar a educação no país, apresentando proposta para que a educação deixasse de ser direcionada a um pequeno grupo da população e o governo participasse mais ativamente da formação de seus governados. O Manifesto trata de igualdade na educação, para que o educando deixe de ser um receptor de conhecimento e passe a ser também um transmissor desse conhecimento podendo assim trazer mudanças para a sociedade.

Mostra a importância de o Estado ter participação na educação assegurando o direito de igualdade, qualidade, gratuidade, de educação para todos.

        

  1. Qual era o maior objetivo desta nova proposta Educacional?

R: O maior objetivo era conseguir que a educação no Brasil fosse igual para todos, sem divisão de classes sociais que desenvolvesse o ser humano em todas as suas habilidades e competências, que o governo se tornasse responsável pela educação do povo deixando de ser responsabilidade apenas da família, conseguir através da educação que o povo tivesse acesso a novas oportunidades de acordo com suas qualidades e não por sua situação econômica.

Segundo o próprio texto a proposta central apresentada pelo Manifesto é a construção de um amplo e abrangente sistema nacional de educação pública, ainda segundo o texto o objetivo era traçar diretrizes de uma nova política nacional de educação e ensino em todos os níveis, aspectos e modalidades.

  1. Quais foram às conquistas alcançadas no campo Educacional com a realização deste Manifesto?

R: Implantação da escola pública e gratuita, educação como responsabilidade do Estado, direito ao ensino de qualidade. Este documento vem sendo apontado, como um marco na história da educação brasileira. Consagrou a defesa da escola para todos e conferiu visibilidade às contradições do nosso processo de escolarização, estimulando o debate em torno da democratização do acesso à educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (85.7 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com