TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Livro Ilegível

Por:   •  27/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 3

Plano de Aula – Visita ao museu Virtual

Casa de Cora Carolina

Pesquisa de campo - Visita ao museu

Sobre o Plano

Ano: EJA

Unidade temática: Registros da história: linguagens e culturas

Objeto (s) de conhecimento: Os patrimônios materiais e imateriais da humanidade Habilidade(s) da BNCC: (EF05HI10) Inventariar os patrimônios materiais e imateriais da humanidade e analisar mudanças e permanências desses patrimônios ao longo do tempo.

OBJETIVOS: Diagnosticar e verificar os níveis de proficiência dos alunos para planejamento e desenvolvimento de estratégias de aprendizagem. Personalizar o ensino, de acordo com as habilidades e competências apresentadas em defasagem e ou em maior grau de desenvolvimento pelos alunos. Favorecer o desenvolvimento da autonomia dos alunos nos estudos e na realização das atividades escolares não presenciais.

Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI10) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Celulares ou máquinas fotográficas.

Lápis, caneta, borrada, lápis de cor ou giz de cera, caneta hidrocor e folhas brancas.

Museu virtual: https://www.eravirtual.org/cora_br/

Aula 1 – Apresentação do Museu virtual (Casa de Cora Carolina)

O link do museu será disponibilizado na plataforma utilizada pelos alunos e será enviado um formulário para que eles preencham enquanto a visita é feita.

O formulário será algo simples onde os alunos iram preencher sua vivência dentro daquele museu, destacando as peças nas quais ele achou interessante.

Após a visitação virtual, faremos algumas atividades com os alunos trabalhando as coisas de Cora Carolina.

Atividade 1: Essas fotos abaixo são dois ângulos da casa em que Cora Coralina viveu por muitos anos, aprecie a paisagem e responda as questões propostas: A Casa Velha da Ponte sobre o rio Vermelho Fonte:

[pic 1]

[pic 2]

Escreva os elementos geográficos na paisagem que observou: Elementos naturais (produzidos pela natureza): ________________________________________________________ ________________________________________________________

Elementos humanizados (produzidos pela ação humana): ________________________________________________________ ________________________________________________________

Atividade 2: Leitura de Texto: Caminhando com Cora Coralina Fonte: https://minhaliteraturinha.blogspot.com/2017/06/cora-coralina.html[pic 3]

Caminhando com Cora Coralina Fonte

Cora Coralina foi uma poetisa e escritora de contos, escrevia sobre coisas simples, mesmo com pouco estudo ela é considerada uma das mais importantes escritoras do nosso país. Seu nome de registro civil é Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, ela nasceu na Cidade de Goiás, estado de Goiás, no dia 20 de agosto de 1889. Ela começou a escrever na adolescência, mas sua primeira obra “Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais” foi publicada quando ela tinha 76 anos. Durante toda sua vida foi muito trabalhadora, foi vendedora de livros, dona de loja de tecidos, mas a maior parte de sua vida foi doceira. Recebeu muitos prêmios e honras. Faleceu em Goiânia no dia 10 de abril de 1985, com 95 anos, vítima de pneumonia. Após sua morte, a casa sobre a ponte do Rio Vermelho, onde viveu os últimos anos de vida foi transformada no Museu Cora Coralina. Em 2001, a moradia na cidade de Goiás foi reconhecida pela Unesco como Patrimônio Histórico da Humanidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (120.3 Kb)   docx (46 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com