TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Questionário Rose Neubauer

Por:   •  11/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.193 Palavras (5 Páginas)  •  1.123 Visualizações

Página 1 de 5

ESTUDO DIRIGIDO – Rose Neubauer

RESPOSTAS:

2. De acordo com Neubauer os sistemas educacionais nacionais contemporâneos são extremamente complexos. Segundo a autora, quais princípios caracterizam as políticas de educação desses sistemas?

-Universalidade (oferta de determinados níveis de ensino para todos os cidadãos)

-Obrigatoriedade (para as faixas etárias e/ou nível de conhecimento determinados socialmente)

-Presença e atuação do Estado na garantia do financiamento, público e/ou privado (existência de recursos para cumprir a obrigatoriedade e universalidade compulsórias).

3. Por que a Revolução Francesa é considerada um marco no estabelecimento do perfil de escola e papel do Estado na contemporaneidade?

A Revolução Francesa deixou como legado os direitos fundamentais, que devem ser garantidos à todos os seres humanos.

Ela, por sua vez, definiu o pefil de escola e o papel do Estado na universalização do direito à educação, presente até os dias atuais.

A INSTRUÇÃO foi considerada o instrumento por excelência para garantir a igualdade, a liberdade e a fraternidade. Logo, seria imprescindível a existência de uma escola a serviço da nação e administrada pelo poder público.

Propõem que a escola deveria ser universal e gratuita.

As publicações do período, atribuem ao Estado o dever de ensinar e prover escolas.

4. A Revolução Industrial introduziu uma nova dimensão na necessidade de instrução por parte da população.

a) Qual o elemento determinante dessa necessidade?

O modelo de escola fundamental (que defende a existência de escolas de ensino primário públicas, obrigatórias e leigas).

b) Como esse elemento se relaciona com o modelo dual dos sistemas de ensino e em que ele difere da perspectiva dos revolucionários franceses?

- Relaciona-se:

O modelo de escola fundamental posteriormente se estenderia a toda a população, ou seja, se tornaria de caráter universal.

- Difere-se:

O modelo dual de sistemas de ensino, também universal, é mais seletivo. Buscando formar, separadamente, jovens destinados às posições dirigentes; e o profissional e pedagógico para os filhos das camadas mais pobres da população.

5. A expansão da escolarização básica na Europa, Estados Unidos e Japão se deu na segunda metade do século XVIII e século XIX. Quando esse movimento começou no Brasil e qual era o contexto educacional do período?

No século XX.

Havia uma massa enorme de analfabetos e sistemas de ensino seletivos, não inclusivos, pouco democráticos, a maioria atendendo a pequenas parcelas da população, ou seja, verdadeiros obeliscos educacionais.

6.Após o fim da II Guerra, diversos tratados e acordos internacionais passaram a discutir a educação em patamares mais aprofundados do que aqueles vigentes nas revoluções burguesas dos séculos precedentes. Como a educação passa a ser considerada nessa nova perspectiva?

A Educação é considerada elemento essencial para a melhoria dos padrões de emprego, saúde e a construção de sociedades mais democráticas e com maior justiça social.

7.No movimento histórico do direito à educação, como se deu sua normatização no Brasil?

No Brasil, além da garantia de educação obrigatória presente nas constituições desde o início da sua Independência, os sistemas de ensino são organizados por lei nacional única, as Diretrizes e Bases da Educação.

8.Quais as principais funções das leis de Diretrizes e Bases da Educação?

Nortear as políticas educacionais e estabelecer formas de financiamento, níveis de ensino, gestão e atribuição de responsabilidades dos diferentes entes federados, assim como a formação e os processos de seleção dos quadros docentes.

9.Em face às Diretrizes e Bases da Educação e demais áreas de atuação social, qual é o papel dos governos que provisoriamente conduzem as políticas de Estado?

O Estado tem a obrigação de fazer escolhas de atuação nas diferentes áreas sociais, ou seja, propor uma agenda especificando como, quando e onde irá atuar, devendo ainda negociar e intermediar os conflitos decorrentes da presença de diferentes grupos de interesses envolvidos com a política proposta.

10. Na área da Educação quais têm sido, historicamente, as prioridades de atuação do Estado brasileiro e quais as consequências dessas escolhas?

A obrigatoriedade de oferta universal implicou que o Estado financiasse os níveis iniciais de ensino em detrimento de investimentos na educação dos jovens e no ensino superior.

No caso brasileiro, essa opção redundou em precária formação no ensino médio, com ausência de profissionalização para o mercado de trabalho, e em sérios conflitos pelo acesso ao ensino superior.

11.Durante a maior parte do século XX, os países ocidentais adotaram as chamadas políticas educacionais de intervenção centralizada.

a) O que isso significa para as políticas de educação?

Nas políticas educacionais de intervenção centralizada, o Estado determina a agenda, prioriza os diferentes níveis de ensino, define seus beneficiários e os responsáveis pela oferta dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (45.6 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com