TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROCESSO DE DESLIGAMENTO DE ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL

Por:   •  23/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  27.437 Palavras (110 Páginas)  •  621 Visualizações

Página 1 de 110

Universidade Paulista - UNIP
Instituto de Ciências Humanas
Curso de Psicologia
[pic 1]


Ana Laura Rodrigues dos Santos         RA: B038BG-1
Bruna Simões Benetti                         RA: B3978H-7
Jessica Gambi Moura                        RA: B249CB-9
Maíza Dias da Silva                         RA: B330AE-0
Nathalia Cristina de Lima Médici         RA: B56683-3
Wlader Aquila do Vale                        RA: T625FG-1

O PROCESSO DE DESLIGAMENTO DE ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - SP
2016

Ana Laura Rodrigues dos Santos        RA: B038BG-1
Bruna Simões Benetti                         RA: B3978H-7
Jessica Gambi Moura                        RA: B249CB-9
Maíza Dias da Silva                         RA: B330AE-0
Nathalia Cristina de Lima Médici         RA: B56683-3
Wlader Aquila do Vale                        RA: T625FG-1
[pic 2]

[pic 3]


O PROCESSO DE DESLIGAMENTO DE ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL

Relatório de Investigação Científica apresentado para Conclusão do curso de Psicologia da Universidade Paulista – UNIP.

Orientação: Profª Mª Eliane Chainça


SÃO JOSÉ DO RIO PRETO- SP
2016


DEDICATÓRIA [pic 4]

        Dedicamos esta pesquisa às crianças e aos adolescentes que permanecem em instituições de acolhimento durante muitos anos de suas vidas; e aos psicólogos que conduzem suas atuações a estes indivíduos.


AGRADECIMENTOS[pic 5]


        
Agradecemos a Deus, por ter nos concedido a dádiva de completarmos os anos de graduação, iluminando nossos passos nesta caminhada e dotando-nos de força, coragem e entusiasmo para percorrer esta jornada.         
        Do mesmo modo, rendemos gratificações aos nossos pais, irmãos e demais familiares pelo carinho e pelo respeito dispensado a nós em momentos que necessitávamos nos dedicar exclusivamente a aspectos da faculdade.        
        Somos gratos uns aos outros pela paciência que tivemos com as limitações de cada um, bem como pela amizade fomentada por momentos de alegria e pelo compartilhamento de frustrações e superações.        
        Aos partícipes do estudo, os psicólogos e adolescentes, evidenciamos o nosso reconhecimento, mediante a partilha de suas atuações e histórias de vida que preciosamente colaboraram para o desenvolvimento deste trabalho. À instituição, agradecemos por nos permitir adentrar em seu espaço e conhecer um fragmento de sua realidade.         
        Nossos agradecimentos ainda se destinam às nossas professoras orientadoras, que nos apoiaram e nos incentivaram com os aprimoramentos deste estudo. Decorrente do compartilhar de conhecimentos científicos e experiências de suas práxis, nossos demais professores também merecem serem estimados.         
        Ademais, aos colegas de sala, transparece nossa gratidão, por nos propiciar o rico contato com diferentes personalidades, uma vez que cada qual contribuiu de algum modo para nosso crescimento pessoal.         


[pic 6]

[pic 7]

“O começo de todas as ciências é o espanto de as coisas serem o que são. ”        
(Aristóteles)

SANTOS, A. L. R.; BENETTI, B. S.; MOURA, J. G.; SILVA, M. D.; MEDICI, N. C. L.; VALE, W. A.; CHAINÇA, E. (orientador). O processo de desligamento de adolescente em situação de acolhimento institucional. Curso de Psicologia, Instituto de Ciências Humanas, UNIP- Universidade Paulista. Campus São José do Rio Preto, 2016.[pic 8]

RESUMO

O presente trabalho teve como o objetivo analisar a atuação dos profissionais de psicologia dentro da instituição de abrigo, na busca por caminhos e para reinserção social desses adolescentes institucionalizados, com o propósito de garantir-lhes os direitos básicos. Assim, almejou-se nesta pesquisa conhecer como é efetuado o trabalho do psicólogo na instituição de acolhimento, e qual sua função durante o processo de desligamento dos adolescentes abrigados. Participaram da pesquisa 2 psicólogos que trabalham no processo de desligamento  institucional e 4 adolescentes de ambos os sexos, todos maiores de 18 anos, que estiveram acolhidos na casa lar. Após assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os psicólogos e com os adolescentes. A análise de conteúdo revelou a preparação gradativa para o desligamento desses adolescentes acolhidos institucionalmente. Tal preparação inicia-se desde o momento em que este adolescente é inserido na instituição, dessa forma, constatou-se que o trabalho do psicólogo é de suma importância, preparando tais adolescentes para a reinserção na sociedade e assim estimulando sua autonomia e fortalecendo seus vínculos afetivos e sociais, encaminhando para a rede pública e o mercado de trabalho, preparando de fato para seguir suas vidas quando estiverem fora da instituição.          

Palavras Chaves: Adolescentes. Acolhimento. Psicólogos. Atuação. Desligamento Institucional.


SUMÁRIO 
[pic 9]

1 INTRODUÇÃO....................................................................................................................08

2 OBJETIVOS.........................................................................................................................19

2.1 Objetivo geral....................................................................................................................19

2.2 Objetivos específicos.........................................................................................................19

...

Baixar como (para membros premium)  txt (153.5 Kb)   pdf (600.6 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 109 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com