TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Gestão

Por:   •  19/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.682 Palavras (23 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 23

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

CRISTIANE FÁTIMA SOARES DE SOUZA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III - GESTÃO

[pic 1]

Muriaé

2017

CRISTIANE FÁTIMA SOARES DE SOUZA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III - GESTÃO

Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório III – Gestão

Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico: Silmara Valério Azevedo

Tutor de sala: Rita de Cassia Campos Reis

Muriaé

2017



SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        5

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        6

DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES        9

PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇOS ESCOLARES NO CONTEXTO DA GESTÃO        16

RELATO DA APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO REALIZADA NA ESCOLA        21

MOSTRA DE ESTÁGIO        23

CONSIDERAÇÕES FINAIS        24

REFERÊNCIAS        25



INTRODUÇÃO

Este Relatório de Estágio em Gestão tem como propósito o aprofundamento dos meus conhecimentos adquiridos no Curso de Pedagogia da Faculdade Pitágoras Unopar, e é resultado do trabalho de observação e intervenção realizado na Escola Municipal de Educação Infantil Professora Zélia Barros Carneiro na cidade de Muriaé – MG.

Este período proporcionou uma aproximação do campo de atução do profissional pedagogo, por meio das observações e acompanhamento dos profissionais da educação nos espaços educativos formais, permitindo conhecer e acompanhar os projetos em execução, particioando de reuniões de definições de ações educativas, acompanhando a dinâmica na gestão escolar, a relação interpessoal estabelecida pelos profissionais da instituição, associando a teoria à prática realizada na realidade escola.

O Estágio Curricular Obrigatório em Gestão é uma fase essencial para a formação do pedagogo, por apresentar as outras atribuíçoes do profissional ligadas ao ambiente escolar, sem ser as práticas pedagógicas em sala de aula.

Os gestores escolares têm o desafio de democratizar os saberes e as práticas dentro da escola, procurando envolver todos os sujeitos a fim de que cada um assuma seu papel em prol de uma escola mais participativa.

Neste relatório de estágio será destacado a rotina e a realidade da gestão escolar executada pela Pedagoga Miriam Regina Nunes Lacerda, pós graduada em Psicopedagogia e Coordenação, que atua na instituição desde a sua fundação no ano de 2011.

Será apresentado um plano de ação para um Projeto de Intervenção do pedagogo, envolvenndo todo o corpo escolar, funcionários, equipe gestora, equipe pedagógica, alunos e também os pais, responsáveis e a comunidade.

O tema escolhido para o Plano de Ação a ser aplicado foi “Gincana Escolar” devido a necessidade da escola de realizar uma reforma no telhado do pátio da escola, e de se trabalhar com ações integradas com a programação curricular de maneira a proporcionar uma aprendizagem significativa aos alunos, sob a orientação da pedagoga, onde percebeu-se um ótimo resultado, um trabalho que envolveu a todos, e que continuará sendo aplicado em anos posteriores.

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A E.M.E.I Professora Zélia Barros Carneiro – PRO-INFÂNCIA tem como mantenedoura a Prefeitura Municipal de Muriaé MG. Fica situada a Rua Cavalier, 801, no bairro Aeroporto  no município de Muriaé MG.

Funciona nos turnos matutino e vespertino, atendendo crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos com uma carga horária de 800 (oitocentas) horas e 200 (duzentos) dias letivos entre os horários de 07:00 as 17:00.

A instituíção de ensino serve como referência, sendo conhecida como Escola Modelo na cidade e faz parte do programa de qualidade proposto pelo MEC, alinhada com os Parâmetros Nacionais de Qualidade em Educação Infantil.

Conta com 35 funcionários, distribuídos entre os cargos de Diretor, Supervisor, Secretário, Professores, Auxiliares de Serviços Escolares, Vigia e Estagiários.

Com um estrutura física privilegiada, seguindo o padrão aruitetônico definido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Que leva em conta as necessidades de desenvolvimento psicomotoras, culturais e sociais das crianças desta faixa etária.

A função social da escola é com uma educação onde ocorra à promoção educativa dos alunos, incentivando um aprendizado contínuo, transferindo valores e conteúdos para contribuir para o desenvolvimento de estudantes e cidadãos de bem.

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A E.M.E.I Professora Zélia Barros Carneiro - Pró-Infância é uma escola de Educação Infantil da Prefeitura da cidade de Muriaé, e funciona nos  turnos matutino e vespertino, atendendo a Educação Infantil no 1º e 2º Período e também com o trabalho de berçário e creche de 02, 03, 04 e 05 anos, com carga horária de  800 horas e 200 dias letivos anualmente.

O horário de atendimento escolar matutino se inicia às 07:00 horas e termina às 11:00. À tarde, de 12:30 as 16:30 h. O atendimento à população da instituição é ininterrupto entre 07:00 as 17:00  e conta com profissionais comprometidos e entusiasmados com a busca contínua do saber.

Com uma estrutura física privilegiada, é dividida nos padrões arquitetetônicos estabelecidos pelo MEC para estas instituíções. As divisões são: blocos administrativos: Secretaria e orientação pedagógica, diretoria, recepção, sala de professores/reunião, almoxarifado e sanitários; Blocos de serviços: cozinha, lavatório, vestuário, depósito de material de limpeza (DML), lavanderia, rouparia, área de serviços e área de serviços descoberta; Bloco pedagógico: Creche I que atende crianças de 0 a 18 meses, creche II atende crianças de 18 meses a 03 anos, creche III que atende crianças de 03 a 04 anos, e pré-escola que atende crianças de 04 a 05 anos. Nesse bloco pedagógico se encontra: solário; pátio coberto e descoberto; 04 sanitários; sala de leitura e multiuso e laboratório de informática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.3 Kb)   pdf (221.2 Kb)   docx (68.8 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com