TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Portfólio Artes

Por:   •  27/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  688 Palavras (3 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

A disciplina tem como objetivo demonstrar a importância da arte na educação infantil, pois através dela a criança expressa seus pensamentos, sentimentos e emoções, estimulando a criatividade.

Devemos como professores deixar o paradigma de tudo pronto, pois o aluno precisa criar e dar asas a imaginação, desta forma estamos formando cidadãos críticos e autênticos.

Arte na Escola

A arte é a área do conhecimento que abrange o desenvolvimento e a prática da linguagem visual. É durante esta disciplina que a criança terá o contato com esta linguagem, gradativamente, de acordo com a sua idade. Além de oferecer oportunidade de auto-expressão, as artes são consideradas um importante meio para o desenvolvimento social, pois é através das aulas de artes que ocorrem importantes possibilidades de interações sociais e trocas de experiências.

Desde a infância a criança utiliza o desenho para a representação da realidade, e como expressão dos sentimentos.

Este processo de criação em que a criança faz a seleção, interpretação e reformulação dos elementos é de extrema importância, pois ela direciona para o trabalho artístico parte de si própria expressando seus pensamentos, sentimentos e emoções.

 É importante discutirmos a maneira como o ensino da arte vem sendo aplicado nas escolas e o quanto pode ser prejudicial à interferência inibidora do adulto no processo criativo da criança, no sentido de influenciar e direcionar a criança a utilizar determinada cor e até a pintar formas já prontas.  O adulto pode desta maneira interferir no processo criativo e até inibir a criança a utilizar a arte como meio de expressão.

 Através do fazer artístico as crianças podem criar as suas próprias produções, sendo este um período de exploração e conhecimento das diversas possibilidades de criação.

Na educação infantil as possibilidades de atividades que explorem o desenvolvimento das crianças são imensas, mas ainda há escolas que utilizam materiais que tem como suporte os desenhos prontos. E como se não bastasse, as crianças são conduzidas a obedecer aos contornos e usar determinada cor, ou seja, alguns professores não estão possibilitando o trabalho com a expressão individual da criança, impossibilitando a criança de usar a criatividade e a imaginação.

Consideramos que o ensino da arte é muito importante para o desenvolvimento

infantil. As crianças estão em constante procura de novidades, por isso tem necessidade de tocar nos objetos de experimentar novas sensações de descobrir novas possibilidades, portanto é nessa fase que o contato com a arte pode ser extremamente positiva para o seu desenvolvimento.

O educador tem que ter iniciativa de promover atividades instigantes, pesquisar coisas novas, ter o desejo de ensinar e fazer do ensinar um momento mágico. Mas sabemos, que para o ensino em artes ser de fato satisfatório dependemos de muitas variantes que vão desde a formação dos professores, da metodologia por eles utilizada, do currículo inflexível e da instituição que por sua vez considera as aulas de arte hora de lazer. Neste caso, o educador fica sem liberdade de inovar em seu ensino, pois está amarrado a seguir o currículo escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (76.1 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com