TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Ação Gestão Escolar

Por:   •  28/1/2022  •  Trabalho acadêmico  •  770 Palavras (4 Páginas)  •  790 Visualizações

Página 1 de 4

1. PLANO DE ACÃO

1.1. IDENTIFICAÇÃO

Estagiário (a): Kerika Alessandra Modesto da Silva

Escola: Futuro Brilhante

Disciplina: Gestão Escolar

CONTEÚDO

A importância da Inclusão familiar, escolar e social.

OBJETIVOS

  • Reconhecer a importância da inclusão do cidadão nas instituições que são ambientes de formação para o desenvolvimento na sociedade;
  • Identificar situações de risco dentro dos ambientes formadores do caráter do cidadão em fase de crescimento e adaptação ao convívio social;
  • Promover encontros multidisciplinares no atendimento a comunidade local;
  • Desenvolver consciência crítica/reflexiva a respeito da preservação da integridade física, emocional, mental, intelectual do aluno para o bem estar.

  •  1.2. SÍNTESE DO ASSUNTO

        A gestão escolar têm um compromisso de trabalhar os conteúdos administrativos e pedagógicos . E esse processo terá êxito exemplar e satisfação para todos os protagonistas (família, escola, sociedade) quando esses agentes compreenderem a diferença que farão para o futuro das próximas gerações, se tiverem a disposição em aplicar tempo, empatia, experiências, conhecimentos, valores, princípios. Ou seja, uma troca de rotina diária com aprendizados nas mais diversas situações dos relacionamentos interpessoais

        Todos temos algo a ensinar ou aprender em todas as fases do ciclo da vida, e a participação, interação das instituições formadoras de opiniões são o ponto chave familiar, escolar, social das crianças , adolescentes, jovens até adultos que por revezes da vida estão em evasão familiar, escolar e social.

        Daí surgem as indagações: há mais não tenho nada haver com isso ou aquilo!

Têm sim! A sociedade é formada com a contribuição de todos os cidadãos que fazem parte da comunidade local, regional, nacional, global, mundial. Cada ser humano é responsável por colaborar com as demandas de tudo aquilo que faz parte da sua história de vida.

Ao diretor cabe, então, o papel de garantir o cumprimento da função educativa que é a razão de ser da escola” (Saviani, 1986, p.190)

        A gestão escolar democrática compartilhada é justamente favorável ao interesse comum e coletivo desses agentes participativos realizadores que proporcionam as mudanças e recursos criativos no atendimento das necessidades que quando sistematizadas e problematizadas, tendem a serem solucionadas.

        Diante dessa síntese podemos concluir que,

Por um lado, é necessária uma mudança das condições sociais para criar um sistema de ensino correspondente, e, por outro lado, é necessário ter um correspondente sistema de ensino para poder mudar as condições sociais. Por isso, devemos partir das situações existentes.(Manacorda, 1991, p.88).

        

        

2. DESENVOLVIMENTO DA AÇÃO

        O encontro será uma proposta de participação e interação entre todos os formadores de educação da sociedade no que tange ao conhecimento e a troca de experiências para buscar o equilibrio em conhecer as dificuldades e problemas que os relacionamentos enfrentam no cotidiano seja na família, escola, espaços sociais como um todo. Faremos uma reunião aberta a comunidade local com palestra com profissionais de áreas especificas ( psicólogo, nutricionista, psicopedagogo, psiquiatra, neurologista). Cada um terá um tempo curto mais de precisão para explanar um pouco sobre como identificar situações de riscos a saúde física, mental, emocional, que interferem no aprendizado e desenvolvimento durante o processo de formação escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (85.9 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com