TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Serviço de Acolhimento Institucional Para Crianças e Adolescentes

Por:   •  8/9/2023  •  Projeto de pesquisa  •  928 Palavras (4 Páginas)  •  31 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]Casa de Acolhimento [pic 2]

Serviço de Acolhimento Institucional Para Crianças e Adolescentes

SUMÁRIO

1 – Introdução

2 – Justificativa

3 – Objetivo Geral

       3. 1 – Objetivos Específicos

4 – Metodologia

5 – Recursos

6 – Referências

7 – Resultados Esperados

1 – Introdução

O livro é importante para o crescimento intelectual do indivíduo e também para o desenvolvimento da sociedade. São os livros que permitem que fatos importantes da história e do ser humano sejam registrados e repassados às sociedades posteriores, atuando como vetores do conhecimento.

Com o acesso aos livros, o leitor expande o seu conhecimento geral, amplia seu repertório verbal e tem acesso a novas informações sobre lugares do mundo, diferentes culturas e muito mais.

A leitura formula sínteses, encadeia ideias, desenvolve novas habilidades e novas conexões cerebrais. Quem lê realiza um trabalho ativo de construção do significado do texto, a partir dos seus objetivos, do seu conhecimento sobre o assunto etc.

Ler faz bem. Contribui para a redução da ansiedade e do estresse, exercita a mente e ativa regiões do cérebro responsáveis por funções cognitivas, ajudando a prevenir doenças neurovegetativas. Existem dados que mostram como os livros são positivos. Algumas pesquisas apontam que o hábito da leitura entrega uma série de benefícios, que vão desde o aumento da empatia ao fortalecimento da criatividade, além da crescente criatividade. Promove também o relaxamento e melhora a qualidade do sono.

Esse processo de leitura organizado é denominado por Paulo Freire, como o “ato de ler”, que busca a percepção crítica, a interpretação e a “reescrita” do lido pelo indivíduo. Enfim, é indiscutível o aprendizado adquirido por meio da leitura.

2 – Justificativa

Ler estimula a criatividade, trabalha a imaginação, exercita a memória, contribui com o crescimento do vocabulário e da melhora na escrita, promove avanços na habilidade linguística e comunicativa, além de outros benefícios. Estimular o interesse por livros é importante atitude que contribui para fomentar o hábito da leitura na criança e adolescente. Os responsáveis pela criança/adolescente têm um papel crucial no desenvolvimento da rotina literária dos mesmos.

O projeto MEU LIVRO, MEU MUNDO!, traz não somente a importância do acesso à leitura, mas também o ato de ler como um acolhimento dos processos de pensamentos, próprios e alheios.

Por si só, o ato de ler aumenta a imaginação.

A leitura é lugar de acolhimento, possibilitando espaços para que situações sejam reveladas, medos sejam confessados, certas circunstâncias de vida sejam amenizadas.

Muitas vezes, um bom livro, faz com que o leitor mergulhe na história e o livro acaba virando o melhor amigo do ser humano. A leitura ajuda ainda a pessoa a entender e lidar com suas emoções, contribuindo para o seu desenvolvimento, pois essa imersão na história cria conexões, quebra fronteiras e faz descobrir novos universos sem mesmo sair do lugar.

3 – Objetivo Geral

Despertar a aquisição do hábito da leitura, favorecendo uma atitude ativa em seu processo de aprendizagem e autoconhecimento.

3.1 – Objetivos Específicos

  • Desenvolver a leitura e a escrita;
  • Promover a construção de um senso crítico;
  • Ter acesso aos diversos tipos de textos;
  • Proporcionar entretenimento;
  • Enriquecer o vocabulário;
  • Expressar emoções, sentimentos e necessidades.

4 – Metodologia

Este projeto, será realizado initerruptamente, pois se entende que desenvolver o prazer pela leitura é um processo lento e deve ser trabalhado interativamente, ludicamente e constantemente.

Os acolhidos terão ao seu dispor uma variedade de livros com diversos temas para serem lidos: lendas, mitos, fábulas, contos, crônicas, romance, cordel, etc.

Iremos buscar a parceria com a Biblioteca Pública Municipal Luiz de Oliveira Neves, para que seja possível ampliar os recursos com alguns livros, revistas, periódicos, jornais e também empréstimos de volumes, participação em eventos culturais, publicações de livros, noite de autógrafos e demais eventos semelhantes. Procuraremos os Projetos existentes na Biblioteca Pública que complementem e enriquecem o projeto Meu livro, Meu mundo!,  como contação de histórias e muito mais.

Receberemos a doação de livros para o Projeto ao Serviço de Acolhimento Institucional Para Crianças e Adolescentes (ACOLHER) de parceiros e conhecidos, contribuindo assim para enriquecer e diversificar o acervo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (246.9 Kb)   docx (525.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com