TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel do Gestor Educacional e o Financiamento da Gestão Pública

Por:   •  24/10/2021  •  Artigo  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 3

CURSO DE PEDAGÓGIA

ATIVIDADE REFLEXIVA – UNIDADE I

NOME: Thaísa Silva Tavares Nogueira

RGM: 21899142

POLO: Alfenas-MG

O papel do Gestor Educacional e o Financiamento da Gestão Pública

        

        O Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado em 26 de junho de 2014, tem um prazo de 10 anos para cumprir as metas que foram estabelecidas, sendo 2024 o fim do prazo de vigência (BRASIL, 2014, p. 14). O andamento das metas é avaliado de 2 em 2 anos, terá a próxima avaliação em 2022. O PNE estabelece a direção, as metas e as estratégias que dirigem o caminho a seguir na área da educação. Sendo assim, os estados e municípios do país necessitam elaborar planejamentos específicos para justificar os objetivos previstos pelo plano, levando em consideração as situações e necessidades de cada lugar.

        Foram estabelecidas 20 metas, todas com o intuito de melhorar a educação para próxima década. Dentre as metas estabelecidas, a Meta 2 visa a universalização do ensino fundamental de 9 anos para toda população entre 6 a 14 anos, garantindo que pelos menos 95% dos alunos até 16 anos concluam essa etapa na idade recomendada.  De acordo com o Observatório do PNE 2021, 82,4% dos jovens de 16 anos concluíram essa etapa em 2020. Esse parcial mostra que ainda tem muito a ser feito para que se cumpra o objetivo da meta 2.

         Para atingir o objetivo da meta 2, é preciso que algumas situações sejam senão resolvidas, amenizadas. A falta de acesso à educação de qualidade no país, onde em todos os estados ainda a política pública não oferecer vagas para todos, as escolas suportam todos os alunos, o transporte escolar é inexistente, profissionais da educação pouco valorizados, entre outras necessidades básicas que interferem na qualidade da educação. Sem as melhorias que são mais que necessárias, são essenciais, as chances da meta se cumprir são grandes.

        Sendo uma meta de importância ímpar para os profissionais da educação, a meta 18 tem como objetivo valorizar um ofício tão antigo que parece ter ficado no esquecimento daqueles que usufruíram dele para chegarem onde estão, seja onde for, o professor, educador, pesquisador. Profissionais motivados se comprometem mais e esse comprometimento faz toda diferença com crianças e jovens em um ambiente escolar.  Para que uma política educacional de certo e seja um sucesso é indispensável que busque a qualidade que está registrada na Constituição. Contudo, a valorização dos profissionais da educação em todo o sistema de ensino é fundamental para fortalecer a política educacional. Um plano de carreira, salários sustentáveis, locais de trabalho com qualidade apoio ao trabalho a ser realizado, entre outras melhorias merecidamente almejadas são os objetivos da meta 18, que ainda não foi alcançada. Somente com empenho dos governantes e conscientização destes, para a relevância dos profissionais da educação,  essa meta será cumprida no tempo do plano de vigência.

Referências bibliográficas

Disponível em: https://www.observatoriodopne.org.br/meta/gestao-democratica/. Acesso em: 22 ag. 2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (69 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com