TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MEMORIAL DESCRITIVO

Por:   •  12/10/2021  •  Monografia  •  4.972 Palavras (20 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 20

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE

ESPECIALIZAÇÃO EM PRÁTICAS ASSERTIVAS EM DIDÁTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA/PROEJA

FABIANA BISPO FERREIRA GODANO

MEMORIAL DESCRITIVO DO PERCURSO REALIZADO NO CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM PRÁTICAS ASSERTIVAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA À EJA

NATAL/ RN

2020

FABIANA   BISPO FERREIRA GODANO

MEMORIAL DESCRITIVO DO PERCURSO REALIZADO NO CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM PRÁTICAS ASSERTIVAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA À EJA

Trabalho de Conclusão de Curso - Memorial de Formação - apresentado ao Curso de Especialização em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos – EJA/PROEJA, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Natal Zona Leste, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista.

Orientador (a): Prof (a). Rejane Bezerra Barros

NATAL/ RN

2020

                                                    Dedico este trabalho à todos que, de alguma forma, estiveram no caminho que me conduziu até aqui.

AGRADECIMENTOS

Agradeço à minha família, minha filha Alice e meu ex-marido Fábio, que sabendo das demandas cotidianas que me cercam, apoiou-me e abriu espaço para que eu pudesse me dedicar às leituras e feituras dos exercícios e atividades. Agradeço à minha querida amiga Tauane Araújo, também estudante deste curso, que foi minha companheira nesse processo de construção de conhecimento à Ana Paula Perez, tutora virtual, que socorreu a todos os estudantes do Polo Jundiaí com presteza e assertividade e por fim, mas não menos importante, a uma grande amiga, Soraya Agra, que se formou comigo no curso de Pedagogia e me informou sobre a possibilidade de se inscrever neste curso… Gratidão!

Seria uma atitude ingênua esperar que as classes dominantes desenvolvessem uma forma de educação que proporcionasse às classes dominadas perceber as injustiças sociais de maneira crítica. 

Paulo Freire

SUMÁRIO

1

INTRODUÇÃO

06

2

RELATO AUTOBIOGRÁFICO

07

3

REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO E RELATO DA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL NA EJA

09

4

CONSIDERAÇÕES FINAIS

17

5

REFERÊNCIAS

19


1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho busca relatar minhas experiências, reflexões e conhecimentos adquiridos acerca do curso de Especialização em Práticas Assertivas da Educação Profissional Integrada à EJA, dedicado à formação de profissionais atuantes na docência e gestão em instituições que recebem essa modalidade de ensino.

Esse curso transcorreu durante os anos de 2019 e 2020, ofertado pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte de forma virtual, na categoria Educação a Distância (EaD).

Essa especialização foi dividida em quatro módulos, que visaram estimular discussões em torno do currículo da Educação Profissional de Jovens e adultos, nas modalidades presenciais e a distância, tendo para a finalização de cada trecho do curso um Seminário Temático, com Professores Especialistas nas disciplinas daquele campo de conhecimento.

Até o terceiro módulo, todos os estudantes caminharam juntos... Seguindo, a partir daí caminhos diferentes na última fração do curso, de acordo com a escolha no processo seletivo, notando as opções possíveis que se configuravam em didática e gestão.

Segui pelo caminho da gestão escolar, pelo interesse de atuar nessa área, em especial com a EJA, que acolhe a estudantes que, por diferentes motivos, não conseguiram prosseguir em seus estudos no período convencional e, retornam às salas de aula com a esperança de receberem o que é de direito de todo cidadão: educação de qualidade e formação integral do indivíduo.
       
Esse trabalho, apresentado na forma de memorial descritivo, tem como referencial metodológico a revisitação das minhas produções relacionadas ao curso, minhas memórias mais ricas e significantes provenientes desse processo, consolidando com a referência teórica de autores que foram citados no material didático ofertado nas disciplinas e outros que foram a base para a defesa de argumentos explanados em minhas produções e até mesmo que foram buscados durante a elaboração deste memorial.

2 RELATO AUTOBIOGRÁFICO

Quero iniciar minha história fazendo um breve relato sobre meus pais, Antônio e Ivaneide, que migraram para a capital Paulista, trazendo em seus corações a esperança de uma vida próspera e de dias melhores, pois cada um em seu momento, fugia da falta de oportunidade que era comum em suas cidades.

Ivaneide, baiana de Vitória da Conquista, enfrentou esse desafio de mudar para a cidade grande na infância, com sua mãe. Meu pai, já adolescente, traçou o caminho Minas Gerais, cidade de Pocrane, à São Paulo, com seu irmão mais velho, a convite de parentes que já viviam ali. Meus pais se conheceram numa fábrica e assim, iniciou-se a nossa família.          Nasci em pleno verão, no dia vinte de janeiro do ano de 1984, na cidade de São Paulo, batizada sob o nome de Fabiana Bispo Ferreira.  Sou a irmã do meio de uma família de três irmãos, Tatiana, a mais velha e Rafael, o caçula.

Lembro-me que minha primeira experiência na vida escolar foi numa “escolinha”, como era chamada antigamente para designar o que hoje conhecemos como escola de educação infantil, aos seis anos. Adorava frequentar esse espaço. Recordo das brincadeiras e até de algumas atividades, que hoje sei que são mecânicas. Infelizmente não consigo me recordar o momento exato em que ocorreu minha alfabetização, no entanto, aos 7 anos, quando entrei para a 1.ª série, já era alfabetizada e conhecia os números.

Aos 7 anos passei a frequentar uma escola maior, na qual passei os oito anos do ensino fundamental. Escola  pública, do governo do Estado de São Paulo e a única estadual nesse bairro ainda hoje. Minha primeira série foi muito marcante, recordo-me do cheiro do perfume da professora da primeira série, o carinho como ela nos ensinava, o jeito atento em que lidava conosco. Foi muito significativo  quando nos ensinou a usar o parágrafo… Ela ajeitou dois dedinhos, indicador e médio, no cantinho da folha para ensinar-nos como deveríamos iniciar nossas produções textuais. Nos quatro anos seguintes fiz muitas amizades, algumas trago na minha vida até os dias atuais.  Gostava de ajudar as professoras… Sempre completava minhas atividades rapidamente para oferecer meu auxílio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.6 Kb)   pdf (192.4 Kb)   docx (237.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com