TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Seminário de Matemática

Por:   •  12/9/2015  •  Seminário  •  1.173 Palavras (5 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ

Curso de Licenciatura em Pedagogia

Disciplina: 3º Seminário de Práticas Educativas – 2014.1

Coordenadora: Andreia Carvalho Maciel Barbosa

Tutoras Presenciais: Dora Soraia Kindel, Luana de Figueiredo e Silvia de Castro de

Barros

Tutora a Distância: Andreia Cardoso Coelho

Para tirar dúvidas utilizar preferencialmente a plataforma, a sala da disciplina.

E-mail alternativo: seminario3.ped.uerj@gmail.com

Orientações sobre o trabalho escrito:

1. O aluno deverá ler o texto “Falar de Matemática hoje é...” (Anabela Silva

e Susana Martins), postado na plataforma na ferramenta: ‘Exercícios e

Complementos’ .

O que podemos percebe que mais uma vez o erro esta no SISTEMA. Um ensinamento arcaico que não se adéqua a nossa realidade. Precisamos ensinar dede o inicio na alfabetização. Temos que trabalhar para que nossos alunos não tenham uma idéia, que já trazem de casa de que a matemática e o terror da educação. Para que deixem de ver os problemas matemáticos como questões de difícil solução, nos professores temos que travar uma grande batalha para que consigamos desmistificar essas idéias. Precisamos mostrar aos nossos alunos que a matemática está presente em nossas vidas a todo o instante que ao acordarmos antes mesmo de pronunciarmos as primeiras palavras já temos contato com os números, olhamos automaticamente o relógio para vermos a hora, que um portador de necessidade especial que não sabe falar, ao entrar em uma loja com dinheiro na mão e apontar o que quer ele serão prontamente atendidos, ao entrar em um ônibus com o dinheiro não mão passará pela roleta sem ser questionado. Esses exemplos são matemática, vivemos e com vivemos o tempo todo ligados a matemática. Devemos pensar alternativas para que possamos ajudar nossos alunos a vencer esse pré conceito que se tem e trabalharmos métodos pra ensiná-los desde cedo a perceber que a matemática não é tão terrível assim. Vamos aplicar essas aulas com criatividade utilizando meios lúdicos para ensinar, enquanto jogam eles interagem entre si e com seus professores, tornando a mais atrativa trazendo para a realidade de cada um, fazendo e utilizando materiais que facão parte do cotidiano de nossos alunos, vamos montar problemas reais. A utilização da calculadora e do computador deve ser implantada sim, com objetivos apropriados, se existe vamos deixar que seja usado, antes com nossa permissão do que às escondidas, porque ai sim terá como saber onde esse ou aquele aluno está com dificuldades, onde realmente teremos que intervir. Temos que ter em mente que cada aluno é um ser único, com suas dificuldades, com seu jeito de ver e interpretar determinadas situações caberá mais uma vez ao professor intermediar, trabalhar mais essa ou aquela questão, trazendo para sala de aula outras formas de apresentar as questões que querem que seus alunos aprendam.

2. Baseado no texto e nas atividades trabalhadas no encontro, o aluno deverá

produzir um trabalho que contemple os três itens abaixo:

I. Elaborar um texto que reflita sobre Motivação em Matemática,

contemplando as ideias: o papel do erro, a resolução de problemas, o uso de

computadores e calculadoras, os jogos e os materiais manipuláveis.

O erro e construtivo serve para repensar novas estratégias de ensino, para que o aluno para que o aluno alcance o objetivo proposto. O erro sinaliza ao professor onde ele de intervir para que haja avanço na aprendizagem. A resolução de problemas permite que o aluno aprenda que tem questões a resolver, decisões a tomar, ou seja, pensar um problema e resolver quais os meios que utilizará para chegar a uma determinada solução, os problemas matemáticos devem ser desafiadores e que busque a utilização do raciocínio lógico do aluno.

O aluno deve perceber e compreender que os computadores e calculadoras o ajudaram em questões de matemática, funcionando como um ferramenta. Sabemos que o uso de tais ferramentas motiva sempre os alunos e fará com que percebam que podem utilizá-lo não somente pra a diversão. Neste sentido, eles serão significativos para o aluno e conseqüentemente o ensino será diversificado e atraente para os mesmos.

Os jogos na matemática possibilitam que os alunos realmente possam usar o raciocínio lógico compreendendo questões matemáticas de forma lúdica e prazerosa. Desde as regras do jogo até o vencedor, os alunos estão aprendendo, com a troca entre si e com a ajuda do professor. O jogo é enriquecedor porque permite aos alunos resolver questões significativas e desafiadoras utilizando o raciocínio e brincando ao mesmo tempo.

Materiais manipuláveis tornam o conhecimento matemático, real e dinâmico, pois o concreto possibilita tornar a vivencia com a matemática mais real, lúdica, pois tudo que e visto e manipulado pelo aluno (concreto) torna a aprendizagem mais fácil do que questões abstratas que ficam somente no papel.

II. Considerando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (54.2 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com