TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATORIO DE ESTAGIO

Por:   •  11/1/2022  •  Projeto de pesquisa  •  3.868 Palavras (16 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

JOÃO VICTOR DA SILVA REIS

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Relatório de Estágio do Curso de Formação Pedagógica em Pedagogia da UniBF, realizado na Escola EMEIF Helena Pupim Albanez junto a Diretora Rachel Alvez de Moraes Thomé.

Professor Orientador: Especialista Adival José Reinert Junior

Assis

30/04/2021


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO         1

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA         2

3 DESCRIÇÃO DA OBSERVAÇÃO E ROTINA DO DIRETOR OU

DEMAIS GESTORES DA ESCOLA         5

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS         6

5 REFERÊNCIAS         7

ANEXOS        8

1 INTRODUÇÃO

Neste relatório, encontram-se informações sobre o estágio, cujo objetivo é investigar a formação e a prática dos profissionais que atuam na educação infantil. Analisamos o papel da formação na prática educacional do professor e sua ênfase nessa formação para melhorar sua prática docente.

Verificamos os antecedentes da educação infantil e da educação básica e observamos como as crianças se comunicam entre si e com os adultos que vivem com elas.

Quando presenciamos a carreira de outro professor, foi muito importante durante o estágio, o que permitiu a todos nós encontrarmos pontos construtivos e áreas de melhoria. O estágio é uma grande experiência, é definitivamente inesquecível para nós, portanto, esta é a mais rica e magnífica decisão que tomamos como professores.

Para se qualificar para a formação, o profissional deve desenvolver seu trabalho em um estágio supervisionado eficiente e responsável.

Avaliamos todos os aspectos relacionados ao ambiente escolar e à formação de professores na educação infantil. Pelas informações obtidas ao longo de todo o processo de investigação, podemos verificar que os métodos de organização das escolas e cursos de educação infantil propiciam as condições de formação necessárias para professores e alunos. Mesmo que a organização do trabalho docente e a gestão da educação sejam eficazes para a educação, é sempre necessário zelar pela atualização de metas e competências formativas.

A intencionalidade do processo educacional deve proporcionar uma exploração do esquema corporal, da organização espacial e dos primeiros conceitos geométricos. Como etapa inicial da educação formal, a educação infantil pode despertar o interesse das crianças pela leitura, escrita e matemática. Vai depender de como motivar e encorajar a criança. Nesse sentido, essa fase em que as crianças ingressam na escola deve ser cheia de alegria. Através de crianças travessas, eles certamente ficarão mais alegres, felizes e motivados.        

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A escola propõe uma educação para a convivência democrática, cria pessoas com atitudes sociais, respeitam-se mutuamente, estão prontas para refletir sobre os próprios pontos de vista e sentimentos, a fim de mudar seus pontos de vista sobre coisas importantes, e conscientemente permitir que seus pontos de vista sejam alterados pelos outros.

Nesse sentido, a implantação da escola visa preencher a lacuna entre “pensar e agir” e formar cidadãos que entendam a escuta e o diálogo ativo, especialmente a tomada de decisões e o julgamento. prática.

Respeitando a diversidade, cultive habilidades pessoais, vincule o conteúdo ao cotidiano, amplie os horizontes da diversidade cultural e linguística e forme um cidadão que valorize a vida e participe ativamente da sociedade.

As instituições escolares são vistas como um espaço social, um espaço alternativo de ação que ajuda os cidadãos a realizar mudanças sociais positivas.

A educação infantil deve preparar o indivíduo para inseri-lo na concepção e compreensão do mundo emergente na sociedade e, ao mesmo tempo, participar das mudanças e transformações dessa mesma sociedade por meio de ações. Portanto, deve-se ressaltar que a sala de aula não deve ser entendida apenas como um espaço físico para a realização das atividades docentes por professores e alunos determinadas pelo Centro de Educação Infantil, mas como um local onde as atividades educativas podem ser realizadas em conjunto.  Visões sobre as realidades sociais, econômicas, culturais e políticas, conforme descritas nos seguintes referenciais teóricos citados:

Vigotsky (1998) afirma que a interação social e cultural entre pares da mesma faixa etária e adultos do mesmo grupo de crianças promove seu desenvolvimento e aprendizagem de forma relacionada. Neste espaço privilegiado, experiências interessantes são deliberadamente fornecidas com vários idiomas, criações culturais e estágios educacionais subsequentes não são enfatizados em suas recomendações curriculares.

5 ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS

5.1 CARACTERIZAÇÃO SÓCIO ECONÔMICA E CULTURAL

Quanto à caracterização sócio-econômica e cultural da escola, a clientela constitui-se de classe social baixa e média; grande maioria dos alunos são filhos de pessoas que trabalham como garimpeiros, lavradores, têm também filhos de professores da nossa escola, crianças de profissionais da área de saúde e do executivo; uma parte dessas famílias encontra-se desempregados, apesar do desemprego não deixar de ter implicações nas condições de vida digna e saudável, a Escola vem se esforçando para levar um ensino de qualidade e confiabilidade pela atuação e competência dos profissionais que nela trabalham.

A faixa etária das crianças atendidas na Escola é de quatro a quinze anos. Partindo do pressuposto que as Unidades Escolares são partes integrantes do todo social, estando intimamente ligada à formação e transformação da sociedade que queremos formar, buscamos trabalhar conteúdos flexíveis, concretos, associáveis à realidade da clientela, priorizando os interesses populares, garantindo um bom ensino, levando em consideração o conhecimento prévio do aluno, inicialmente complexo a fragmentada, sincrética a uma visão mais elaborada e organizada (sintética).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)   pdf (174.5 Kb)   docx (53.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com