TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mundo Romano (Da Monarquia à República)

Por:   •  19/6/2022  •  Resenha  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 2

Mundo Romano (da monarquia à república)

Quais as principais conquistas sociais e políticas dos plebeus?

Direito de ir e vir (ser livre), participar das decisões políticas, leis escritas, direito ao voto, crescimento do poder do exército e não ser escravizados.

Monarquia: época de progresso econômico e cultural;

República: período de intensas guerras e tomada de várias cidades ao redor de Roma.

                O regime monárquico foi à primeira forma política de governo da Roma antiga. Descontentes com a forma de governar no regime monárquico, os povos considerados ricos se revoltaram contra o rei da cidade e o expulsaram da cidade-estado. As concessões políticas proferidas por este rei desagradou aos membros do governo de Roma, e um novo regime político foi adotado (Republicano) “coisa do povo”.

                Antes desta tomada de decisão, os plebeus que era a maioria de trabalhadores considerados pobres, não tenham os mesmos direitos que os patrícios ricos. Eram impedidos de opinar, de participar das decisões tomadas por membros ricos da sociedade romana. O voto dos ricos tinha mais peso que o voto dos plebeus. Foi por isso e alguns outros acontecimentos que os plebeus se revoltaram e decidiram fugir da cidade para montanhas próximas a Roma. Isso fez o governo tomar atitudes que feria o código de leis estabelecidas por eles para a reaproximação dos povos plebeus. Era isso ou não podiam contar com a ajuda dos plebeus na administração e domínio do estado. Tiveram seus direitos assegurados por leis escritas e a liberdade nas decisões que tomassem. Foram grandes os avanços e conquistas reivindicados pelos plebeus. As diferenças sociais continuaram, mas os povos ricos tiveram que aprender a conviver e lidar com as conquistas dos povos plebeus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (40.5 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com