TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel do Gestor Educacional e o Financiamento da Educação Pública

Por:   •  11/1/2022  •  Dissertação  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 3

Unidade I: O papel do Gestor Educacional e o Financiamento da Educação Pública  

Nesta primeira unidade o foco gira em torno do papel do gestor educacional e o que se é preciso saber para que essa função seja realizada da melhor forma. E aliado a isso é de grande importância entender como a educação é financiada e de onde e de quais formas estes recursos são disponibilizados para que sejam cumpridas as tarefas do âmbito educacional.

Fica claro que o gestor tem um papel fundamental e de suma importância na escola, é ele que precisa ter um olhar global sobre o ambiente escolar, sabendo se posicionar e nas tratativas de buscar soluções para todo e qualquer problema que se possa enfrentar no ambiente escolar. Além disso, é ele que deve interligar o trabalho administrativo com os esforços pedagógicos, visando agregar valor a todas as partes que ligam a escola, e principalmente aos membros da equipe que nela trabalham.

Para que uma escola alcance êxito, e cumpra o que se é proposto em seu projeto político pedagógico é preciso que os membros de todo corpo do ensino e toda comunidade, trabalhem como um só. Uma escola que consegue algo próximo disso com certeza estará no caminho certo. Sendo assim, o agir democrático é de grande e extrema importância para que se consiga êxito em todo processo educacional.

Do mesmo modo Lück et al (2005) nos afirma que,

ao se referir às escolas e sistemas de ensino, o conceito de gestão democrática envolve, além dos professores e funcionários, os pais, os alunos e qualquer outro representante da comunidade que esteja interessado e na melhoria do processo pedagógico. (LÜCK. et al, 2005, p.17)

Além do trabalho do gestor na organização do ambiente escolar, foi de grande importância entender que os recursos financeiros são disponibilizados através de políticas públicas educacionais, posso destacar o fundo que em minha concepção é um dos mais importantes para manter o processo educacional, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da educação Básica (Fundeb), que é um fundo que tem como objetivo de ser aplicado da manutenção e melhora das condições e desenvolvimento do ensino.

Conforme a Lei 11.494 (2007), afirma que,

Art. 2o Os Fundos destinam-se à manutenção e ao desenvolvimento da educação básica pública e à valorização dos trabalhadores em educação, incluindo sua condigna remuneração, observado o disposto nesta Lei.

Portanto, podemos concluir que uma escola que vise ter êxito e alcançar o que é proposto em seu projeto político pedagógico, deve primeiramente agir como um todo e pensar democraticamente, sendo o gestor o grande responsável por fazer a conexão entre toda a comunidade escolar para que todos possam contribuir com ideias e concepções que agreguem valor ao que se é proposto no âmbito educacional.

Contudo, aliada a uma boa gestão, estão as tratativas dos recursos financeiros que são disponibilizados para enriquecer o ambiente escolar, e é de total importância que estes recursos sejam bem administrados e usados para seus devidos fins, através de incentivo por exemplo, a formação continuada dos professores da educação pública.

Referências bibliográficas

BRASIL. Lei n. 11.494 de 20 de junho de 2007 (Lei do Fundeb). Ministério da Educação. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB e dá outras providências. Brasília, DF: MEC, 20070.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (54.3 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com