TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO INDIVIDUAL DE ESTÁGIO I SUPERVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  17/2/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.082 Palavras (5 Páginas)  •  666 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE SANTARÉM - CEULS/ULBRA

CURSO BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

VALDECI PEREIRA DE LIMA

 PLANO INDIVIDUAL DE ESTÁGIO I SUPERVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL

SANTARÉM

2021


VALDECI PEREIRA DE LIMA

PLANO INDIVIDUAL DE ESTÁGIO I SUPERVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL

Plano Individual de Estágio Supervisionado em Serviço Social apresentado na disciplina de Estágio I em Serviço Social, ministrada pela professora Me. Ivone Domingos e Silva, do curso de Serviço Social do Centro Universitário Luterano de Santarém.

SANTARÉM

2021

1. IDENTIFICAÇÃO

1.1 INSTITUIÇÃO DE ENSINO

Instituição: Centro Universitário Luterano De Santarém – CEULS/ULBRA

Endereço: Av. Sergio Henn, 1787- Diamantino- CEP: 68025-000- Santarém/PA.

Telefone: (93) 3524-1055

E-mail: ceuls@ulbra.Br

Site: www.ulbra.br

1.2 - INSTITUIÇÃO DE ESTÁGIO

Instituição: Centro de referência de Assistência Social- CRAS  

Endereço: TV. 25, S/N – Nova República CEP: 6805-490

Santarém – PA Telefone: (93) 991618178

Unidade de Estágio: CRAS Nova República

1.3 ESTAGIÁRIO

Nome: Valdeci Pereira de Lima

Matricula: 182007213-1

Endereço: Av: Marajoara N°1053, Bairro: Interventoria CEP:68020-510 Santarém-PA

Telefone: (93) 99179-3366

E-mail: valdecipereiralimast@rede.ulbra.br

1.4 SUPERVISORA ACADÊMICA

Nome: Ivone Domingos e Silva

CRESS- PA Nº 2439

Telefone: (93) 99194-7583

E-mail: ivone.silva@ulbra.br

1.5 SUPERVISOR DE CAMPO

Nome: Jeisilene Maia Oliveira

CRESS- PA Nº 10725

Telefone: (93) 99185-7017

E-mail: jeisileneoliveira@hotmail.com

1.6 PERÍODO DE ESTÁGIO

O Estagio I será desenvolvido no período 08 de novembro a 14 de janeiro 2022, sem previsão para o inicio do Estágio II, no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS Nova República.

1.7 DIAS E HORÁRIOS DE ESTÁGIO

O Estágio I será realizado inicialmente nos dias de terça e quarta, no período da manhã, de 8:00h ás 14:00h.

1.8 PERÍODO DE SUPERVISÃO ACADÊMICA

A supervisão ocorre nas quinta-feira quinzenalmente, sendo estas realizadas através da plataforma online – Google Meet.

2. JUSTIFICATIVA/PROBLEMATIZAÇÃO

O estágio supervisionado em Serviço Social foi inserido na grade curricular como disciplina obrigatória em 1996, com as Diretrizes Curriculares, assim, configura-se como um elemento essencial para a plena formação profissional. O estágio supervisionado em Serviço Social está inserido no Projeto Político-Pedagógico e configura-se como atividade obrigatória, uma vez que é instituído pelas Diretrizes Curriculares (ABEPSS, 1996) do curso de Serviço Social, bem como na resolução n° 533 de 2008 do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) que trata, especificamente, da supervisão direta.

O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Nova República, foi implantado em 27 de junho de 2006. Está localizado à travessa 25, s/nº, tendo como ponto de referência a Escola Estadual de Ensino Médio Maestro Wilson Dias da Fonseca, no Bairro Nova República. Sua capacidade de referenciamento é de 5.000 famílias.

Sendo este um prédio próprio da Prefeitura Municipal de Santarém, cujo serviço sócio-assistencial ofertado aos usuários tem como fonte de financiamento o Município e o Governo Federal, através do Ministério da Cidadania.

Constituem o território de abrangência os bairros: Nova República, Vitória Régia, Santo André, Diamantino, Ipanema Cambuquira, São Francisco, Matinha, Bela Vista e Floresta, gerado a partir de movimento de invasão em área de densa vegetação. Atualmente em 2021 o banco de dados do CRAS referência a abrangência de 10.356 famílias cadastradas no CAD.CRAS.

A oferta dos serviços sócio assistenciais no CRAS Nova República se efetiva de forma sistemática e consecutiva, na qual participam famílias e indivíduos residentes em sua área de abrangência.

A partir do mês de maio/2012, foi instituída a equipe volante, composta de 01 Psicólogo, 01 Assistente Social 01 técnicos do administrativo, é específica para o deslocamento visando o atendimento à população, residente nas comunidades residentes na rodovia Santarém - Cuiabá e rodovia Santarém - Curua-Una. Em 2021, O atendimento e a abrangência do CRAS cresceram de 5.000 famílias para 10.000 famílias acompanhadas, o CRAS Nova República, através da Equipe Volante criou vários pólos nos Quilombos e comunidades do Planalto.

O Centro de Referência de Assistência Social é uma unida pública estatal descentralizada da política de assistência social. Relaciona-se com duas das principais deliberações da Política Nacional de Assistência Social -PNAS /2004: a de que a política deve seguir um aspecto territorial e a de que deve considerar a unidade familiar como ponto focal para compreensão das vulnerabilidades e potencialidades da população e como objeto central de sua ação preventiva e protetiva. A sua capilaridade propicia o acesso das famílias a rede de proteção social de assistência social, sendo a porta de entrada do SUAS, sendo assim o serviço social atua de forma direta junto ao Sistema Único de Assistência Social – SUAS (2005), que tem como uma das suas conjeturas a efetivação de uma Assistência Social na perspectiva do direito, realizada de forma integrada e articulada com as demais esferas da proteção social.

Deste modo, podemos então compreender a importância do estagiário do curso de Serviço Social no campo da Assistência Social Básica, colaborando juntamente com o fazer profissional, desse modo, é no estágio supervisionado que o aluno tem contato com a prática que ele poderá ter após a formação acadêmica, observando e aprendendo a relacionar a teoria e pratica no cotidiano. Não se tiveram limitações neste campo por se tratar de um local já conhecido. Estando no 7° semestre do Curso de Serviço Social é com grande dedicação que tenho estagiado com busca de maior desenvolvimento acadêmico e da futura profissão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (79.7 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com