TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  20/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.770 Palavras (20 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 20

 [pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO SEMI PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA- LICENCIATURA

Maria Isabel Cardoso de Oliveira

“RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: EDUCAÇÃO INFANTIL”.

[pic 4]

CANGUÇU

2020

Maria Isabel Cardoso de Oliveira

“RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: EDUCAÇÃO INFANTIL”.

Relatório apresentado à UNOPAR - Universidade Norte do Paraná , como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina de Estágio Curricular Obrigatório: Educação Infantil do Curso Pedagogia - Licenciatura .

 

Orientador: Prof. Natalia Gomes Dos Santos.

 

                           

                             

 

CANGUÇU

2020

SUMÁRIO

 INTRODUÇÃO .........................................................................................................3

DESENVOLVIMENTO ...............................................................................................4

1.Leituras Obrigatórias............................................................................................4

2.Projeto Político Pedagógico (PPP).................................................................…...8

3.Atuação do professor e sua relação com a Equipe Administrativa e Pedagógica…………………………………………………………………….................10

4.Abordagem dos temas transversais contemporâneos da BNCC....................................................………………………………………………....12

5.Conhecer Metodologias Ativas com uso de Tecnologias Digitais..................14

6.Planos de aula.......................................................................................................16

 CONSIDERAÇÕES FINAIS .....................................................................................19

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .........................................................................20

 

INTRODUÇÃO

               O presente portfólio de estágio curricular obrigatório do semestre corrente, traz como temática  o trabalho docente na educação infantil dentro de instituições de educação formal que atendem crianças de 0 a 6 anos. O  trabalho proposto tem  como  meta principal  debater  e  trazer a reflexão acerca do desafios  enfrentados  pelos  professores que trabalha na Educação Infantil na rede pública de ensino no Brasil. Neste portfólio serão apresentadas algumas reflexões acerca do trabalho docente, como ainda é vista a Educação Infantil em nossa sociedade.

             O estágio se dá de grande importância pois é através dele que se une teoria e prática contribuindo para o requintamento das habilidades do educando e futuro professor. Ao efetuar o estágio, o aluno obtêm conhecimento prático sobre a realidade escolar, além de ganhar vasta experiência que contribuirá para sua formação.

O Estágio do corrente semestre se deu de maneira diferenciada, Reformulado devido a Covid 19. Portanto, ressaltamos que a pretensão deste  é contribuir para  o direcionamento da construção de uma educação mais humanizadora.

A primeira parte deste trabalho destaca um breve histórico acerca da Educação Infantil, do papel do professor e a importância do   conhecimento sobre a funcionalidade da escola (PPP,atuação do professor,temas transversais e metodologias digitais). Na segunda parte, destaca-se a prática  docente,  partindo  do desígnio de que o trabalho na Educação Infantil requer intencionalidade e formação  pedagógica sólidas desde a base para que a criança obtenha uma formação de excelência já na primeira infância.

1. DESENVOLVIMENTO

A perspectiva de Vigotsky, Leontiev e Elkonin

 Vigotsky desencadeia uma nova abordagem sobre o processo de desenvolvimento infantil. O autor contrapõe-se sobre a compreensão do desenvolvimento como um processo categorizado de crescimento e maturação previamente dadas. Ele ainda destaca que o desenvolvimento infantil constitui-se principalmente através de duas principais linhas: biológica e cultural; pois no momento em que o desenvolvimento se realiza em um meio cultural, isto é,trata-se de de um processo único da formação biológico-social da personalidade infantil, e não do mix plano biológico e social, pois conforme vai se dando seu desenvolvimento orgânico produzido em meio cultural, ele se transforma em processo biológico sócio- historicamente condicionado. O autor ainda destaca que em primeiro momento é a sociedade que conduz o desenvolvimento humano e não a natureza o fator determinante da conduta e do desenvolvimento humano.  

Leontiev e Elkonin apontam que o desenvolvimento infantil se dará através do vínculo entre a criança, sociedade e lugar que elas ocupa e suas relações sociais de determinado tempo histórico. No mesmo caminho, Vygotsky aponta que a situação social de desenvolvimento se dá na relação entre criança e seu meio, sendo este o ponto chave para as mudanças e processos do desenvolvimento que ocorrerão em determinado período, determinando assim como e de que forma ocorrerá para a criança a aquisição de novas propriedades de sua personalidade.

Leontiev destaca que o que determina o desenvolvimento da psique infantil é sua própria vida, seja ela aparente ou interna, mas seu desenvolvimento  também depende de suas reais condições de vida.

Na teoria sócio-histórica de Vygotsky, o olhar entre o plano social e o individual nos aponta que que o desenvolvimento psicológico se dá através do do curso da apropriação da apropriação de formas culturais de atividades., ela também nos traz vasta contribuição para a educação à medida em que se destaca as características psicológicas humanas, fazendo-nos a buscar formulações e alternativas no plano do desenvolvimento psicopedagógico. Para o autor, o sujeito constitui suas formas de ação e sua consciência nas relações sociais, ele ainda mostra os caminhos para a superação da dicotomia social-individual, pois a ação do ser só é considerada a a partir da relação sujeito e sujeitos. Assim, podemos dizer que o psicológico só pode ser compreendido através de suas dimensões sociais, culturais e individuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.2 Kb)   pdf (187.1 Kb)   docx (43.1 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com