TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ROTEIRO DE APRESENTAÇÃO – SEMINÁRIO

Por:   •  8/6/2021  •  Seminário  •  1.633 Palavras (7 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 7

ROTEIRO DE APRESENTAÇÃO – SEMINÁRIO

IVÂNIA

1° lâmina – O MITO

Nesse mito, Marcos Bagno apresenta diferenças entre as diversas variantes existentes no Brasil, e a utilização da linguagem formal que é a culta, e a informal que é a coloquial. Nosso país, possui um território nacional muito grande. O Brasil é rico em variações, sotaques, culturas e regionalismo. Atualmente, várias formas de preconceitos vem sendo discutidas e algumas estão sendo desconstruídas na sociedade, no entanto, um dos preconceitos menos combatido, é o preconceito linguístico, que é tão comum no Brasil mas, é o menos debatido, e que na maioria das vezes passa despercebido e não é reconhecido como um sério problema social pois, no final das contas a consequência da permanência desse preconceito é controle da sociedade.

2° lâmina -  CHICO BENTO

Esse controle social se dá somente no padrão formal da língua que denota posse de conhecimento e, a variedade falada é repelida. Segundo Marcos Bagno, “todo juízo de valor negativo às variedades linguísticas é um preconceito linguístico.”  E normalmente esse prejulgamento dirige-se as variantes mais informais e ligadas as classes sociais menos favorecidas, ou seja, as que por sua vez tem menos acesso á educação formal ou tem acesso a uma modelo educacional deficiente.

3° Lâmina – RECORTES DO TWITTER

Como podemos observar nos recortes, essa ideia de correção de fala, sem levar em conta a bagagem cultural e regional, caracteriza preconceito e ele se manifesta de diversas formas, como por exemplo o Bullying, as ofensas e agressões que ocorrem tanto presencial quanto no meio virtual, que cresce por sinal bastante, podem observar por esses recortes.

Mas, Bagno em seus livro, defende com afinco a língua viva e verdadeiramente falada no Brasil já que, o preconceito linguístico vem sendo alimentado diariamente pelos meios de comunicação, que pretendem ensinar o que é “certo” ou “errado”, sem falar na gramatica normativa e os livros didáticos. Por esse motivo, o autor, examina e analisa alguns mitos consagrados em seu livro: Preconceitos linguísticos, o que é, como se faz. E neste momento, abordaremos o mito 6 que é:

 “O certo é falar assim porque se escreve assim.”

EDINETE – Língua Oral e Escrita

4° LÂMINA

[pic 1]

Vocês sabem o que é isso?? Se vocês responderam cachimbo de certa forma está correto. Mas o pintor que fez essa obra é chamado de René Magritte, e ele nomeou como a traição das imagens. E nesse justo quadro está escrito, isso não é um cachimbo. Isso não é um cachimbo de verdade, mas simplesmente a representação gráfica, pictórica de um cachimbo. O mesmo acontece com a escrita alfabética, em sua regulamentação ortográfica oficial. Ela não é a fala: é uma tentativa de representação gráfica, pictórica e convencional da língua falada.

5° LÂMINA – “PORTUGUÊS É SO UM...”

Portanto o mesmo acontece com a fala ela é uma tentativa de representação gráfica uma variação, a variação é fundamental. Quando digo que a escrita é uma tentativa de representação é porque sabemos que não existe nenhuma ortografia em nenhuma língua do mundo que consiga reproduzir a fala com fidelidade.

6°LÂMINA - E o que é uma variação linguística??

É capacidade que as línguas tem de se diferenciar a partir de ações de caráter social cultural e histórico cultural a respeito das gírias, localizações geográficas, sotaques, jornalismo entre outros.

7° LÂMINA – MAPA

8° LÂMINA – os Três estados

EVA – Fonética e Regionalidades

Esta relação complicada entre língua falada e língua escrita precisa ser profundamente reexaminada no ensino. Durante mais de dois mil anos, os estudos gramaticais se dedicaram exclusivamente à língua escrita literária, formal mas, foi somente no começo do século XX, com o nascimento da ciência linguística, que a língua falada passou a ser considerada como o verdadeiro objeto de estudo científico. Afinal, a língua falada é a língua tal como foi aprendemos em nosso contato com a família e, com a comunidade, logo nos primeiros anos de vida.

Ela é o instrumento básico de nossa sobrevivência. Um grito de socorro tem muito mais eficácia do que essa mesma mensagem escrita

A língua escrita, por seu lado, é totalmente artificial, exige treinamento, memorização, exercício, e obedece a regras fixas, de tendência conservadora, além de ser uma representação não exaustiva da língua falada.

10° Lâmina – TESTE “FOGO”

NÃO! Por que é impossível, o máximo que a língua escrita oferece são os sinais de exclamação e de interrogação!, no sentido virtual, alguns emojis, que ilustram figurativamente e imageticamente. Bagno declara que: ‘A mera forma escrita não é capaz de traduzir as inflexões e as intenções pretendidas pelo falante.’’ Por isso, os autores de textos teatrais indicam, entre parênteses, a emoção, sensação ou sentimento que o ator deve expressar numa dada fala.

11° Lâmina – Exemplos de Fonética

Com isso trago alguns exemplos que ilustram a fonética. Em sentido mais elementar, a Fonética é o estudo da fala. A Fonologia é a parte da Gramática que realiza o estudo sobre o comportamento dos fonemas de uma determinada língua. Ela estuda esses fonemas compreendidos enquanto unidades sonoras capazes de criar diferentes significado emitidos pelo som e pela voz humana, os quais caracterizam a oposição entre os vocábulos. Exemplo: Quando proferimos a palavra aflito, emitimos três sílabas e seis fonemas: a-fli-to.

Fonema é a menor unidade sonora do sistema fonológico de uma língua. ... Cada fonema tem a função de estabelecer uma diferença de significado entre uma palavra e outra. Por exemplo, na linguagem oral as palavras “manto” e “canto” se distinguem apenas pelos fonemas “m” e “c”

12° Lâmina – exemplo “mezmo” (regionalidades; SP/ RE/RJ)

Os cariocas não são os únicos a chiarem com o /S/, em Recife, a palatalização (o chiado) é uma realidade mesmo na fala culta.

Só pra fica gente entender como funciona Fonética é, como conhecer uma pessoa, no início, você precisa saber muito bem como ela é, os gostos, o estilo, condição econômica, visão de mundo e tudo mais. Você pode ficar preocupado se você fez alguma coisa, se falou alguma coisa porque não sabe muito bem como essa pessoa pensa, como ela “funciona”. (Fonética) Depois de conhecer muito bem a pessoa, você vai saber como é o padrão comportamental dela, você sabe que a pessoa vai ficar feliz se você a convidar para comer num restaurante, sabe que ela vai ficar com raiva se você assoprar o canudinho e fizer bolinhas no refrigerante, você sabe como ela se comporta com diferentes tipos de pessoas etc. (Fonologia)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (144.3 Kb)   docx (58.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com