TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO GESTÃO

Por:   •  17/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  5.761 Palavras (24 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO        4

2.1        Aspectos Organizativos do Estágio        4

3        CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO – ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR        6

3.1        ANALISE E DESCRIÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO (PPP)        7

4        PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO DIANTE DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ESPAÇO EDUCATIVO        11

Proposta de Intervenção: Higiene Corporal E Saúde        11

4.1        Introdução        11

4.2        Justificativa        12

4.3        Objetivo Geral        12

4.4        Objetivos Específicos        12

4.5        Fundamentação Teórica        13

4.6        Metodologia        13

4.7        Cronograma de Atividades        16

4.8        Critérios de Avaliação        17

4.9        Referências Bibliográficas        17

5        APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO DIANTE DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ESPAÇO EDUCATIVO        18

6        MOSTRA DE ESTÁGIO        19

7        CONSIDERAÇÕES FINAIS        21

8        REFERÊNCIAS:        22

ANEXOS        23

3-        Materiais:        25


  1. INTRODUÇÃO

O trabalho tem por finalidade relatar a experiência de estágio supervisionado I – Gestão escolar da Universidade Norte do Paraná e fornecer os dados coletados durante a atividade realizada na Escola Municipal Maria Inês Speer Faria – Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

Serão abordados no decorrer deste, informações obtidas a partir das visitas e entrevistas realizadas na escola.

Esse trabalho irá mostrar um breve conhecimento a respeito da organização e funcionamento de uma escola, também serão mostrados dados levantados durante a observação do espaço escolar e dos profissionais envolvidos no trabalho escolar para atender as crianças matriculadas na escola.

 E para melhor compreensão da organização e funcionamento, o conteúdo traz um resumo das dimensões pedagógicas.

O estagio gestão escolar é muito importante para entendermos o funcionamento pleno de uma escola.


  1. CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO

  1.  Aspectos Organizativos do Estágio

O estagio foi realizado em uma escola municipal – Escola Maria Inês Speer Faria, onde são ofertadas as modalidades de educação infantil e ensino fundamental I, seu funcionamento se dá somente no período da tarde.

O pedagogo Subsidiar teoricamente a prática pedagógica do processo de ensino-aprendizagem, refletindo sobre questões de cunho filosófico, sociológico e histórico que permeiam o ato educativo.

Propor a prática da Gestão Democrática, que inclua a participação de todos os segmentos do colegiado, de forma que todos participem das discussões e decisões pedagógicas e administrativas, inclusive do Conselho de Classe.

Garantir a formação continuada dos profissionais da educação visando à qualidade no processo de ensino-aprendizagem, bem como da formação humana dos alunos do Ensino Médio e Profissionalizante.

O pedagogo deve ainda participar efetivamente de várias instancias do colegiado como a Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF) formada por funcionários da escola, como também por familiares dos educando, os quais se comprometem em promover um intercambio entre família/escola/comunidade, de acordo com a pedagoga e a diretora da escola tantos os pais como os funcionários da escola participam ativamente de todos os acontecimentos do ambiente escolar, visando sempre a melhoria no ensino.

O Conselho de classe da escola realiza ao final de cada bimestre uma reunião com a participação da direção, equipe pedagógica e dos docentes, onde define calendário escolar, o resultado dos projetos escolares, rendimento acadêmico dos alunos e resoluções para a melhoria.

Após essa reflexão o conselho de classe convoca os pais para uma conversa com a equipe pedagógica e com os professores, para apresentarem as melhorias e as dificuldades com seus filhos, apresentado uma proposta que envolva a escola e a família.

O conselho escolar da Escola Maria Inês Speer Faria é representado por varias instâncias, que discutem de forma democrática a construção do projeto político pedagógico da escola, a proposta curricular, plano de ação, regimento escolar.

A escola não possui nutricionista, psicólogo, dentista, fonoaudiólogo, enfermeiro, assistente social ou outro profissional da área, pois todos esses profissionais atendem tanto as escolas municipais como todo o município, quando necessário a escola encaminha o aluno para esses profissionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.5 Kb)   pdf (242.6 Kb)   docx (48.7 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com