TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DIRIGIDO ROSE NEUBAUER

Por:   •  6/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  257 Palavras (2 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 2

1. Durante a maior parte do século XX, os países ocidentais adotaram as chamadas políticas educacionais de intervenção centralizada.

a) O que isso significa para as políticas de educação?

b) Quais as repercussões desse modelo para a educação brasileira?

2. Segundo Neubauer qual a grande mudança efetivada nas políticas de Educação no Brasil nas décadas finais do século XX?

3. Como o processo de monitoramento e avaliação dos serviços públicos ofertados, dentre os quais a Educação, afetou a profissionalização do setor?

4. Como a Constituição Federal de 1988 se posiciona em relação ao contexto das políticas educacionais de intervenção centralizada?

5. Que exemplos Rose Neubauer dá de políticas educacionais desenvolvidas nas últimas décadas que tiveram como um de seus objetivos eliminar a influência do corporativismo na educação?

6. Para Neubauer, parece haver uma indicação de que as políticas de educação recente estão se direcionando no sentido de inserção na chamada terceira geração de políticas públicas.

a) O que isso significa?

b) Quais exemplos de repercussões para a Educação dessa forma de se pensar políticas públicas?

7. Em face às Diretrizes e Bases da Educação e demais áreas de atuação social, qual é o papel dos governos que provisoriamente conduzem as políticas do Estado?

8. Quais as principais funções das leis de Diretrizes e Bases da Educação?

9. Nesse movimento histórico do direito à educação, como se deu a normatização desse direito no Brasil?

10. Após o fim da II Guerra, diversos tratados e acordos internacionais passaram a tratar da educação em patamares mais aprofundados que aquelas que vigentes nas revoluções burguesas dos séculos precedentes. Como a educação é considerada nessa nova perspectiva?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (37.2 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com