TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SOFTWARE QUE ESTÁ MUDANDO A VIDA DE MUITA GENTE

Por:   •  9/5/2018  •  Tese  •  709 Palavras (3 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 3

O SOFTWARE QUE ESTÁ MUDANDO A VIDA DE MUITA GENTE

Por Jocemar dos Santos JR – RU 1670693

Polo – Santa Terezinha de Itaipu

Data 05/08/2017[pic 1]

[pic 2]Fonte: Movimento Down.

O Software Participar, é um conjunto de programas educacionais, desenvolvido por alunos da Universidade de Brasília e por dois professores, sendo um do departamento de ciência da computação da UNB, e a outra uma pedagoga que trabalha a mais de 20 anos na área da educação. Ele foi planejado com o intuito de ser um material de apoio na alfabetização de deficientes intelectuais, envolvendo professores e pais de alunos especiais. Tem sido aprovado por todos professores que utilizam o sistema.

A ideia da criação do software teve início ao longo de uma conversa entre Wilson Veneziano, professor e coordenador de ciência da computação na UnB, e a pedagoga Maraísa Estevão, mas somente colocaram-na em pratica quando Veneziano ofereceu o projeto a uma turma do último ano da graduação de Licenciatura em Computação da Universidade de Brasília, onde essa fase envolvia levantamentos de requisitos educacionais, assim os dois estudantes, Renato Domingues e Tiago Galvão ajudaram no desenvolver do assim chamado “Participar”.

Esse programa que pode ser usado em computadores, celulares e até mesmo tablets é adaptado para aulas de Português com uma plataforma educacional simples. Quando estiver em uso deve se monitorar o aluno constantemente, pois alunos com deficiência intelectual manifestam fadiga, cansaço e desinteresse quando ficam expostos por um longo período de tempo na mesma atividade.

Na parte da configuração do sistema, ele é formado por poucas cores e vídeos em baixa definição, mas mesmo assim tem sido de grande valia para ajudar na resolução de um problema complexo. Já na parte do desenvolver do software é composto por filmes explicativos, fotos, simulador de bate papo, onde juntos ensinam jovens alunos a se comunicar com o mundo e a sociedade a volta.

Essa tecnologia foi criada com o propósito de ser o percussor na alfabetização de crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual, contendo um conteúdo e uma programação direcionada a um público mais avançado, pois antes, já haviam outros modelos de ferramentas tecnológicas, mas diretamente para crianças. No programa “Participar” a uma interação do software com os alunos, e é essa forma de interagir a principal causa do desenvolvimento positivo apresentado por eles.

O sistema multimídia apresenta as letras do alfabeto, o som de cada uma delas e exemplos de objetos em que são utilizadas, exercícios sobre regras de acentuação e pontuação, além de 600 vídeos produzidos pela UnBTV. Também é possível acessar uma série de exercícios, que são apresentados por dois jovens especiais, onde foi opção dos criadores do software a colocar como protagonistas duas pessoas com síndrome de Down, e com isso os estudantes se reconhecem, tornando os atores o diferencial, visando a uma estimulação e participação dos alunos com mais facilidade.

Essa mais nova tecnologia desenvolvida para alunos especiais, tem como o principal objetivo a ser atingido, de ajudar na alfabetização, de tornamos a realidade de deficientes mais próxima do nosso dia a dia e assim acarretando uma facilidade na sociabilização dos mesmos, ampliando as oportunidades de um vasto leque social.

Um exemplo do uso bem planejado do software, foi no Centro Educacional Leonardo da Vinci, lá alunos especiais obtiveram diminuição de timidez, desenvolvimento na interação social e avanço em seu desenvolvimento cognitivo após terem aulas com o programa, e esse progresso foi alcançado em menos de seis meses. Antes eles representavam as palavras com desenhos, e após os exercícios com o Participar, começaram a entende que para escrever é necessário utilizar letras e que as palavras têm grafias diferentes. A cada dia que passa são relatos de conquistas de novos aprendizados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (91.6 Kb)   docx (27.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com