TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATORIO DE ESTAGIO

Por:   •  23/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  819 Palavras (4 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ

CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO OBSERVADA

O PAPEL DO PEDAGOGO NAS ORGANIZAÇÕES NÃO ESCOLARES

JESSICA COUTINHO DE FREITAS

Rio de Janeiro

2016

CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO OBSERVADA

A empresa Inset Quality Saneamento Básico LTDA foi fundada em 2005 pelo senhor Francisco no endereço Rua Aurélio Val Porto, 170 – Casa 1, Marechal Hermes, a organização tem como atividade o controle de pragas urbanas e limpeza de reservatórios de água potável.

A empresa é de pequeno porte e possui sete salas, sendo duas salas para a administração, uma cozinha, dois laboratórios, um depósito e um banheiro, todas as salas possuem ar condicionado.

O horário de funcionamento é de segunda a sexta das 8 às 17h a parte administrativa (escritório) e de segunda à sábado (operacional), o quadro de funcionários constitui por dois dedetizadores que atuam externamente, um vendedor que atua nos dois meios, interno e externo e dois administrados que são os donos da empresa.

Toda a parte de contratação ou desligamento é feita pelos dois administrados da empresa junto com a parte dos pagamentos, a  Inset Quality conta com o serviço de uma contadora terceirizada para a parte de contratos e assinatura de carteiras de trabalho. Não existe nenhuma forma de formação continuada.

Os funcionários possuem e devem usar equipamentos de segurança como, luva, capacete, óculos de proteção, bota, pois lidam com materiais tóxicos, líquido com cheiros muito forte, raticida em gel e etc.

A empresa disponibiliza um treinamento para o funcionário terceirizado, mas, não informou o local, o mesmo é disponibilizado apenas quando é admitido e não trabalha com programa de benefícios e avaliações de desempenho.

Como dito acima, no seu quadro de funcionários não possui um pedagogo e também não existe nenhum projeto de ética e responsabilidade social, a Inset Quality não possui nenhum tipo de cuidado com o manuseio dos seus produtos e o que eles vão causar ao meio ambiente.

O PAPEL DO PEDAGOGO NAS ORGANIZAÇÕES NÃO ESCOLARES

O processo de ensino-aprendizagem se dá em diferentes espaços nos quais a atuação do educador se faz indispensável. Todavia, a formação humana, em qualquer espaço, escolar ou não escolar, necessita de um profissional que esteja preparado para lidar com a prática pedagógica sistematizada ou não.

Por muitos anos, essa prática pedagógica ficou restrita ao âmbito escolar, reduzindo a atuação do pedagogo somente à docência. Contudo, à medida que a revolução tecnológica modificou a sociedade capitalista e, consequentemente, a forma de trabalho, surgiu a necessidade da incorporação de saberes teóricos por parte dos trabalhadores, para então haver um aperfeiçoamento da capacidade de raciocínio dos profissionais, para, posteriormente, esse saber ser usado em benefício das empresas.

Também várias outras instâncias e atividades sociais foram se desenvolvendo e necessitando de uma organização em torno de ações e projetos educativos,que seguem a proposta de formação do sujeito.

Surge daí a necessidade de um mediador que fosse capaz de formar esses profissionais, relacionando a teoria com a prática. Esse mediador teria que saber lidar com a prática de ensino, sem deixar de lado seu caráter humano, sua preocupação com o sujeito. E esse profissional não podia ser ninguém mais que o pedagogo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (163 Kb)   docx (45.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com