TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Reflexiva – Unidade I- O papel do Gestor Educacional e o Financiamento da Educação Pública

Por:   •  28/3/2022  •  Relatório de pesquisa  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Nome Completo: Daniela Benila Monteiro

RGM: 28416732

Instituição: Cruzeiro do Sul Virtual  Unifran

Data: 29/11/2021

Curso: Pedagogia

Disciplina: Práticas de Ensino em Gestão Educacional

Atividade Reflexiva – Unidade I- O papel do Gestor Educacional e o Financiamento da Educação Pública  

O Plano Nacional de Educação (PNE) é uma lei em vigência desde 25 de junho de 2014, em atendimento à Constituição Federal de 1988, que confere ao País a obrigação de planejar o futuro de seu ensino, com o objetivo de oferecer uma Educação com mais qualidade para toda população brasileira. Analisando as metas do PNE destaco 2 que considero de grande relevância:

Meta 5:

 Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental.

A quinta Meta do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 é relativa à alfabetização de crianças. É uma meta bastante ousada, no que pertence à garantia de alfabetização de todas as crianças até o final do terceiro ano escolar. Garantir a alfabetização de todos significa adotar estratégias eficientes de trabalho, tanto no que se refere ao trabalho do professor quanto à capacidade da instituição escolar de gerir e dar apoia a esse trabalho, e, sobretudo, de compreender como se dá o processo da alfabetização.

No meu ponto de vista esta meta está longe de ser alcançada, a precariedade das escolas públicas e o desinteresse de pais e alunos contam bastante para isto.  Considera-se que, sem investimento, não é possível conceber uma educação de qualidade. Sem financiamento, os programas deixam de ser eficientes. Na prática, é nas escolas que se percebe que, sem financiamento para educação, os professores ficam reféns dos discursos políticos e da avaliação excludente, e são apontados como os únicos culpados pelo fracasso escolar. Constatamos que a Meta 5 do PNE 2014-2014 apresenta um foco nas políticas de currículo, isto nos faz pensar que elas devem apoiar a implementação da Base Nacional Comum Curricular.

Meta 6:

Oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% (vinte e cinco por cento) dos(as) alunos(as) da educação básica.

As metas citadas são propósitos que organizam a educação brasileira tendo em vista garantir o direito a educação básica com qualidade. Sabemos que essa meta está voltada a demanda por mais questões uma vez que necessita igualar tanto em estrutura física como em estrutura educacional para que a meta seja, de fato alcançada. Precisamos de grandes investimentos para que as duas metas sejam alcançadas.

É importante também a existência de um projeto bem estruturado em comum acordo com município, estado e governo federal. Eu acredito que fica muito difícil essas metas chegarem a ser cumpridas até 2024, pois com tanta desigualdade social, e com um ensino com tanta precariedade e falta de recursos e com essa pandemia do corona vírus não conseguirão que efetivem essas metas até 2024.  Precisamos de Políticas Públicas Educacionais que visa a manutenção e a melhoria da qualidade da educação no Brasil, é preciso que todos os envolvidos no processo educacional participem das ações governamentais colocando-as em prática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (112.5 Kb)   docx (25.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com