TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADVERSIDADES ENCONTRADAS PELA EQUIPE DE ENFERMAGEM NA PROMOÇÃO DE SAÚDE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NAS UNIDADES DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL.

Por:   •  25/4/2021  •  Artigo  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 2

ADVERSIDADES ENCONTRADAS PELA EQUIPE DE ENFERMAGEM NA PROMOÇÃO DE SAÚDE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NAS UNIDADES DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL.

Thyfani Ohanna Candido

Maryldes  Lucena  Bezerra de Oliveira

Faculdade Dr. Leão Sampaio – Unidade campos saúde, Juazeiro do norte-Ce, Brasil.

Correspondência para: thyaniohanna26@gmail.com

Introdução: A institucionalização de crianças e adolescentes faz parte da realidade de muitas famílias, especialmente, as menos favorecidas financeiramente, representando uma dimensão relevante de estudo na atualidade. As unidades de acolhimento servem de residência para crianças e adolescentes em situação de risco encaminhadas pelo Poder Judiciário e Conselhos Tutelares, visando à sua proteção até que sua situação seja reestabelecida com a família biológica ou substituta. O maior desafio das unidades de acolhimento juntamente com a equipe de enfermagem é promover a saúde desse público, garantindo-lhes uma vida saudável, já que, com os seus familiares, essa condição foi, em algum momento, negligenciada. Essa realidade é complexa e está crescendo, significativamente, afetando milhões de adolescentes, que vivenciam sentimento de perda e insegurança devido à desestruturação familiar, bem como a todas as formas de violência. Objetivo: Identificar as dificuldades encontradas pela equipe de enfermagem na promoção de saúde em crianças e adolescentes nas unidades de acolhimento institucional. Método: As informações foram obtidas por meio de revisão de literatura, utilizando o DeCS para pesquisar os seguintes descritores: “promoção em saúde” “enfermagem” “institucionalização”, utilizado também o site da BVS Biblioteca Virtual em Saúde, onde foram encontrados 15 artigos no geral, e logo após os seguintes filtros: “artigo” “anos 2010, 2011, 2012 e 2017” “disponível”, resultando assim em 7 artigos, que foram analisados e coletado informações para o presente artigo. Resultados: A equipe de enfermagem se depara com barreiras na promoção e saúde, na falta de informações e/ou documentações apresentadas, principalmente na atenção primária, como o cartão de vacina, histórico familiar e/ou histórico de doença, como também a rotatividade desses acolhidos, pois não se sabe o tempo de acolhimento na instituição, podendo ser desacolhidos e voltar para o convívio familiar ou irem para uma família substituta. Conclusão: A estrutura familiar é algo indispensável em qualquer fase da vida, especialmente, na infância e adolescência, evidencia-se a necessidade de atuação da Enfermagem, onde serão todo a acompanhamento na puericultura, na prevenção de doenças como vacinas e exames, tratamento de possíveis doenças seja congênita ou social, que muitas vezes de fato encontra algumas dificuldades.

Palavras-chave: promoção em saúde, enfermagem e institucionalização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (60.2 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com