TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É EDUCAÇÃO

Tese: O QUE É EDUCAÇÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2014  •  Tese  •  1.109 Palavras (5 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE DE CIÊNCIAS EDUCACIONAIS CAPIM GROSSO

Recredenciada pela Portaria nº 344, DOU de 05/04/2012.

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA.

BRANDÃO, CARLOS RODRIGUES

O QUE É EDUCAÇÃO/ CARLOS RODRIGUES BRANDÃO SÃO PAULO: BRASILIENSE,2007(COLEÇAO PRIMEIROS PASSOS : 20)

49ª REIMPR. DA 9 ED.DE 1981

ISBN85-11-01020-3

I. EDUCAÇÃO I. TÍTULO II SERIE.II SÉRIE

Segundo o autor, livrar-nos da educação é impossível, pois, estamos em constante envolvimento com ela, seja na rua, em casa, igreja, escola aprendemos e ensinamos uns aos outros. Benjamin Franklin utilizou trecho de uma carta escrita há muitos anos por índios, que foi enviada aos Estados Unidos a qual relata que cada povo, nação possui a sua própria maneira de educação, o que é bom e certo para uma sociedade, não tem utilidade nem sentido para outra. A educação acontece, de acordo com as necessidades e cultura de cada sociedade, não existe uma única forma e modelo de educação, não é só na escola que aprendemos e o professor não tem o poder de educar sozinho.

De acordo com Brandão a educação pode ser livre ou em conjunto para transmissão de saber, ideias e crenças, ou de forma concentrada de poder que sempre a utiliza como argumento para dominar outros povos, revigorando assim a diferença social entre os homens. Através da educação pode se criar guerreiros ou burocratas, ela participa na prática de convivência e trocas de saberes que formam tipos de sociedades, esta é a sua força, por outro lado, o educador acreditando na sua capacidade, livre para educar acaba sendo usado para ensinar interesses políticos a sociedade que convive, esta é a sua fraqueza.

No mundo dos bichos eles aprendem através do instinto, observando e repetindo as ações de sua espécie, o ser humano que transforma e cria situações no seu cotidiano à arte de aprender e ensinar que chamamos de educação, com ela o homem evolui. Em aldeias indígenas a educação acontece de maneira natural, com a convivência as crianças observam e aprendem, exceto quando é chegada hora de tornar os jovens em adultos, esses passam por treinamentos especializados efetuado por membro mais experiente da aldeia, as meninas são orientadas para assumirem papel de esposa e mãe. A educação mesmo em sociedades primitivas acaba sendo utilizada com fins políticos e consequentemente causando divisões de grupos em busca de maior poder de aquisição. Os indígenas sempre educam conforme a vocação e talento de cada componente do grupo, esta seleção torna bem mais eficaz a prática pedagógica a ser aplicada levando em consideração as diferenças individuais, tornando o aprendizado proveitoso.

Todas as sociedades desde Atenas a Roma aprenderam a conviver com a educação do mesmo jeito, com fidelidade à pólis tendo como modelo a educação praticada em Atenas e Esparta, que buscava formar cidadãos capazes de pensar, a educação era voltada a formação física e intelectual, os gregos tem o homem educado como uma obra de arte perfeita. A formação de meninos, Paidéia dava-se por volta dos sete anos de idade, antes disso ficavam na companhia da mãe e escravos domésticos, essa educação não era gratuita nem para todos, foram os filósofos sofistas que democratizaram o ensino superior tornando acessível a quem pudesse pagar. Brandão destaca o aprendizado grego o qual foi esquecido atualmente, a educação humanista resultado da ação do homem na sociedade em que vive, é o conviver que educa e a escola é tão somente um lugar onde a educação acontece de maneira formal.

A educação praticada em Roma buscava a formação de consciência moral, a criança aprendia em casa com os pais, pois a educação delas é uma tarefa doméstica independentemente de sua condição financeira, e o que elas mais aprendiam era preservar os valores morais de seus antepassados. Diferente dos gregos, os romanos tinham uma educação com finalidade de trabalho com a terra e a vida com o intuito da igualdade através do trabalho.

Conforme o autor quando se refere ao o que é educação e para que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com