TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LUDICIDADE E MOVIMENTO EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  4/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.047 Palavras (9 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

        Nesse presente estudo o objetivo principal consiste em investigar a relações existentes entre o lúdico e o desenvolvimento psicomotor, conforme com as contribuições da atividade lúdica para o desenvolvimento global da criança na primeira infância. E mais, aborda-se a ludicidade como elemento integrador do desenvolvimento bem como a relação entre o lúdico e a criança com desenvolvimento psicomotor. Partindo das seguintes problemáticas: até que ponto a criança pode controlar, ou coordenar os seus movimentos? Como propor uma educação psicomotora na educação infantil de forma lúdica? Para elucidar tais questões, este artigo tem como objetivo, aprofundar o conhecimento sobre os diversos significados que se pode ter da psicomotricidade associada a ludicidade na educação infantil. E de fazer algumas considerações sobre a importância da psicomotricidade na Educação Infantil, visando o equilíbrio e o desenvolvimento motor e intelectual da criança desde a mais tenra idade. Ressaltado que a psicomotricidade é importante para a formação integral da criança, por meio da educação psicomotriz toda a criança alcançará o seu próprio esquema corporal, percebendo a si mesma e o meio em que vive.  E o termo lúdico terá como conceito de jogo, brincadeira ou brincar, partindo do pressuposto que brincar é um processo natural na vida dos sujeitos desde a mais tenra idade.

        O procedimento metodológico foi a pesquisa bibliográfica (livros e periódicos científicos). Na metodologia empregaram-se dados ou categorias teóricas já trabalhadas por outros pesquisadores e devidamente registradas. É importante ressaltar que este artigo tem como respaldo a área da psicomotricidade e ludicidade no âmbito escolar, com principais referências as pesquisadoras Marly Santos Mutschele, Regina Maria Ruiz Mafra e Maria Aparecida Cória-Sabini. A seleção bibliográfica foi de autores que fundamentam a educação psicomotora como uma metodologia de ensino que instrumentaliza o movimento humano enquanto meio pedagógico para favorecimento do desenvolvimento total da criança por meio do lúdico.

        Esse artigo está estruturado em dois capítulos sendo que no capítulo 1: Psicomotricidade, ludicidade e suas definições são expostos significados do movimento e do lúdico por vários pesquisadores. E no capítulo 2: O movimento e a ludicidade na Educação Infantil entraremos no mundo da educação psicomotora associado ao trabalho lúdico, e como os professores podem desenvolver a brincadeiras e atividades que envolvam o controle corporal no âmbito escolar.

1 1-        PSICOMOTRICIDADE, LUDICIDADES E SUAS DEFINIÇÕES

        Murcia (2005) as atividades lúdicas que o sujeito pratica ao longo da vida possibilitam distração, educação, entretenimento, recreação e relaxamento. O autor explica que à medida que a criança cresce, seu organismo responde de diferentes formas e utiliza distintas atividades lúdicas. Assim a brincadeira evolui com os desenvolvimentos intelectual, integral, afetivo e físico da criança e se adapta a períodos críticos dessas fases, tais como: conflitos pessoais e sociais.

                 Em relação, a Mafra (2005) a psicomotricidade está relacionada com três fatores: o equilíbrio, a função motora e o desenvolvimento intelectual. Esses fatores estão interiormente ligados na criança desde o seu nascimento. Com isso, na Educação Infantil a criança busca experiências em seu próprio corpo, desenvolvendo conceitos e estruturando o esquema corporal, favorecendo o seu desenvolvimento global.        

        Por isso que é muito importante que nas escolas, desde a educação infantil, as crianças precisam ser estimuladas com exercícios físicos que possibilitem o controle motor e fortaleça a musculatura, e que também desenvolvam a mente para que possa comunicar-se com ao seu redor de forma eficaz e plena.

        Para Oliveira (1997, p.35) “a educação psicomotora deve ser considerada como uma educação de base na pré-escola. Ela condiciona todos os aprendizados pré-escolares”. Sendo assim, a autora afirma que a psicomotricidade leva a criança a tomar consciência de seu corpo, da lateralidade, a situação no espaço, a dominar seu tempo, a adquirir habilidades de coordenação de seus gestos e movimentos.

        No âmbito escolar o papel do professor é fundamental para proporcionar momentos aos alunos que favoreçam o desenvolvimento motor, afetivo e intelectual. Negrine (1986, p.19) frisa que “na educação psicomotora a função do professor é criar desafios constantes e procurar reforçar toda tentativa de execução evidenciada pela criança”. Segundo o autor o mais importante é a tentativa da criança em executar um movimento do que o resultado por ela obtido. Uma sessão de educação psicomotora torna-se mais rendosa quando se consegue uma nova habilidade, por mínima que seja, pois isto representa uma vitória alcançada pela criança.  

        Assim retomando Murcia (2005) entende-se que as contribuições da brincadeira e dos jogos para o desenvolvimento motor, intelectual e social das crianças.

        Então até que ponto a criança pode controlar, ou coordenar os seus movimentos? Como propor uma educação psicomotora na Educação Infantil de forma mais lúdica? A seguir vamos tratar da psicomotricidade e ludicidade na Educação Infantil e como os professores podem e devem propor exercícios que estimulem a educação psicomotriz desde a mais tenra idade, a partir de um trabalho mais lúdico.

2 2-        O MOVIMENTO E A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

        Para Mafra (2005) o autocontrole corporal é a primeira etapa do desenvolvimento infantil. E enfatiza que as escolas precisam ter a responsabilidade de promover o desenvolvimento psicomotor das crianças.

        É importante citar que o RCNEI (1998) recomenda referente à movimento e ludicidade que as crianças desenvolvam até os cinco anos: familiarizar-se com a imagem do próprio corpo; explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e demais situações de interação; ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas suas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação; controlar gradualmente o próprio movimento, aperfeiçoando seus recursos de deslocamento e melhorando suas habilidades motoras para usar jogos, brincadeiras, danças e demais situações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (182.7 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com