TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Acadêmico

Por:   •  18/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.595 Palavras (15 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

INTRODUÇÃO

Para compreender a escola, é necessário conhecer o processo social que lhe deu origem. A educação era uma atividade exclusivamente familiar, mas quando a sociedade deixou de ser artesanal e se tornou industrial, foi preciso criar uma instituição que se responsabilizasse pela educação, assim como as roupas que as próprias famílias faziam passaram a ser produzidas em larga escala num estabelecimento chamado fábrica. Ocorreu então a passagem da escola como extensão da família, às vezes complementada por um professor particular, no caso dos ricos, para a escola comunitária, destinada à massa trabalhadora, ou escola compulsória, para a qual a família entregava os filhos e dava a delegação de educá-los.

Depois que a mulher deixou o lar e foi para o mercado de trabalho, gerou uma participação maior do professor na educação não-escolar do estudante, em que ele substitui os pais em determinadas tarefas. Tal exigência levou a uma queixa geral dos professores de sobrecarga de trabalho.

É de suma importância considerar que as dificuldades em aprendizagem não se dão no vazio e sim em contextos, tanto situacionais, quanto interpessoais. Dessa forma a família e a escola podem ser grandes responsáveis para uma qualidade na educação da criança.

O objetivo do projeto apresentado é analisar qual a importância da participação da família no contexto escolar e os benefícios que essa participação traz para a aprendizagem da criança, não se esgotando o tema, mas apontando aspectos relevantes ao mesmo.

Segundo Davies, (1989) a aprendizagem dos alunos é mais significativa e realizada com maior sucesso, quando se processa num ambiente em que professores e pais colaboram. É importante estreitar a relação escola-família para assim obter satisfação em necessidades básicas, e conseqüentemente uma melhor qualidade para futuras gerações.

A escola precisa atrair os pais para participar de seu processo pedagógico e para isso a escola deve ser agradável para atraí-los. Com essa ação destruirá o mito de que pais não gostam de participar das atividades escolares ou não têm tempo para fazê-lo.

Algumas famílias de classes menos favorecidas esforçam para dar aos seus filhos o que nunca tiveram. Alguns pais que não são cultos se empenham para dar bons exemplos de vida. Já existem famílias que não têm tempo para estarem presentes na educação de seus

filhos, sem tempo nem mesmo para colaborar com a tarefa de casa trazida da escola para complementar o estudo da criança.

DELIMITAÇÃO DO TEMA

Analisar a importância da participação da família no contexto escolar e os benefícios que essa participação traz para a aprendizagem da criança, principalmente no 2º ano do ensino fundamental da escola Estadual Dom Lúcio.

PROBLEMA

Surgem muitas dúvidas de alguns pais em relação às exigências da escola. Alguns questionamentos como, por exemplo, como pais analfabetos irão contribuir na aprendizagem dos seus filhos? Como os pais que trabalham em tempo integral para estarem sustentando a família fazem para tal contribuição? E existem outros aspectos agravantes que são apontados na efetiva participação dos pais como o alcoolismo, as ausências prolongadas, as enfermidades e o falecimento dos pais. A violência doméstica e a separação conjugal também afetam o ensino? Em relação aos irmãos, as relações de competitividade e rivalidade também interferem?

Os maus hábitos permitidos ou negligenciados pelos pais, como assistir televisão demasiadamente e falta de descanso também contribuem. Existem fatores sócio-econômicos, descritos pelos autores Muñoz et. al, (2005) dos quais os pais participam, sem poderem facilmente modificá-los. Entre eles encontram-se as más condições de moradia, a falta de espaço, de luz, de higiene, assim como da alimentação mínima necessária para o crescimento e desenvolvimento infantil adequado.

A escola, por sua vez, está cada vez mais tendo que ensinar, educar e criar para a vida, uma tarefa que parte em primeiro lugar da família. Por esse motivo, muitos professores perdem o tempo que deveria ser dedicado em alfabetizar os alunos ensinando bons modos, respeito ao próximo e a si mesmo por que essas crianças nem sempre aprendem isso em casa. As duas instituições se completam, e esse afastamento e essa falta de interesse estão dificultando a aprendizagem do aluno.

Por isso, gostaria de verificar qual a importância da participação da família no contexto escolar e os benefícios que essa participação traz para a aprendizagem da criança.

HIPÓTESES

Infelizmente, mesmo sabendo que o processo de aprendizagem depende da participação da família no processo escolar, essa participação não acontece.

Mas quando há interesse por parte de alguns pais, é importante que, mesmo não tendo uma formação, é necessário que demonstre interesse pelas atividades escolares da criança e que se dê um apoio e incentivo efetivo ao filho.

Aos pais que têm disponibilidade é importante dar ênfase ao dever de casa, ele é um dispositivo importante, porque é dessa forma que se pode medir o acompanhamento doméstico da educação dos filhos e deve-se considerar até como complemento educacional.

Há algumas atitudes que podem ser tomadas diariamente pelos pais, sem maiores sacrifícios ou custos, no que diz respeito à participação na educação dos filhos. Por isso se sugere que sempre fale bem da escola e se a escola tiver problemas que se discuta com ela e não com o filho, pois ele precisa de uma expectativa positiva em relação à vida escolar, para não se desestimular. Também é importante procurar saber como foi o seu dia e o que ele aprendeu, como se relacionou com o professor, com os colegas, com outras pessoas. Procurar manter uma boa relação com seu professor. É sugerido aos pais que se criem hábitos de observar o material escolar do filho e que nunca se esqueça de valorizar o que considera positivo, em vez de só criticar o que considera negativo. Elogiar a criança também é uma forma de colaborar com seu aprendizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)   pdf (144.8 Kb)   docx (25.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com