TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Portfólio Ciclo Licenciatura em Computação

Por:   •  9/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

2ª Graduação – Computação (Licenciatura)

 

Disciplina:

Base Nacional Comum Curricular (Bncc): História, Concepção, Política e Referenciais Pedagógicos

Professor Responsável:

Gustavo Pimenta Ricci

Tutora:

Ana Paula do Carmo Marcheti

RA:

8079147

Aluno:

Rodnei Leite de Barros 

Turma:

DGCOM2101SRBA2I

Unidade:

Batatais (polo Sorocaba) – Ciclo 2

1ª Pergunta: Cite 5 ações do professor de como assegurar a progressão de aprendizagens dos estudantes ao longo de toda a Educação Básica (considerando sua etapa como professor), tendo como foco o desenvolvimento de competências e tendo certeza que os alunos estão incorporando as aprendizagens essenciais (essenciais não quer dizer o básico) e o professor não apenas seguindo um rol de capacidade/aptidão/habilidade (que são as competências a serem desenvolvidas). O ensinar precisa ter significado para o aluno e não ser automatizado.

(0,2) 1. Ser Coerente entre ensino e aprendizagem.

Consideração: Tenho visto muitos casos onde o educando tem um conteúdo desenvolvido em sala ou no livro didático e outro sendo cobrado ou em outro nível na avaliação, isto remete uma incoerência profunda e descaso com a aprendizagem do educando.

(0,2) 2. Acompanhar o desenvolvimento das estratégias.

Consideração: Os educandos necessitam de acompanhamento contínuo e de qualidade e este acompanhamento irá direcionar os esforços do professor em prol da aprendizagem do educando, lembrando que a função do professor está em prol da aprendizagem do aluno.

(0,2) 3. Registrar.

Consideração: O registro é fundamental! Vemos no mundo que estamos, uma disputa por dados (bancários, de escolha, de gostos, etc...) e seriamos muito simplicistas se desprezássemos os dados (registro) em função da aprendizagem.

(0,2) 4. Avaliar de forma dinâmica.

Consideração: A avaliação não é um momento punitivo, ela é terna e tem como objetivo direcionar a aprendizagem de forma a providenciar soluções a aprendizagem e não a de causar traumas ou punitivo ao educando. Avaliar de forma dinâmica é estar sempre em constante avaliação e o dinamismo de mudanças se necessárias.

(0,2) 5. Retomar conteúdos para assegurar o progresso da aprendizagem do aluno.

Consideração: A retomada de conteúdos é uma forma pelo qual o professor poderá “garantir” ou amenizar influxos de sua avaliação. Como seres humanos, não somos perfeitos ao avaliar e assim poderemos cometer o erro de pressupor que todos adquiriram a aprendizagem “necessária” para aquela situação acadêmica, porem ao admitirmos a retomada de conteúdo de forma consciente estamos reforçando a aprendizagem em quem já assimilou e dando uma nova “chance” aquele educando que ainda não está firmado na situação acadêmica abordada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (86.8 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com