TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATO DE OBSERVAÇÃO

Por:   •  4/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  653 Palavras (3 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS/ INGLÊS

PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

RELATO DE OBSERVAÇÃO

SHEILA APARECIDA MUNIZ DA CRUZ

RA: 0557192

POLO NOVA MUTUM-MT

ANO 2020

INTRODUÇÃO

Não existe limites para a aprendizagem e o ensino, por esse motivo, a observação e análise da aprendizagem em ambientes escolares e não escolares, tem relevante importância para a formação de futuros educadores.

PONTO DE PARTIDA

O trajeto a ser observado parte da fazenda Cristo Rei onde resido, até a cidade de Santa Rita do Trivelato  em uma área de aproximadamente 40 quilômetros.

AMBIENTES NÃO ESCOLARES

FAZENDA CRISTO REI

O local de ponto de partida é a Fazenda Cristo Rei, onde resido, a localidade rural escolhida fica localizada na estrada rural km 45 após a MT 140, ela fica a 55 km da cidade de Santa Rita do Trivelato.

A fazenda possui 2 mil hectares, divididos em plantações e pastagens.

Possui um total de 3 casas, com famílias, 1 alojamento para abrigo de trabalhadores em épocas de safras e 1 cantina/refeitório.

Nesse local, mais precisamente no refeitório da fazenda, como estamos vivendo em momento de pandemia, sem aulas presenciais, as crianças se encontram uma vez por semana para realizar suas atividades remotas com auxílio de um adulto, normalmente mães que são alternadas mediante organização própria.

FAZENDA BEIJA FLOR

Localizada a 7 quilômetros do ponto de partida a fazenda de 3 mil hectares,  tem como estrutura física: duas casas, um alojamento para funcionários, uma cantina e uma oficina, e um pequeno parque infantil.

Ambas as casas abrigam famílias com crianças em idade escolar, que também realizam atividades remotas em tempo de quarentena.

FAZENDA SANTA CLARA

A fazenda Santa Clara fica localizada a 16 quilômetros do ponto inicial de observação, a propriedade rural de 7 mil hectares tem em sua estrutura, 6 casas amplas, cantina, barracões, 2 alojamentos, Campo de futebol, parque infantil e salão de festas.

Na propriedade moram quatro crianças também em idade escolar, em ensino domiciliar e remoto.

 

AMBIENTES ESCOLARES

DISTRITO DE PACOVAL

O distrito de Pacoval é  uma comunidade de aproximadamente 380 habitantes lá  encontramos ambientes não escolares como praças, Campos de futebol e igrejas, contudo durante todo o trajeto até aqui  lá encontramos o primeiro  ambiente escolar.

ESCOLA MUNICIPAL NOVA BRUSQUE

Essa instituição pública conta com um prédio físico com oito salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, quadra poliesportiva, secretaria, sala de professores e refeitório.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (78.4 Kb)   docx (29.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com