TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LEGO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE COORDENAÇÃO MOTORA

Por:   •  16/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  1.030 Visualizações

Página 1 de 3

1 O LEGO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE COORDENAÇÃO MOTORA

Desde pequena a criança é estimulada a desenvolver sua coordenação motora, com pequenos movimentos, como os primeiros passos, o gatinhar e etc. Mesmo sem perceber a coordenação esta no dia a dia da criança, isso nada mais é que uma ligação entre comando central e unidades motoras.

Porém é na pré-escola que o desenvolvimento é treinado com atividades específicas para cada idade, tendo como exemplo o lego, onde as crianças encaixam, montam, desmontam, empilham, entre outros.

Assim a criança desenvolve a coordenação motora fina, através de pequenos movimentos delicados e de forma minuciosa, podendo ter controle do seu próprio corpo.

Além de trabalhar com os movimentos do corpo da criança o lego estimula a concentração, o raciocínio, a agilidade e a inteligência, formando assim uma criança com um nível elevado de aprendizado.

2 JUSTIFICATIVA

É de extrema importância que a criança tenha um ótimo controle do seu próprio corpo, podendo assim, pintar, recortar, colar, escrever com letras legíveis, não somente para realizar atividades na escola, mas também no dia a dia, como amarrar o cabelo, amarrar o cadarço, escovar os dentes, podendo assim transformar-se em um adulto competente, gerando facilidade para arrumar um bom emprego.

A prática de atividades realizadas na escola, como trabalhar com lego é a melhor maneira de ocasionar movimentos musculares precisos. Uma criança estressada tem seu sistema nervoso agitado, tendo assim uma maior dificuldade em se concentrar para realizar o seu desenvolvimento da coordenação motora fina.

Sendo de responsabilidade do professor, desenvolver uma coordenação de qualidade em cada criança, sendo necessário observar uma a uma de forma diferente, com um olhar aguçado podendo perceber as dificuldades e necessidades de cada um, realizando um trabalho aprimorado, no qual vem a causar interesse e curiosidade no aluno.

3 OBJETIVO GERAL

- Desenvolver a coordenação motora.

4 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Ter controle do seu próprio corpo;

- Causar interesse e curiosidade no aluno;

- Trabalhar com lego;

- Estimular concentração e raciocínio.

5 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

1º Atividade: Trabalhando com o lego.

Incentivar as crianças através do lego para que elas soltem sua imaginação, onde possam criar vários personagens ou coisas diferentes, desenvolvendo assim sua coordenação motora.

2º Atividade: Folhas impressas.

Labirinto e Liga Ponto.

Coordenação motora fina- entregar aos alunos folhas impressas com atividades onde iram encontrar o destino de chegado do animal até seu alimento ou casa e ligar os pontinhos formando assim o desenho ou caminho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (63.4 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com