TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANO INDIVIDUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Por:   •  21/4/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.784 Palavras (8 Páginas)  •  899 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE DO MARANHÃO – FACAM

CURSO DE PEDAGOGIA

CAMILA FERREIRA DA SILVA

PIES – PLANO INDIVIDUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

EDUCAÇÃO INFANTIL

SÃO LUÍS – MA

2021

CAMILA FERREIRA DA SILVA

PIES – PLANO INDIVIDUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

EDUCAÇÃO INFANTIL

Plano Individual de Estágio Supervisionado apresentado à disciplina de Estágio Supervisionado na Educação Infantil, sob a orientação da supervisora docente.

Profa. Esp. Maria Erlinda Miranda Costa

SÃO LUÍS – MA

2021

  1. DADOS GERAIS
  1. Dados de Identificação do Estagiário

Nome: Camila Ferreira da Silva

Endereço: Rua da Companhia n. 5 A

Bairro: Anil      

CEP: 65045230

Cidade: São Luís                        Estado: Maranhão

Email: Camilahcsilva@gmail.com

Telefone: (98) 9 98545-9629

  1. Da Instituição de Ensino Superior (IES)

Nome: Faculdade do Maranhão – FACAM

Endereço: Rua 38, Lote 03.

Bairro: Bequimão

Cidade: São Luís                             Estado: Maranhão

CEP: 65062 – 340

Site: www.facam-ma.com.br

Telefone: (98) 3227- 1238 / (98) 3227 – 8916

Email: faleconosco@facam-ma.com.br

  1. Da Equipe Acadêmica

Direção Geral:

Direção Executiva

Direção Acadêmica:

Coordenação de Curso de Pedagogia: Keila Maria Veras Soares Silva

Supervisor (a) Docente: Maria Erlinda Miranda Costa

  1. Do Campo de Estágio

Instituto Educacional Magnólia

Endereço: Rua Projetada,N° 10

Bairro: Forquilha

Cidade: São Luís                            Estado: Maranhão

CEP: 65110-000

Telefone: (98)

Email:

Etapa de Ensino: Educação Infantil

  1. Da Equipe Pedagógica do Campo de Estágio

Gestor (a):

Coordenador (a):

Profissional de Referência:

  1. DADOS ESPECÍFICOS

  1. Área de Atuação

Educação Infantil

  1. INTRODUÇÃO

O PIES (Plano Individual de Estágio Supervisionado), tem como objetivo principal guiar os passos do estagiário e demonstrar em linhas gerais o que ele pretende fazer; sendo que ele é o condutor para guiar todas as atividades e ações do estagiário no campo de estágio, para que haja assim uma perspectiva de reflexão e ação para uma concepção de estágio com a finalidade de elaborar regências de sala de aula, ou seja, ele proporciona ao estagiário aplicar seus conhecimentos em pratica tendo a base o plano.

Este documento é primordial para o acadêmico estagiário em consequência a desenvolver competências e habilidades adquiridas durante todo o processo de formação na academia em vista de descobrir as melhores práticas pedagógicas em concordância ao contexto da escola infantil e da comunidade em que está inserida, contribuindo, assim, de forma considerável aos discentes, em especial as crianças, priorizando seus conhecimentos e seus níveis levando em consideração ao seu tempo de aprendizagem.

Este documento expõe uma proposta reflexiva baseada nas necessidades da escola e da aprendizagem dos alunos de forma qualitativa e democrática, ou seja, sendo respeitadas as regras e suas rotinas.

  1. JUSTIFICATIVA

O Estágio Supervisionado é um momento do curso de graduação que possibilita o aluno colocar em prática a teoria aprendida em sala de aula. Ele é importante para que haja uma vivência da profissão, aquisição de experiência e desenvolvimento de habilidade ele é a oportunidade de o estudante vivenciar a profissão que almeja. O aluno consegue conhecer seu futuro ambiente de trabalho antes de se formar.  

O estágio supervisionado é regulamentado pela Lei do Estagio ( Lei n° 11.788)  e, em muitos cursos, ele é obrigatório. Sendo assim, o aluno que não cumprir esse momento não pode receber o seu diplomauma vez que estagiar é uma das exigências e conta como disciplina da graduação.

Nesse sentido, é necessário que o estágio na Educação Infantil seja visto como um todo, o estagiário deve realizar propostas, atividades em sala de aula com base na rotina e na vivencia escolar, principalmente quando se trata dos pequenos, de modo que as atividades sejam interdisciplinar, transdisciplinar e lúdicas.  

Aprender a profissão docente no decorrer do estágio supõe estarem atento as particularidades e as interfaces da realidade escolar em sua contextualização na sociedade. Onde a escola está situada? Como são seus alunos? Onde moram? Como é a comunidade, as ruas, as casas que pertencem a adjacências da escola? (PIMENTA, 2010, p.111).

Desta forma, o estágio é um desafio que deve ser cumprido pelo estudante de modo que a observação pode levar de fato um caráter profissional e o Plano Individual de Estagio Supervisionado(PIES) tem o cargo de oferecer suporte ao estudante estagiário em diversos processos didáticos, metodológicos a serem concretizadas na escola, oportunizando crescimento pessoal, profissional do pedagogo, assim como oportunizar a educação significativa de saberes e aprendizagens das crianças pequenas.

  1. OBJETIVOS
  1. GERAL
  • Compreender as teorias e demais informações aprendidas no decorrer da vida acadêmica na pratica.
  1. ESPECÍFICOS
  • Entender e relacionar as aprendizagens adquiridas na vida acadêmica com a pratica.
  • .Adquirir uma nova visão pedagógica.
  • Observar a sala de aula da educação infantil
  • Participar da semana da criança
  • Planejar rotinas interdisciplinares
  • Ministrar aulas
  • Gravar aulas
  1. PROPOSTA METODOLÓGICA

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é um documento de ordem normativa que estabelece como deve ser o currículo de toda a educação básica, ela tem como objetivo de instituir um currículo universal e fazer com que todos os estudantes, sejam eles de escolas públicas ou particulares, tenham o mesmo nível de conhecimento. O RCNEI é um documento que constitui em um conjunto de referências e orientações pedagógicas que visam a contribuir com a implantação ou implementação de práticas educativas de qualidade que possam promover e ampliar as condições necessárias para o exercício da cidadania das crianças brasileiras. Sendo assim a proposta metodológica do estágio supervisionado será baseado nesses dois documentos, pois ambos orientam os professores desenvolver as atividades pedagógicas de acordo com suas necessidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (107.9 Kb)   docx (24.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com