TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Pedagogia

Por:   •  21/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 2

CURSO DE PEDAGOGIA

                   

Disciplina:

Fundamentos e Métodos do Ensino de Artes e Educação Física

Professor:

Robson Amaral da Silva

RA:

8006202

Aluno(a):

Jander Gonçalves Rolo

Turma:

DGPED1601BTTA2O

Ciclo de Aprendizagem

 

2 - 6ª Semana de 22/03 a 28/03/16

Brincadeira/Jogo: Peteca

Conceitual:  

Conhecimento sobre a origem cultural de brincadeiras e brinquedos que utilizamos até os dias de hoje. O professor pergunta se os alunos sabem de onde vieram as brincadeiras e brinquedos. Se algum aluno manifestar, explorar este momento.

Abordagem para o jogo escolhido: Os índios que viviam no Brasil antes do seu período de descobrimento utilizavam uma trouxa de folha cheia de pedras que eram amarradas numa espiga de milho. Brincavam de jogar esta trouxa de um lado para outro, chamavam-na de Pe’teka, que em tupi significa bater. A partir daí os colonizadores adotaram a brincadeira, que foi sendo transmitida até os dias de hoje.

Procedimental: 

As crianças devem ficar em círculo ou de frente uma para a outra, se forem jogar em duplas antes do início do jogo. Iniciamos sorteando um jogador que deverá impulsionar a peteca para o alto, ele segura a peteca com uma das mãos e com a outra dá um tapa, de baixo para cima. Todos precisam manter a peteca no ar dando-lhe tapas, para impedi-la de chegar ao chão. A criança que apanhar a peteca ou deixá-la cair sai do jogo ou em vez de ser eliminado, podemos criar um esquema de pontuação onde todos iniciam com 10 pontos e vão perdendo pontuação conforme apanhar ou deixar cair a peteca. Outra opção seria um dos jogadores ficar no meio do círculo e precisar rebater a peteca para os demais colegas, valendo as mesmas regras citadas anteriormente. O professor poderá propor outras opções para o jogo como em duplas ou trios.

Atitudinal: 

Fortalecer a importância das manifestações culturais e identidade regional de jogos e brincadeiras. Indagar com os alunos quem conhece alguma brincadeira de outra cidade, estado ou país? Contar que há brincadeiras que apenas trocam de nomes em outras regiões, exemplo: Pebolim (SP) e Totó (RJ). Solicitar aos alunos uma pesquisar na Internet ou Biblioteca referente as informações sobre a origem dos jogos e suas diferenças regionais.

Quantidade de aulas para abordagem proposta: 04 aulas.

Referências:

COLPAS, R. D.; RANGEL, I. C. A. Jogos e Brincadeiras I. Batatais: Claretiano, 2014.

www.brasilescola.com/cultura/brincadeiras-brinquedos-culturais.htm para fonte da abordagem. Acesso em 26 mar. 2016

RODRIGUES, H. A. & DARIDO, S. C. Conteúdos da Educação Física Escolar: possibilidades e dificuldades na aplicação de jogos nas três dimensões dos conteúdos. Buenos Aires, Año. 11, n. 96, mai. 2006. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd96/jogos.htm. Acesso em 26 mar. 2016

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (106.1 Kb)   docx (243.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com