TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANO INDIVIDUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

Por:   •  12/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.004 Palavras (5 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 5

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR FRANCISCANO

CURSO DE PEDAGOGIA

MARIA CLARA MEDEIROS DE ARAÚJO

PLANO INDIVIDUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

Paço do Lumiar

2021

MARIA CLARA MEDEIROS DE ARAÚJO

PLANO INDIVIDUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

Plano Individual apresentado ao curso de Pedagogia do IESF, como requisito para realização do Estágio.

Paço do Lumiar

2021

PLANO INDIVIDUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

1 IDENTIFICAÇÃO

Estagiário

Nome do Estagiário:

Maria Clara Medeiros de Araújo

Curso:

Pedagogia

Período:

6º período

Código:

214587

Telefone:

(98) 9 8791-1188

E-mail:

Clarinha.9903@gmail.com

Campo de Estágio

Empresa/ Instituição:

Escola Adventista da Cidade Operária

Endereço:

Av.01, Unidade.103, nº 01, Cidade Operária, São Luis/MA

Telefone:

(98) 2108-8030

Site:

Cidade operária

Supervisor – Professor Orientador

Nome:

Ana Luiza Pinheiro

Telefone:

(98) 98840-2659

E-mail:

analuizanormalizar@gmail.com

Supervisor Técnico

Nome:

Waldirene Silva de Sousa Lima

Cargo:

Coordenadora Pedagógica

Telefone:

(98) 8895-5244

E-mail:

wal.butterfly@hotmail.com

2 ÁREA DE ATUAÇÃO ESPECÍFICA

    Como primeira etapa da Educação Básica, a Educação Infantil é o início e o fundamento do processo educacional. A entrada na creche ou na pré-escola significa, na maioria das vezes, a primeira separação das crianças dos seus vínculos afetivos familiares para se incorporarem a uma situação de socialização estruturada. As creches e pré-escolas, ao acolher as vivências e os conhecimentos construídos pelas crianças no ambiente da família e no contexto de sua comunidade, e articulá-los em suas propostas pedagógicas, têm o objetivo de ampliar o universo de experiências, conhecimentos e habilidades dessas crianças, diversificando e consolidando novas aprendizagens, atuando de maneira complementar à educação familiar – especialmente quando se trata da educação dos bebês e das crianças bem pequenas, que envolve aprendizagens muito próximas aos dois contextos (familiar e escolar), como a socialização, a autonomia e a comunicação.                                                                                                

3 JUSTIFICATIVA

    A identidade dos profissionais da educação infantil é formada na dinâmica da teoria e da prática. Nesse processo, o saber docente se forma na prática docente, e esse processo é o alicerce da formação de professores. Pode-se dizer que os estágios obrigatórios podem contribuir para a formação de professores, pois é um momento para o estagiário vivenciar suas atitudes, comportamentos, conhecimentos, valores e habilidades a partir das particularidades dos professores. A experiência de estágio no jardim de infância estimula o interesse e a curiosidade. Nesse sentido, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) promove a prática da Educação Infantil, que é um espaço para os futuros professores vivenciarem o cotidiano de trabalho desse nível de ensino. Portanto, o conhecimento da prática de formação de professores no futuro auxiliará na construção e no fortalecimento das categorias profissionais.

Diante dessas reflexões, fica claro que a prática curricular na educação infantil é um processo indispensável para a profissão docente, pois prepara os futuros professores para os desafios profissionais.

4 OBJETIVOS

   Observação por meio de investigação, sob orientação da equipe de consultores de estágio, por meio do espaço escolar que transforma a teoria em prática na realidade social escolar onde estão inseridos alunos-professores e educadores;

  Analisar o desenho e integração do processo de ensino, bem como o desenho do planejamento, execução, acompanhamento e avaliação dos cursos, recursos e estratégias, e do processo escolar nas atividades propostas no campo da prática pedagógica e / ou gestão;  

  Compreender que os estágios de cursos supervisionados são organizados dentro de diretrizes definidas por legislação específica e estão atrelados a tarefas exigidas à formação acadêmica.

 

4.1 Geral

Além de promover a exploração, descoberta e experimentação, também promove o desenvolvimento físico, esportivo, cognitivo, social e emocional de jovens estudantes. É também nessa fase que as crianças começam a interagir com pessoas fora de suas famílias e comunidades, principalmente por meio de jogos e atividades lúdicas.

4.2 Específicos

Considerar o conhecimento prévio dos alunos e desenvolver atividades que visem a aproximação ao universo das linguagens (escrita, leitura, música, artes, jogos corporais); representação matemática, conhecimento de mundo e natureza.

Permitir que a criança pense, compartilhe informações, aprenda a formular questões a partir de textos e imagens, estabeleça conhecimento, tendo uma postura de investigação e curiosidade, ampliando assim seu universo cultural.

Permitir que a criança pense, compartilhe informações, aprenda a formular questões a partir de textos e imagens, estabeleça conhecimento, tendo uma postura de investigação e curiosidade, ampliando assim seu universo cultural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (82.5 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com