TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatorio de Estagio

Por:   •  3/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.632 Palavras (11 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 11

1 INTRODUÇÃO

A presente pesquisa cujo tema é Ensino Fundamental foi proposta pela disciplina Pesquisa e Prática Profissional - Ensino Fundamental, foi realizada na Escola PROFESSORA LÚCIA FACCIO TASCA após a apresentação da carta de aceite e a instituição conceder a aplicação de nossa atividade, onde o grupo iniciou as observações e realizaram entrevistas com professores, diretora, coordenadora e pais dos alunos da escola durante o mês de junho de 2010 com as datas descritas na ficha de freqüência.

O objetivo dessa pesquisa, é de nos proporcionarmos mais conhecimentos nas primeiras séries iniciais do ensino básico no que se diz respeito a teórica, e para obtermos mais experiência na prática, tendo em vista que esses contextos atuam na vivência educativa.

Em relação ao tema proposto, sua importância se contabiliza em nossa bagagem, pois estabelece neste estudo uma reflexão a respeito do conceito do Ensino Fundamental na prática pedagógica, quanto as noções de conduzir o processo de ensino-aprendizagem, avaliando os alunos, como contribuir para a construção do projeto educativo da escola e para o desenvolvimento da relação da escola com a comunidade.

O modo para proceder este relatório, foi pormenorizado através da proposta pela UTA

Pesquisa e Prática Profissional, visitas a qual englobarão as observações, as entrevistas com os profissionais, pais ou responsáveis, o campo de pesquisa que abrange o conhecimento coletivo do grupo, a qual visa o compartilhamento de idéias e sugestões, as tele-aulas e outro aspecto muito importante concebida pela professora da classe, foi a nossa participação para auxiliarmos os alunos no planejamento de sua aula , que de extremo valor enriqueceu a construção de saberes sobre a ação docente.

Neste trabalho pautamos nossa pesquisa através da caracterização da escola, as entrevistas e analise da proposta pedagógica, levando em consideração as informações coletadas referente a instituição e aos itens abordados ao roteiro de elaboração da presente UTA.

ATIVIDADES APLICADAS PRÁTICA: realizar pesquisa e/ou investigação em uma instituição do Ensino Fundamental

DISCIPLINA: Pesquisa e Prática Profissional – ENSINO FUNDAMENTAL

Profª. Claudia Mara de Almeida

2. DESENVOLVIMENTO

A pesquisa realizou-se após o pedido de consentimento e a apresentação da carta de aceite.

O presente relatório desenvolveu-se a partir das visitas, observações e entrevistas realizadas na escola PROFESSORA LÚCIA FACCIO TASCA, onde oferta somente o Ensino Fundamental.

2.1 CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

A escola PROFESSORA LÚCIA FACCIO TASCA, está localizado na Avenida das Garças N.º 391 N, Bairro Jardim I, CEP: 78.450-000, Município de Nova Mutum - MT. No dia 09 de fevereiro do ano de 2008 foi inaugurada a escola, e a partir do dia 11 de fevereiro do mesmo ano iniciaram-se as atividades educacionais, em

decorrência ao final deste mesmo ano está em atividade á 3 anos. A escola é pública, as condições sociais e econômicas atende sobre a classe baixa e média.

A escola tem capacidade em atender 1.000 alunos, e atualmente estão matriculados 920, sendo no período matutino 15 turmas perfazendo um total de 464 alunos, e no período vespertino 16 turmas perfazendo um total de 498 alunos.

O número de alunos composto em cada sala entra em média de 21 e 25 alunos, sendo este número não definido, pois visto que a escola sempre está recebendo novos alunos.

A escola consta com 66 profissionais da educação, sendo 26 professores dividido em um quadro que componha coordenador, professor regente, professor articulador e professor de educação física.

A equipe do corpo docente abrange as qualificações de Pedagogia, Magistério, Normal Superior, Normal, Pós, Ed. Física, Letras e História.

O Centro Municipal de Educação Básica é Integral, com atendimento no turno matutino das 7:00 às 11:00 horas, e no turno vespertino das 13:00 às 17:00 horas.

2.2 APRESENTAÇÃO DOS DADOS COLETADOS

2.2.1 Entrevista a 3 professores que lecionam nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental

Em entrevista com as professoras, a formação acadêmica de todas é Pedagogia sendo uma delas especializada em Psicopedagogia, a qual está atua há dezenove anos nas séries iniciais do Ensino Fundamental e nunca atuou em outros níveis de ensino. A segunda entrevistada atua a 13 anos e a terceira somente a 3 meses, ambas nunca atuarão fora do Ensino Fundamental.

Ao seu ponto de vista as principais especificidade do Ensino

Fundamental em relação aos demais níveis de ensino, citam que o Ensino Fundamental tem a especificidade de preparar e dar ao aluno a formação básica, prepara o aluno para receber os demais níveis de ensino, e sendo bem transmitido permitirá que o aluno seguirá seu percurso demonstrando boas competências e habilidades, lembram que o professor deve ser um aliado na construção do indivíduo, e não simplesmente um transmissor de disciplinas.

Em relação ao papel do ensino Fundamental na vida escolar do indivíduo, reafirmam que é de ensinar o aluno os conteúdos básicos necessários, levando-os a compreender além do conhecimento, a terem uma boa relação psicossocial humana de respeito e cooperação com todos, prepara o aluno para o caminho da autonomia, leva-o a ter senso de responsabilidade e criatividade.

A tendência pedagógica utilizada em sala de aula, uma professora baseia –se na Liberal ou Escola Nova, onde o aluno busca seus próprios conhecimentos e enfatiza seu respeito ao próximo, a segunda faz o uso da critica e Pós critico, pois enfatiza que este método histórico critico é onde começa o processo considerando se a partir dos assuntos que os alunos ajudam em sala de aula, e posteriormente instrumentalizando o aluno para que este passe para uma visão sintético do fenômeno abordado. A terceira entrevistada trabalha de forma interdiciplinar, visando o conhecimento prévio do aluno, e auxiliando na construção da aprendizagem.

Os principais recursos pedagógicos utilizados na prática docente, a primeira professora por dar aula de matemática ao 6º ano e ciências naturais no 5°

ano, além dos livros didáticos faz a utilização de aulas práticas como passeio na natureza, procura levar aos alunos a compreensão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (62.2 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com