TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da educação no Вrasil. O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova

Pesquisas Acadêmicas: História da educação no Вrasil. O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.484 Palavras (6 Páginas)  •  928 Visualizações

Página 1 de 6

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova

(1932)

Na era Republicana, o Brasil, mantinha suas bases administrativas voltadas para a Teoria Geral da Administração. Foi neste período que as reformas organizacionais aconteceram com mais força nos Estados e também na educação. Junto deste movimento os reformistas da educação (Anísio Teixeira, Lourenço Filho, Fernando de Azevedo e outros) instituíram o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932).A renovação educacional no início da Segunda República estava alicerçada nas teorias psicológicas de Lourenço Filho, na contribuição sociológica de Fernando de Azevedo e no pensamento filosófico e político de Anísio Teixeira.

Em 1931 acontecia um movimento católico que externava seus conflitos com os escolanovistas pelo ensino religioso. SAVIANI (2007, p.195) retrata esse período como o equilíbrio entre a Pedagogia Tradicional e a Pedagogia Nova datados de 1932 a 1947. Na IV Conferência Nacional de Educação eclodia a ruptura entre “católicos” e “liberais” com a publicação do “Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova” (1932).

É curioso vislumbrar como, já naquele momento, se pensava na organização de um sistema educacional adequado à estrutura moderna que se construía naquele período no país. Para os escolanovistas era preciso mudar naquele tempo, ou os fracassos se propagariam posteriormente. Medidas imediatistas e à curto prazo não fariam mais sentido, era necessário pensar adiante.

De acordo com os pioneiros, o domínio da evolução social permitiria um avanço no poder de organização, ou seja, resolveria o estado em que a educação se encontrava e tornaria o educador mais consciente das capacidades administrativas que deveria desempenhar. Os métodos e técnicas científicas serviriam de base para avaliar a situação e os resultados após sua aplicação. Surgia uma nova política educacional, pautada na formação do profissional da educação e nas influências industriais vigentes na época, como a esperança de mudança no sistema educacional e o emprego efetivo do pensamento científico nas ações da escola. Nesse contexto o Manifesto tornou-se base política e de modernidade que alicerçaria a educação e a sociedade brasileira até a atualidade.

Anísio Teixeira

• Sua biografia

Anísio Spínola Teixeira nasceu em 12 de julho de 1900 em Caetité (BA). Filho de fazendeiro, estudou em colégios de jesuítas na Bahia e cursou direito no Rio de Janeiro. Diplomou-se em 1922 e em 1924 já era inspetor-geral do Ensino na Bahia. Viajando pela Europa em 1925, observou os sistemas de ensino da Espanha, Bélgica, Itália e França e com o mesmo objetivo fez duas viagens aos Estados Unidos entre1927 e 1929. De volta ao Brasil, foi nomeado diretor de Instrução Pública do Rio de Janeiro, onde criou entre 1931 e 1935 uma rede municipal de ensino que ia da escola primária à universidade. Perseguido pela ditadura Vargas, demitiu-se do cargo em 1936 e regressou à Bahia – onde assumiu a pasta da Educação em 1947.

Anísio Teixeira e a Educação Brasileira

A escola pública, gratuita, laica e aberta a todos os brasileiros, foi a grande luta de Anísio dentro do cenário educacional brasileiro. Ele entendia que a democratização do país se daria mais rapidamente através da escolarização da população, principalmente a de baixa renda, uma vez que seria a oportunidade de desenvolver os talentos e habilidades desses indivíduos.

Ele teve participação pelos órgãos e pelos cargos que ocupou, mostrando o pensador, filósofo da educação, o executivo, o criador de procedimentos que aceleraram o desenvolvimento e a universalização da educação, principalmente, a educação básica. De inigualável inteligência e discernimento. Anísio conseguia pensar, ao mesmo tempo, fatos e problemas educacionais.

1-Universidade do Distrito Federal – UDF

Criada pelo decreto municipal n° 5.513/35, a Universidade do Distrito Federal–UDF era composta por cinco escolas:Ciências, Educação,Economia e Direito, Filosofia, e Instituto de Artes. No seu primeiro ano de funcionamento, a UDF inaugurou os primeiros cursos de formação de professores e de especialização em diversas disciplinas. Apesar das dificuldades, em 1937, a universidade forma sua primeira turma e, parecia que o projeto de Anísio poderia se consolidar. Mas logo se percebeu que seu projeto era contrário ao Ministério da Educação. Enfim, o Estado Novo a incorporou à Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil.

2-Formação de Professores

Os Institutos de Educação foram criados, segundo Nunes (1998), para adequar as normalistas ao desenvolvimento das ciências da educação e para formar o educador profissional com competências específicas para atuar nas escolas públicas, considerados por Anísio como o campo de atuação do professor para a aplicação das ciências. Foi alçada como escola modelo e contava com um jardim de infância, escola primária, escola secundária e laboratório de pesquisas educacionais. Criou outras escolas experimentais onde abriu espaço para estudos da prática escolar ali desenvolvida.

3-Centro Educacional Carneiro Ribeiro

Também chamado de Escola Parque, foi pensada com a intenção de dar a população carente uma escola primária de qualidade, que tivesse todo o seu dia letivo completo – período integral. Anísio projetou a Escola Parque, que foi fundada em 21/09/1950, no bairro da Liberdade em Salvador/BA. Com cinco anos de curso o programa completo apresentava: leitura, aritmética e escrita, ciências físicas e sociais, artes industriais, desenho, música, dança e educação física. Além disso, a escola tinha objetivos de educar, formar hábitos, atitudes, cultivando as aspirações e preparando a criança para a sociedade – técnica e industrial. A escola promoveria a saúde e alimentaria as crianças, prevenindo qualquer grau de desnutrição e abandono, se houvesse.

4-Campanha de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes

Criado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com