TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório Gestão

Por:   •  1/3/2022  •  Relatório de pesquisa  •  969 Palavras (4 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 4

         RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

Dados do Estagiário

Curso: Pedagogia

Instituição: Cruzeiro do Sul - UNICID

Nome: Andressa Roberta Marques

RGM:17391580

Disciplina: Pedagogia -  4 semestres – 2021

Dados do Local de Estágio

Nome da escola: Meu Primeiro Passo

Endereço: Av. Prefeito José de Castro Marcondes

Escola privada educação infantil

 

Período de Estágio

Inicio :04/10/2021

Termino :10/11/2021

Total de horas :100 horas

ESTRUTURAS FÍSICA E ORGANIZACIONAL DA ESCOLA

A estrutura física da escola é boa, as salas são amplas e arejadas, possuem mesas e cadeiras de acordo com a quantidade e faixa etária dos alunos, constam armários para guardar os pertences dos professores e alunos, lousa branca e enfeites nas paredes como o alfabeto, numeral, dias da semana, estações do ano, etc.

O trabalho na gestão escolar, e muito organizado e produtivo com atuação coletiva.

O planejamento e feito por meio do empenho de toda a equipe pedagógica e coordenação.

Durante o estágio, observei as funções que a coordenadora pedagógica desenvolvia no seu dia-a-dia, observações, participações em reuniões pedagógicas e intervenções em sala de aula, atendimento telefônico e auxilio na matriculas entre outras Visando verificar qual o papel do coordenador pedagógico, e quais as atividades que o mesmo desenvolve no ambiente escolar.

A equipe de direção da escola meu primeiro passo conta com uma diretora e uma coordenadora pedagógica que procura suprir todas as necessidades da escola, e participam diretamente no dia a dia dos alunos e funcionários, contribuindo para o bom funcionamento na rotina da escola. A secretária da escola juntamente com a gestão preza pelo bom atendimento aos pais.

Perfil do gestor

Relatos da coordenadora Mereni Leonello Linguitte

Formada pós-graduada em Psicopedagogia formada 24 anos e na mesma escola Meu Primeiro Passo atua há 4 anos.

Sua primeira experiência foi em sala de aula, como professora aonde atuou por mais de quinze anos em uma mesma escola.

Como professora, se formei em 1991, atuando em várias turmas, nos últimos anos, ministrou em series de alfabetização, no cargo de coordenadora, tem experiência quase dez anos. Ama o seu trabalho e está satisfeita com ele, mas confessa que tem saudades da sala de aula.

PRÁTICA PEDAGÓGICA / ADMINISTRATIVA / FINANCEIRA DOS GESTORES

A coordenadora pedagógica tem um espírito de liderança bem aprimorado para conseguir comandar os projetos escolares, orientar os professores e, ainda, lidar com as mais variadas questões relacionadas aos alunos e a comunidade sempre trabalhando em conjunto. Articula em todos os seus setores da instituição de ensino desenvolvendo suas habilidades de modo coletivo.

Na perspectiva democrática, a toma decisões através do levantamento dos dados que é estudado e analisado pela equipe.

Percebi as práticas desenvolvida pela gestão escolar, usa recursos materiais e   humanos, planejando atividades, distribuindo funções e atribuições, ou seja, atende às leis, regulamentos e determinações dos órgãos superiores do sistema de ensino, como também toma decisões no âmbito da escola, sendo estas compartilhadas com a equipe escolar.

COORDENADOR PEDAGÓGICO

A coordenadora da escola Meu Primeiro Passo proporcionar um trabalho pedagógico de coordenação em junção com a gestão escolar, de forma participativa e democrática.

As funções de articulação desempenhadas pelo coordenador pedagógico abrangem professores, familiares de alunos, os próprios estudantes, a legislação educacional e o Projeto Político Pedagógico da escola, também faz a ponte entre a família e a escola, discutindo aspectos relativos ao rendimento escolar dos alunos e propondo soluções para potenciais dificuldades de aprendizagem ou conflitos disciplinares, por exemplo. Outra função importante que esse profissional desempenha é o suporte ao estudante em situações específicas para aprender.                                                                                Durante o estágio, observei as funções que a coordenadora pedagógica desenvolvia na escola, no seu dia-a-dia, começa sempre atendendo os professores nas mais urgentes e participa da entrada e recepção dos alunos, é nítido perceber que a escola promove de forma satisfatória a formação continuada dos funcionários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (66.7 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com