TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO PEDAGOGIA

Por:   •  19/10/2022  •  Projeto de pesquisa  •  2.070 Palavras (9 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

PEDAGOGIA

JULIANA NUNES DE ANDRADE

RIO DE JANEIRO – RJ

2021

A IMPORTÂNCIA DO AFETO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

JULIANA NUNES DE ANDRADE

PROJETO - A IMPORTÂNCIA DO AFETO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

APRESENTADO AO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ, COMO EXIGÊNCIA DE APROVAÇÃO DA DISCIPLINA PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO -PROJETO.

TUTORA: MONICA SILVA FERREIRA

RIO DE JANEIRO – RJ

2021

Linha de pesquisa: Educação Infantil

Área de Investigação: Educação de crianças de 0 a 6 anos

Tema: A importância do afeto na Educação Infantil

Objeto da pesquisa: Como o afeto pode auxiliar no desenvolvimento dos alunos da Educação Infantil.

Hipóteses: O afeto em sala de aula estimula o aprendizado e favorece na autoestima dos alunos.

Palavras-chave: Inclusão, Aprendizagem. Desenvolvimento. Afetividade.

INTRODUÇÃO

As escolas desempenham um papel muito importante na vida das crianças na primeira infância, por isso é importante trabalhar a afetividade na Educação Infantil. Esta fase – de zero a seis anos – é considerada uma fase muito importante para o desenvolvimento infantil porque é repleta de aprendizados.

Este também é um período de adaptação da criança ao meio físico e social, tornando essenciais para a evolução os vínculos afetivos construídos nessa fase.

Ainda que a criação familiar seja dada de uma maneira afetiva, é importante que o mesmo também aconteça na escola. Estudos têm mostrado que as crianças que receberam uma educação afetiva são mais seguras e autônomas. Esse tipo de educação nos primeiros anos de vida pode refletir seu comportamento e relacionamento com outras pessoas na idade adulta.

As trocas de afeto na primeira infância, seja com familiares, colegas e até com o professor, são as primeiras relações de uma criança. Então, a maneira com que essas relações são cultivadas as ensinam a interagir, se comunicar e a desenvolver empatia.

Além desse aprendizado emocional e social que durará por toda a vida, a educação com afeto é mais eficiente. As crianças que recebem educação dessa maneira aprendem melhor, não apenas no desenvolvimento emocional, mas também no desenvolvimento cognitivo.

Como consequência da necessidade de entender melhor o processo da Educação Afetiva no ensino e aprendizagem dos pequenos nesta fase, surgem alguns questionamentos, como: Como a afetividade na Educação Infantil influencia no aprendizado?

Conforme mencionado anteriormente, a afetividade na educação infantil é extremamente importante no processo de ensino e aprendizagem. O vínculo de confiança entre alunos e professores está diretamente relacionado ao sucesso na aquisição de conhecimentos, não apenas na primeira infância. Mas este é o momento em que essa relação precisa ser construída.

À vista da necessidade de contemplar estes vínculos na educação, surge o termo pedagogia afetiva. A proposta busca o desenvolvimento cognitivo por meio de interações de afeto. Perceptivelmente, a educação dessa forma é mais agradável e significativa para todas as partes envolvidas.

A pedagogia afetiva tem como base a motivação dos alunos. Pois, de acordo com a abordagem humanista, qualquer indivíduo aprende de forma melhor quando se é motivado. Portanto o papel do professor é motivar as crianças para estimular o desenvolvimento afetivo, cognitivo e socioemocional delas.

A afetividade na Educação Infantil também ajuda a criar um espaço agradável e harmonioso na sala de aula. Esse ambiente é responsável por despertar a curiosidade e o prazer das crianças em aprender, além de impactar positivamente no processo de aprendizagem. 

OBJETIVOS

- OBJETIVO GERAL

Destacar como a Educação Afetiva pode estimular e ajudar a promover o desenvolvimento das crianças em diversos aspectos, tanto os afetivos quanto os cognitivos e sociais. 

- OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Refletir sobre a importância do afeto para o desenvolvimento das crianças;

  • Entender que a melhor maneira de uma educação com afeto é quando o educador age de forma afetiva em toda a rotina da criança;
  • Destacar que o vínculo afetivo construído entre educadores e educandos deve estar sempre centrado na aprendizagem.

JUSTIFICATIVA

Segundo o pensador Jean Piaget, o desenvolvimento intelectual em dois componentes: o cognitivo e o afetivo, que caminham juntos. Para ele, toda ação e pensamento são ações cognitivas, representadas pelas estruturas mentais, e afetivas, representadas por uma estrutura energética, que é a afetividade.

Muitos acreditam que para ser afetivo é preciso abraçar e beijar os alunos. Algumas crianças ficam na escola até 12 horas por dia, muitas vezes sem receber nenhum abraço, mas essa não é a única forma de expressar afeto. Promover uma roda de conversa no início da aula e ouvir atentamente os alunos contando sobre o que fazem quando não estão na escola, sentar-se ao lado deles enquanto fazem as atividades, acompanhar as brincadeiras e observar o que eles estão dizendo entre si são formas pelas quais o professor pode demonstrar carinho, atenção e cuidado pela classe. Não há momento certo para o relacionamento afetivo com a criança aconteça. Acontecerá ao longo da rotina diária, a qualquer momento, na observação, ao prestar atenção ao que a criança está dizendo e no respondê-la bem.

É importante lembrar que embora o vínculo afetivo entre educador e aluno seja essencial, ele deve estar centrado na aprendizagem. As crianças precisam entender que estar com um professor não é como estar com uma mãe, pai, irmão, tio, etc.

O professor deve impor limites de forma não agressiva. Os professores da Educação Infantil devem sempre evitar a agressividade, mesmo com palavras. Ao mesmo tempo, esta é uma idade importante para mostrar às crianças que existem limites, e quais são eles.

É importante entender que as crianças devem ser respeitadas, os desafios levados a elas devem ser adequados às suas faixas etárias e não devem ser disciplinadas por medo, mas sim proporcionar momentos agradáveis nas aulas e ensinar coisas interessantes. O desafio para o educador nessa fase é buscar formas eficientes e não agressivas de impor os limites necessários. O afeto e vínculo já criados entre professor e alunos, nessa etapa da educação, pode ser um grande aliado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (146.9 Kb)   docx (98 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com