TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O JOVEM EM SEU TEMPO

Por:   •  13/6/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.423 Palavras (6 Páginas)  •  3.861 Visualizações

Página 1 de 6

REFLEXÃO PRÁTICA SOBRE A LINGUAGEM

Aplicando a teoria na prática

Responda as questões a seguir recorrendo ao texto1.

        1. A dissertação o jovem e seu tempo pode ser considerado um texto? Por quê? Justifique

Sim.

Texto é um conjunto de palavras e frases encadeadas que permitem interpretação e transmitem uma mensagem. Uma dissertação, como é o caso do "O jovem e seu tempo", tem por objetivo, trazer um estudo sobre determinado fenômenoPor isso, segundo o português, a dissertação é considerando um texto.

        2. O que caracteriza esse texto como uma dissertação argumentativa?

O texto dissertativo argumentativo tem como principais características a apresentação de um raciocínio, a defesa de um ponto de vista ou o questionamento de uma determinada realidade.

        3. Qual a tese central defendida pelo autor? Reescreva com suas palavras.

Que o jovem é produto de seu tempo, influenciado pela família, amigos, situação politica e econômica, e também deixa claro que o jovem não deve se acomodar, deve procurar olhar a sua realidade com de forma critica e reflexiva.

        4. Os parágrafos 2 e 3 apresentam argumentos distintos e quase contraditórios entre si. Sintetize-os nas linhas abaixo.

Primeiro a dissertação fala da liberdade que o jovem de hoje em dia tem e todos os atos irresponsáveis cometidos pelos jovens oriundos desse livre viver. Depois fala de um jovem engajado na politica e preocupado em sua formação para aquisição de um emprego, uma vez que o índice de desempregados tem aumentado a cada dia.

        5.Essa dissertação apresenta indícios de autoria? Aponte pelo menos duas passagens do texto que demonstram a tão desejada originalidade na abordagem de um tema.

Não é justo comparar duas gerações tão diferentes (aqui o autor expressa a indignação por sua geração ser comparada de 68).

A atual jovem geração brasileira cresceu com liberdade. Mas é essa mesma liberdade que mata vários jovens e impulsiona e caracteriza a atual geração. (ele parece falar com conhecimento de causa)

Brincando com o texto

E1. Há quem diga que não se fazem mais jovens como os de antigamente, como os de 68.

E2. Algumas pessoas reclamam que os jovens atuais não são tão ousados e conscientes como aqueles que viveram durante o regime militar principalmente depois do AI-5 de 1968.

Podemos observar que o E2 diz tudo que o anuncio E1 quer significar, mas de forma diferente (reclamar= dizer; ousados e conscientes = os de antigamente). Ou seja, em 2, a comparação entre as duas gerações é mais detalhada, ampliada e explicita, enquanto que em 1, muita informação fica implícita.

Faça o mesmo com a frase retiradas do texto 1, isto é, acrescente informações que, em sua opinião, ficaram implícitas.

  1. A atual jovem geração brasileira cresceu com liberdade.

A atual jovem geração brasileira cresceu com liberdade. Certamente o valor mais importante para este período.

  1. O contexto politico também teve participação de peso na formação desses brasileiros.

O contexto politico também teve participação de peso na formação desses brasileiros. Talvez menos politizados visto que o governo não pressiona mais como na ditadura militar.

  1. É importante afirmar que esta geração é conformista.

É importante afirmar que esta geração é conformista. Falta-lhe mais interesse e participação politica, vontade de querer mudar o que está errado.

  1. Isto está ligado à educação não só a que o governo oferece, mas à que os pais, àqueles da geração 68 dão.

Falta-lhe mais interesse e participação politica, vontade de querer mudar o que está errado, tirar o corrupto e o corruptível.

Lapidando pérolas de dissertações

Reescreva os fragmentos abaixo, eliminando os equívocos linguísticos (de gramática normativa: sintaxe de concordância, regência, colocação pronominal, flexão, pontuação, grafia e acentuação) e inadequações discursivas e conceituais tendo em vista terem ocorrido em uma dissertação, argumentativa, gênero textual que exige o padrão formal da língua escrita.

  1. O jovem da atualidade de hoje é insolidário, incosiente e insresponsavel, só pensa emsi mesmo e em conseguir seu êxodo profissional. Ele esta poco si lichando pra os problemas que acontece ao seu redó.

O jovem da atualidade é egoísta, inconsciente e irresponsável, pensado apenas em conseguir seu êxito profissional. Ele não se importa com os problemas que acontecem ao seu redor.

  1. Hoge, nos dias em que vivemos o jovem é muito egoísta, só querendo cuidá de sua ascencendia maioral emsima do próximo. Essa situação é incomodável e assim nos não podemos continua mas.

Hoje, nos dias em que vivemos o jovem é muito egoísta, querendo crescer aa custas do próximo. Essa situação é incomoda e não podemos continuar desta forma.

  1. Uma opinião certa a respeito desta questão e difícil de ser exposta mas vô dizer o que penso: sou contraditório aos interesses econômicos dos mais rico, pois a economia do jeito que tá, só tem cido vatagioso para quem já naceu em beco de oro.

Uma opinião certa a respeito desta questão e difícil de expor, mas direi o que penso: sou contrário aos interesses econômicos dos mais ricos, pois a economia como está, só tem sido vantajosa para quem já nasceu em berço de ouro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (69.2 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com