TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que Quer Dizer “trabalho pedagógico”?

Por:   •  18/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  826 Palavras (4 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 4

3. O que quer dizer “trabalho pedagógico”?

Uma vez que entendemos o significado de o que é pedagogia e do que é ser pedagogo, já concluímos a base para o significado a respeito do trabalho realizado por esses profissionais.

Inicialmente devemos pensar tal trabalho em sua base, ou seja, o que o pedagogo deve levar em consideração no momento em que se submete a uma sala. Refere-se a todas as características que essa sala apresenta, desde a faixa etária até as especificidades da comunidade, família do individuo/aluno que estará em sala para receber os ensinamentos e cuidados do professor.

Uma vez que a realidade da sala é entendida, algumas práticas de cidadania e ética devem ser consideradas pelo profissional. Onde dentro destas, algumas específicas que atendam as necessidades devem ser tomadas como de maior relevância. Tal postura torna o trabalho do professor mais realista, uma vez que atendendo as necessidades e mostrando como os conhecimentos devem acontecer de acordo com a realidade, promove uma maior integração da sala obtendo resultados significativos.

Como descrito no livro “Pedagogia da Autonomia” no capítulo “Ensinar exige respeito aos saberes dos educandos” de Paulo Freire

(...) dever de não só respeitar os saberes com que os educandos, sobretudo os das classes populares, chegam a ela - saberes socialmente construídos na prática comunitária - mas também, como há mais de trinta anos venho sugerindo, discutir com os alunos a razão de ser de alguns desses saberes em relação como ensino dos conteúdos (FREIRE, 1996, p. 16).

O ato de oferecer conhecimento deve seguir os princípios básicos para viver em sociedade, que para além da escola, deve-se levar em consideração a realidade da família, pensando em um lar bem estruturado com funções bem definidas dos pais, irmãos e até mesmo outros familiares. Informações ou conceitos básicos de como devemos nos comportar, tradições religiosas, políticas, alimentares, etc., devem ser consideradas.

É papel do pedagogo ampliar as relações entre professor e aluno, e entre os alunos, deve ainda, auxiliar na ampliação do processo de aprendizagem da criança, elaborando propostas educativas, além de ampliar o conhecimento do em relação ao seu aluno, ampliar a diversidade de metodologias (proporcionando autonomia no desenvolvimento de relações de sucesso com diversas especificidades de alunos).

Tal trabalho envolve a escolha que o pedagogo faz por métodos oferecidos ao longo da história por pensadores da pratica, as maneiras de como esses métodos são transmitidos e os processos educativos utilizados. Mas deve ser vista como algo mais que isso, pois oferece ainda a necessidade de investigações pelos profissionais para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem.

Neste sentido, quando o pedagogo pensa na maneira de como o seu trabalho será realizado deve levar em consideração sobretudo que

(...) nas condições de verdadeira aprendizagem os educandos vão se transformando em reais sujeitos da construção e da reconstrução do saber ensinando, ao lado do educador, igualmente sujeito do processo. Só assim podemos falar realmente de saber ensinando, em que o objeto ensinado é apreendido na sua razão de ser e, portanto, aprendido pelos educandos (FREIRE, 1996, p.14).

O livro de Paulo Freire oferece ainda todas as vertentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (44.2 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com