TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PCC - POLITAS PUBLICAS

Por:   •  3/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  796 Palavras (4 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

FERNANDA MANIA NASCIMENTO

PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR (PCC)

POLÍTICAS PÚBLICAS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

São Paulo

2022

  1. Introdução

O objetivo desse trabalho, é através de estudos científicos, apresentar ações públicas que estão presentes no âmbito escolar com intuito de diminuir o índice de analfabetismo com práticas e capacitação para todos os sujeitos envolvidos no processo da educação, participação da família na vida escolar, melhora na escolha dos jovens em seu futuro profissional.

  1. POLITICAS PÚBLICAS

Políticas públicas estão relacionadas ao bem-estar comum, de toda população através de ações e programas criados pelo Estado, para colocar em prática leis da Constituição Federal e outras leis.

As políticas públicas afetam a todos os cidadãos, de todas as escolaridades, independente de sexo, raça, religião ou nível social. Com o aprofundamento e a expansão da democracia, as responsabilidades do representante popular se diversificaram.

Hoje, é comum dizer que sua função é promover o bem-estar da sociedade. O bem-estar da sociedade está relacionado a ações bem desenvolvidas e à sua execução em áreas como saúde, educação, meio ambiente, habitação, assistência social, lazer, transporte e segurança, ou seja, deve-se contemplar a qualidade de vida como um todo.

Alguns programas foram criados para área da educação com a finalidade de trazer melhorias ao ensino base fundamental, com intuito de diminuir o índice de analfabetismo no brasil.

  1. TEMPO DE APRENDER

O programa de alfabetização “Tempo de Aprender”, criado em 2020 traz um novo olhar para alfabetização no 1º e 2º ano do ensino fundamental. Com acompanhamento mais próximo aos alunos, boas práticas, capacitação e valorização para os professores.

“Tempo de Aprender” possui base em 4 Eixos:

Eixo 1: Formação continuada de profissionais da alfabetização;

Eixo 2: Apoio pedagógico e gerencial para a alfabetização, com recursos digitais e software de apoio à alfabetização;

Eixo 3: Aprimoramento das avaliações da alfabetização;

Eixo 4: Valorização dos profissionais da alfabetização. (Ação reconhecimento educacional);

Na prática o programa “Tempo de Aprender”, oferece uma plataforma de cursos para aprimoramento na inicialização da alfabetização, com técnicas a serem aplicadas em sala de aula, trazendo um contato individual para cada aluno com base cientifica trazendo técnicas lúdicas e didáticas para a sala de aula, dessa forma diminuindo o índice de analfabetismo.

O programa conta com várias parcerias, apoio pedagógico com recursos digitais e software, o programa passará por avaliações, para que de fato seja mensurado sua eficiência.

Trazer novas experiências para sala de aula, traz a ideia de que a forma de ensinar vai além do papel, lápis e lousa. É necessário entender que cada criança aprende de forma diferente e entender isso faz com que novas técnicas de ensino sejam aplicadas garantido o entendimento e o ensinamento.

3.1 – CONTA PRA MIM

“Conta pra mim”, também uma ação de políticas públicas. Que envolve o contato da família com suas crianças no processo de leitura. “Conta pra mim”, conta com uma plataforma com dicas e direcionamento para práticas de leitura familiar. Com base nos estudos a literacia familiar influencia no desenvolvimento educacional infantil: o ouvir, falar, ler e escrever.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (86.5 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com