TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANO DE AULA ARTE

Por:   •  22/9/2021  •  Projeto de pesquisa  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 2

PLANO DE AULA - PLANO EMERGENCIAL

Nível de Ensino: Educação Básica.

Componente Curricular da Educação Básica: Educação Artística.

Tema: Descobrindo e recriando os sons do dia a dia.

Série indicada: 1° ano do ensino fundamental.

Duração: 4 aulas com duração de 50 minutos cada.

Objetivo: Desenvolver a capacidade auditiva nas crianças e colocá-las em contato com o sistema de produção de sons.

Conteúdos: Escuta atenta dos sons do cotidiano até mesmo o silêncio, conceitos musicais (timbre, altura, duração, intensidade e ritmo) funcionamento dos instrumentos musicais, mecanismos de propagação sonora e acústica dos materiais.

Habilidade da BNCC: EF01AR15

Recursos: Instrumentos musicais, caixas de papelão, grãos de arroz, pedras, conchas, talheres, pregos, tubos de papelão, bambu, garrafas de vidro e garrafas pet.

Etapas: Reservar a primeira aula para as crianças ouvirem atentamente os sons de diferentes locais dentro da escola (sala, cozinha, pátio) e fora dela (em casa, ruas movimentadas e parques).

Na segunda aula, deve-se propor que as crianças expressem o que ouviram de forma lúdica, elas podem fazer isso ao desenhar ou imitar o objeto que gerou o som que mais chamou sua atenção. A intenção é mostrar onde há sons fortes, suaves, bonitos, repetitivos etc, e através disso estimular o conhecimento e aprimorar a percepção do que se encontra à sua volta.

Já na terceira aula, os alunos deverão analisar sons semelhantes aos que foram estudados nas duas aulas anteriores. Para isso, deve-se abrir um diálogo e pedir para que os alunos digam o que escutaram, identificando altura, intensidade e duração. Por exemplo, que som faz um talher contra o outro? E se alguém bater mais forte? O que acontece se isso for feito dentro de uma caixa de papelão? Tudo isso para que o aluno perceba que diferentes objetos podem fazer sons semelhantes e mostrar como existem variedades sonoras ao nosso redor.

Já na última aula, através de uma variedade de materiais, os alunos com o auxílio do professor deverão elaborar instrumentos que possibilitem a criação de sons semelhantes ao que foi analisado nas aulas anteriores. Em seguida as crianças irão entender melhor o funcionamento dos instrumentos na prática. Por fim, os alunos deverão expor e tocar os instrumentos elaborados por eles mesmos.

(Para a produção de sons, sugira a montagem de chocalhos com latas de metal, arroz ou pedras. As garrafas de vidro produzem diferentes sonoridades conforme a quantidade de água colocada dentro).

Avaliação: Verificar se a turma diferencia e classifica os sons durante as atividades e avaliar se, na hora de produzir os instrumentos, todos entenderam seus princípios básicos de funcionamento.

Referências:

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofi nal_site.pdf

https://www.sponte.com.br/plano-de-aula-de-acordo-com-a-bncc/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (40.3 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com